quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
Associação de Ciclismo Tangaraense é referência em categoria de base no MT
A Associação de Ciclismo Tangaraense - ACT é considerada referência em categoria de base no estado de Mato Grosso por todo o trabalho realizado e resultados alcansados nos últimos meses, buscando compreender melhor a história dessa equipe realizamos uma entrevista com o atual presidente José Abdo Sotello.
A Equipe ACT iniciou suas atividades em junho de 2004 com um grupo de ciclistas que buscavam mais apoio na modalidade. No início de 2010, o senhor José Abdo foi convidado a ser diretor administrativo, tendo Danilo Monteiro como presidente da época, somente em 21 de Março de 2012, Sotello foi eleito presidente da ACT.
Desde o início a associação contou com apoio do setor privado e público, inicialmente era apoio modesto porque ainda corriam atrás de uma série de documentos necessários para pleitearem projetos públicos. Sotello ressaltou "no início nossa associação não tinha credibilidade para pedir nada, sabia que primeiro tínhamos que mostrar 'serviço' para depois correr atrás de patrocínios e assim fizemos, com muita dificuldade trouxemos títulos e competições do ranking para Tangará da Serra, o que fez nossa cidade voltar ao cenário do ciclismo."
Questionado de quando começou a perceber que estava colhendo resultados do trabalho feito com a equipe, José Abdo comentou que o resultado real da equipe foi mesmo ano passado, quando José Nathan que competia na infanto-juvenil e os irmãos Canela começaram a se destacar no ciclismo nacional, nesse momento tinha certeza que o trabalho feito estava dando resultado.
Abdo concorda com análise de que a equipe é referência no estado de Mato Grosso na categoria de base, pois em todas as competições que a equipe participou a nível matogrossense, ele não identificou nenhum trabalho igual ao de Tangará da Serra. Explicou que existe uma rotina de treinamentos geralmente individuais, cada categoria treina de acordo com a idade e potencial, cada atleta recebe planilhas com treinos específicos.
Durante a entrevista, Sotello explicou porque considera importante o trabalho de base: "o ciclismo de base é o futuro, se temos como apoiar jovens talentos temos chances de colocá-los até em uma olimpíadas. Sem a base o que nos sobrará serão apenas ciclistas master que um dia tentaram ser ciclistas e se frustaram por falta de apoio. Apoiar a base é o mesmo que apoiarmos nossos filhos quando entram na escola, temos que fazer o máximo no início para que no futuro sejam melhor profissionalmente, agora se tratarmos como descaso o futuro deles será mais difícil."
Explicou que não é contra apoios dados as categorias MASTER´s, porém é contra um ciclista MASTER buscar apoio privado ou público, e este ir competir sem levar sequer um ciclista de base com nível técnico junto com ele. Abdo considera que alguns ciclistas não pensa no coletivo, algo errado e comum no nosso estado, motivo que considera Tangará da Serra referência no ciclismo de base, e se depender dele vai continuar sendo, enquanto ele tiver forças para levar o ciclismo para frente.
Referente a transferência do ciclista Wesley Canela para uma equipe de São Paulo, Abdo explicou a negociação "a equipe paulista foi minha base no ciclismo, onde nunca perdi contatos. Ao ser aprovado o projeto do Centro de Excelência do Estado de São Paulo, a São José do Rio Preto tendo Gabriel Sabbião como responsável, este me cedeu uma vaga e pelo perfil escolhi o que mais se encaixava para o projeto. Weslei Canela com apenas um ano de pedal mostrou muitas qualidades no ciclismo que agradará seu novo técnico. Weslei tem um ciclismo agressivo, não gosta de apenas ficar no pelotão aguardando o término da prova para vir para os sprint´s, faz o possível para se destacar dos demais em fugas onde muitos já estão desgastados, sua evolução em sua nova equipe será daqui um ano, pois muda tudo agora, Weslei saiu do primeiro degrau e sabe que terá vários pela frente para enfrentar."
Sotello finalizou a entrevista ressaltando o principal objetivo para 2013 que é equipar melhor os ciclistas da equipe, com bikes mais preparadas para as competições já que há diferença no material quando competem nas principais provas do ranking brasileiro. E agradeceu todo apoio recebido pela Prefeitura Municipal de Tangará da Serra e também dos amigos que ajudam e acreditam no trabalho realizado.
FICHA TÉCNICA
EQUIPE: Associação de Ciclismo Tangaraense.
Nome do técnico/presidente: José Abdo Sotello.
Experiência de técnico no ciclismo: Fevereiro de 1988.
Profissão do técnico: Gerente na empresa Concreto Vale da Serra Ltda.
