sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Diferentes tipos de bicicletas

Para muitas pessoas as bicicletas parecem todas iguais, já que todas possuem quadro, pedal, selim e rodas, porém isso não é verdade. Para cada tipo de atividade ou uso existe um modelo de bicicleta apropriado.

Existe bicicletas para pedalar dentro da cidade, como para passeio, trilhas, rodovias, manobras radicais, cicloturismo, competições e outros.

Essa reportagem é especial para os iniciantes no pedal, principalmente para as mulheres que estão iniciando no ciclismo ou mountain bike. 

Abaixo segue alguns modelos para melhor compreensão!!!

Passeio: Conhecidas como de passeio por terem o selim bem largo e confortável, são de alumínio com 18 ou 21 marchas, sendo próprias para passeios curtos e médios. Geralmente vêm com pneus próprios para o asfalto, porém podem encarar estradas de terra, algumas podem ter suspensão dianteira ou amortecimento no canote de selim.




Mountain bike: Conhecidas como MTB, são os modelos mais vendidos no mercado, são comuns terem suspensão dianteira e traseira, possui quadro e rodas muito resistentes, chegam a ter até 27 marchas. São chamadas também de BTT, bicicletas para todo terreno, por serem próprias para estradas de terra, trilhas em terrenos acidentados, neve e lama. Considero que também são boas para uso urbano, se trocar para pneus slick são adequadas passeio ou cicloturismo.

Ciclismo: Conhecidas como speed são bicicletas de corrida, ideais para entusiastas do esporte. São velozes e leves, percorrem grandes distâncias com facilidade, o quadro pode ser de alumínio, fibra de carbono ou titânio. Possuem rodas de aros 27'' com pneus finos como um dedo médio, opções de câmbio de até 20 marchas, em modelos mais recentes os trocadores de marcha são incorporados na alavanca de freio. Não são aconselháveis para uso urbano, rodam melhor em estradas com asfalto perfeito.

Triathlon: Se assemelham com as bikes de ciclismo, porém são específicas para a prática do triathlon, são modelos muito ágeis em curvas. Possuem rodas no tamanho 26'' para proporcionar uma superfície frontal menor e cortar o ar com mais facilidade. O quadro dessa bike é mais compacto que do ciclismo, possui uma geometria própria para poupar os músculos que serão utilizados na corrida a e na natação. São impróprias para passeios ou outras modalidades que não sejam o triathlon.

 
BMX: Conhecida como bicimotocross ou bicicross, são bikes que as crianças mais preferem. Possuem quadro compacto, rígido para agüentar saltos e manobras radicais, geralmente aros de 20''. O quadro pode ser de alumínio, cromo ou titânio, não possui marcha que não são destinadas a percorrer longas distâncias.




 
Downhill: Conhecida também como DH, é uma variação do mountain bike, porém servem apenas para descer ladeiras no meio de florestas, encostas pedregosas e outras superfíceis nessa proporção. Possuem quadro superdimensionado, pesado, com suspensões dianteira e traseira de grande curso e freio a disco, são perfeitas para pessoas que querem correr riscos e amam adrenalina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário