quinta-feira, 18 de abril de 2013

Entrevista com o ciclista de maior destaque brasileiro em 2013, Cristian Egidio

Hoje trazemos uma entrevista com o ciclista Cristian Egidio da Rosa, de 25 anos, natural de Arapongas/PR, que representa a Equipe Clube DATA RO de Cascavel/PR, o atual campeão da Copa República e Volta do Uruguai de 2013.

Agradeço o ciclista por ter concedido essa entrevista, e por nos dar a oportunidade de conhecer um pouco da sua história no ciclismo. És um excelente atleta, humildade e determinado.

ENTREVISTA

Blog da Fer: Quando começou no esporte?
Cristian: Minhas primeiras pedaladas foram em 2002 ainda sem compromisso e com uma bicicleta muito simples na época, na companhia de Francis Alan e Eliel Moreira (amigos). Eu gostava de esporte em geral, pois jogava bola com os amigos ainda neste ano.

Blog da Fer: Quando iniciou no ciclismo profissionalmente?
Cristian: Em 2008 recebi meu primeiro incentivo (pequeno salário) representando a cidade de Maringá, além de ainda trabalhar nessa época numa oficina de radiadores. Foi em 2009 quando entrei para Clube DataRo me dedicando apenas ao ciclismo como profissão.

Blog da Fer: Porque escolheu o ciclismo e não outro esporte?
Cristian: Bem, não saberia responder (risadas) foi tudo muito natural, comecei passeando na cidade com a galera de bike e resolvi ir numa competição de fim de semana, e tive um bom resultado. Aos pouco tomei mais gosto pelo esporte, me dediquei um pouco mais e me interessei por aquilo. A princípio foi divertido, era MTB cross country, trilhas, aventura, natureza, lama, etc.

Blog da Fer: Inicialmente você teve incentivo de alguém?
Cristian: Sim, meus pais e amigos me apoiavam bastante, já a questão financeira era por nossa conta.

Blog da Fer: Quando começou a ter retorno ou apoio de patrocinadores nessa modalidade?
Cristian: Em 2005 minha cidade passou a contar com um técnico (Josemar Richter), para a modalidade e assim surgiu uma verba municipal para o esporte.

Blog da Fer: O que o ciclismo representa para você?
Cristian: Hoje muito além de profissão, é meu estilo de vida. Faz parte de mim em si... um esporte que AMO apesar de ser muito perigoso.

Blog da Fer: Como analisa o ciclismo a nível brasileiro?
Cristian: Bom, podemos melhorar muito ainda. Uma questão de tempo e investimentos maiores.

Blog da Fer: Como é sua rotina de treinamentos?
Cristian: Atualmente treino na minha cidade mesmo, em media 6 vezes por semana, entre 2 e 5 horas por dia, dependendo dos objetivos, além do trabalho de academia e outros funcionais.

Blog da Fer:
Como é sua alimentação? O que é indispensável?
Cristian: Minha alimentação é o mais saudável possível, sigo algumas dicas de nutricionista e também do meu preparador físico Marcio Santos. E não abro mão de um docinho ou sorvete moderadamente, uma coca-cola após treino. Na verdade cada atleta segue uma linha de raciocínio quando o assunto é alimentação..

Blog da Fer: Como é pra voce ser o ciclista em evidência no país, após ter vencido a Copa da República e a Volta?
Cristian: Bem, estou bastante contente com esses resultados, são expressivos para minha carreira e confesso, até mesmo eu me surpreendi com eles. Foram duas provas importantes já no inicio da nossa temporada e ainda temos muito pela frente. Outro detalhe importantíssimo foi o grande trabalho que TODA minha equipe fez e continua fazendo. Tanto na Copa República e Volta Uruguai o nosso grande diferencial foi além de uma equipe, fomos mais que isso, todos queriam sair de lá (das provas) vitoriosos mesmo sabendo que apenas um ganharia, eles acreditaram no meu potencial e com um trabalho árduo conquistamos esses resultados... Enfim, TODA a equipe venceu comigo essas provas e estou muito grato com todos.

Blog da Fer: Você sonha em correr fora do pais, na Europa por exemplo?
Cristian: Não necessariamente um sonho que eu cultivo, mas se a oportunidade aparecer, será bem vinda, pois vou continuar trabalhando e buscar ir cada vez mais ''longe''.

Blog da Fer: Como é formada a sua equipe de ciclismo? Qual a sua característica ciclismo ou como você se considera?
Cristian: Nossa equipe conta com 12 atletas este ano. Sou passista, me defendo nos sprintes e pequenas montanhas. Além de ser bi-campeão brasileiro na prova scratch (pista) 2011-2012.

Blog da Fer: Quais os próximos objetivos seus no ciclismo e da sua equipe?
Cristian: Recentemente fui convocado pela seleção brasileira para o Pan-americano de estrada no México do dia 1 à 5 de Maio, esse sim era um sonho. Estou bastante focado nos treinos e pretendo fazer uma boa prova lá. Já minha equipe segue focada na volta de SC, depois PR e GO.

Blog da Fer: Tem algum ídolo? Quem e porque?
Cristian: Airton Senna (in memorian) e Fillipe Gilbert (atual campeão mundial de ciclismo de estrada), me inspiram, dois grandes nomes num esporte que as vezes você precisa ir além do ser humano... Dois grandes exemplos para mim de DEDICAÇÃO e PERSEVERANÇA.

Blog da Fer: Além de pedalar, tem algum outro esporte que gosta ou pratica por hobbie?
Cristian: Não. Ciclismo me toma muito tempo, me divirto quando faço treinos de MTB, em contato só com a natureza quebra um pouco aqueles treinos agitados com carros e caminhões nas estradas.

Blog da Fer: Qual o recado que você deixa para quem esta começando no ciclismo?
Cristian: Deixaria aqui uma frase de Senna que fala tudo, não tem meio termo. "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz". Ayrton Senna

Blog da Fer: Comente alguns títulos conquistados.
Cristian: Campeão Volta Uruguai 2013; Campeão Copa República 2013; Campeão do ranking equipes 2012; Campeão GP Anésio Argenom AL. 2012; Campeão Montanha V. SP 2012; Vice Campeão Volta Pernambuco 2012; Campeão GP Airton Senna/1° maio 2012; Campeão 5° etapa V. SP (Atibaia) 2012; Campeão do Circuito Boa Vista SC 2011; Campeão brasileiro scratch e por pontos 2011; Campeão da 4° etapa Volta SC 2010; Campeão da volta Enseada SC 2010; Campeão brasileiro estrada e 3° C.R.I sub-23 2009; Campeão resistência fase final Jogos SP 2009; Campeão paranaense 2006/2007/2008.

Blog da Fer: Finalize fazendo seus agradecimentos.
Cristian: Agradeço muito a Deus por ter chegado até aqui e tenho convicção que ainda iremos mais longe... Às pessoas que me apoiam no dia-a-dia como meus pais, meu técnico, amigos, familiares e namorada. Pessoas que acreditam em mim e torcem. Pessoas que sabem e reconhecem a minha total transparência e dedicação neste esporte, e que querem me ver ir cada vez mais adiante. Ao Sr. Rogério Fagundes, um agradecimento em especial, nosso diretor geral do Clube Data Ro que não mede esforços para manter essa grande equipe em dia. Obrigado ao blog da Fer Alvees pelo espaço concedido e ao reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário