No dia 22 de setembro em diversas cidades do mundo todo, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, algo que passou a ser conhecido como "Dia Mundial Sem Carro". Segundo informações coletadas, a data foi criada na França em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000. No Brasil aconteceu na cidade de São Paulo no ano de 2003, onde realizaram uma Bicicletada.
Na Europa uma vez por ano, acontece a Semana Européia da Mobilidade do dia 16 à 22 de setembro, durante essa semana realizam diversas atividades para envolver a população a refletir sobre a poluição do meio ambiente e o uso abusivo do automóvel.
Pela primeira vez foi realizado no município de Sinop/MT um passeio ciclístico como forma de protesto e de reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. O evento foi uma iniciativa de ciclistas envolvidos com o ciclismo/moutain bike, e que apoiam o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo sustentável.
O passeio ciclístico aconteceu nesse sábado dia 22 de setembro, com saída da Catedral às 17 horas, passou pela Avenida Júlio Campos e despertou a curiosidade de quem passava pelo centro da cidade.
O Dia Mundial Sem Carro possue como objetivo estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, o aumento da poluição no meio ambiente, e propõe às pessoas que experimentem pelo menos nesse dia formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover sem usar o automóvel, além de contribuir a buscarmos soluções para o transporte dos grandes centros urbanos, diminuir a poluição do ar, acidentes com mortes, etc.
É preciso enxergar que pequenas ações como essa realizada no município de Sinop, pode contribuir a transformar o mundo. É absurdo falar, mas existem pessoas que não vão a uma farmácia, a casa de um amigo, a padaria ou na esquina de sua casa, a pé. Muitas pessoas preferem gastar combustível, ficar sedentárias do que utilizar nem que seja de vez enquando meios alternativos sustentáveis como a bicicleta.
Em Sinop fico feliz de perceber que existem várias pessoas que estão adotando a bicicleta como meio de transporte, o único problema é que não existem bicicletários distribuídos pelas cidades, ciclovias ou ciclofaixas para ajudar no uso diário.
Parabenizo o ciclista Genivaldo Sobrinho que gostou da idéia sugerida, tomou a frente e organizou o passeio ciclístico. Agradeço a Guarda de Trânsito pelo apoio durante o passeio e a todos que participaram do evento aderindo a causa.