terça-feira, 17 de abril de 2012

Porquê pedalar? Quais os benefícios?




Quando iniciei a pedalar comecei a questionar quais os benefícios que as pedaladas na bike iria me proporcionar. Conversei com meu esposo que é atleta amador de ciclismo e também está terminando o curso de Educação Física,  e este me explicou fatores importantes ao que se refere a uma melhor qualidade de vida.
Confesso que iniciei a pedalar pois muitas vezes meu esposo me deixava sozinha em casa para fazer seus treinos e passeios com seus amigos de ciclismo, isso era algo que me incomodava, pois não conseguia entender esse amor pela bike.
Iniciei minhas pedaladas há quase cinco meses, hoje sinto um prazer, uma felicidade em pedalar que não consigo explicar, decidi a enfrentar meus medos e novos desafios, me sentir viva e que sou capaz de pedalar sempre mais e mais.
Quando se pedala os benefícios são recíprocos, pois contribui na qualidade de vida de quem pedala e na transformação gradativa de um mundo melhor, os benefícios são:
- Rapidez e facilidade na hora de se locomover;
- Se houver um engarrafamento, você não fica presa nele;
- Não emiti poluentes e contribui em diminuir o aquecimento global;
- Para pedalar não precisa pagar combustível;
- Não precisa pagar anualmente IPVA, DPVAT e outros;
- Sensação de liberdade, de estar voando;
- É leve e silenciosa;
- Quando se pedala com frequência ajuda a emagrecer;
- Queima calorias e reduz a gordura corporal;
- Previne e diminui a incidência de doenças cardiovasculares;
- Previne lesões articulares causadas por impacto;
- Elimina os riscos de uma ruptura de ligamentos;
- Acaba com o sedentarismo;
- Melhora a função respiratória;
- Ajuda a diminuir a ansiedade;
- Regulariza seu sono e ajuda no equilíbrio emocional;
- Pedalar fortalece os músculos da perna e do coração;
- Combate a flacidez das pernas e melhora a circulação sanguínea;
- Pedalar te dá um dose extra de adrenalina;
- Estimula a convivência social;
- Te faz rir das caras de espanto das pessoas que se assustam com os quilometros que você percorreu;
- Segundo os médicos reduz os níveis sanguíneos de colesterol e triglicérides;
- E segundo a Ciência, pedalar transmite uma dose extra de amor.
Portanto, você que ainda não pedala e se surpreendeu com os benefícios de se pedalar, é necessário inicialmente ter um pouco de boa vontade e depois uma dose de persistência para obter um corpo saudável.
Se você pretende fazer a prática do ciclismo ou qualquer outra atividade física, aconselho a fazer uma avaliação prévia e controle regular através de exames solicitados por um médico cardiologista.
Muitas pessoas fazem exercícios físicos por conta própria, algo arriscado principalmente quando se tem na família histórico de doenças hereditárias e cardiovasculares, por esse motivo são necessários avalição médica e acompanhamento por um profissional de Educação Física.

4 comentários:

  1. Por isso que insisto na frase... "BORA PEDALAR GALÉRAAAAA"!

    ResponderExcluir
  2. O Cara todo de preto da foto é bonito né.....

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkk será pq q vc achou isso né marcelo??? rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Esses dois caras são gente boa, mas o de preto tem um jeito especial de me fazer feliz. Marcelo te amo muito meu amor! Obrigado por tudo que você faz por mim. beijos da sua esposa.

    ResponderExcluir