Atuais atletas da equipe: Categoria Elite (Sinicleito Canela, Sidney Canela e Rafael Laurito); Categoria Juniores (Lucas Silva e Elaine Canela); Categoria Juvenil (José Nathan, Daniel Augusto, Maykon Martins e Carlos Eduardo); Categoria Infanto-Juvenil (Beatriz Kroetzler, Kamyla Martins, João Victor, Carlos Eduardo); Categoria Master (Leandro Kroetzler); Categoria Sub-30 (Marcelo Menezes).
Títulos individuais dos ciclistas: Elaine Canela e Beatriz Kroetzler – Campeãs no ranking brasileiro 2012; Sinicleito Canela e José Nathan – Vice-campeões no ranking brasileiro 2012; Kamyla Martins – Terceiro lugar no ranking brasileiro 2012; Weslei Canela – Quarto lugar no ranking brasileiro 2012; Maykon Martins – Quinto lugar no ranking brasileiro 2012.
REPORTAGEM: Fernanda F. Cruz Alves
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
Giselma Marques foi a ciclista revelação no ano de 2012
A atleta Giselma Rodrigues Marques conhecida carinhosamente como "Selma" foi a ciclista revelação no ano de 2012 no município de Sinop/MT.
O blog faz uma homenagem especial a atleta que é exemplo de determinação, discicplina e competência.
Selma fechou 2012 entre as três melhores ciclistas na categoria elite feminino no campeonato municipal e no regional de mountain bike.
No campeonato municipal ficou em 2º lugar, e no campeonato regional ficou em 3º lugar, lembrando que a ciclista iniciou nas competições no ano passado, em nenhum momento ela desanimou e parou de pedalar.
Parabenizo a ciclista Selma pelo seu esforço e dedicação, tenho certeza que nesse ano 2013 será uma forte competidora nos campeonatos.
Sucesso amiga! Vamos que vamos seguindo em frente pedalando...
Reportagem: Fernanda F. Cruz Alves
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
O atleta do mountain bike Wagner Pericin foi destaque no Ranking Brasileiro XC e XCM
O atleta do mountain bike de Sinop/MT, Wagner Pericin foi Campeão Brasileiro XC pelo ranking brasileiro, campeão Estadual XCM e ainda ficou em 3º lugar XCM pelo ranking Brasileiro na Categoria 35 à 39 no ano de 2012.
Em entrevista ao blog, o atleta comentou sobre sua trajetória no esporte. Wagner explicou que era do atletismo, mas a pedido do Valdir da AABB iniciou no ciclismo em 1992 quando participou dos Jogos Olímpicos. Já em sua segunda prova, participou de um rally de mountain bike, onde usou uma bicicleta sem marcha, sofreu tanto competindo que pegou gosto pelo esporte, e em 1993 começou a vencer provas estaduais de MTB.
Inicialmemte ele teve incentivo da família, sua mãe sempre foi a grande incentivadora, porém a família nunca pode o apoiar financeiramente. Depois começou a correr atrás de patrocinadores e obteve ajuda de Marcos Shuppel, Valdir e Eliezer "dico" da AABB.
Questionado sobre o que é o MTB para ele, Wagner respondeu: "Hoje pela experiência que tenho é a minha vida, enquanto estiver aqui na terra eu estarei pedalando, resumindo o mountain bike é minha vida, porém nem sempre posso fazer tudo o que quero, pois o esporte não me dá retorno financeiro."
Pericin analisa que o MTB no estado melhorou muito, considera que aumentou o nível nos últimos seis anos, a exemplo frisou que temos a atleta Jane Maria (Chapada dos Guimarães) que está entre as 10 melhores no ranking brasileiro, e outros como Marcos (Sorriso) e Alisson (Primavera do Leste), porém considera que falta mais reconhecimento/investimento de empresas e do setor público.
Referente a sua rotina de treinamentos, o atleta explicou que treina geralmente terça e quinta-feira de madrugada ou de noite, alterna treinos de estrada e trilha, com treinos leves e outros puxados. Comentou que quando há previsão de provas, ele treina de três a quatro vezes por semana, e como não possui tendência de engordar, depois de quatro ou cinco treinos já consegue obter retorno nos pedais.
O atleta comentou sobre seus objetivos para 2013: "Eu pretendo ser campeão novamente pelo ranking, mesmo sabendo que irei mudar de categoria, vou para a Máster C (40 à 44 anos), portanto, minha maior meta é ser campeão novamente. Pretendo no mês de junho em Santa Catarina, participar de uma prova onde estarão presentes os tops do mountain bike brasileiro, e subir ao pódium entre os três primeiros."
Wagner Pericin finalizou a entrevista agradecendo primeiramente à Deus, a sua família que é a base de tudo, depois a imprensa que reconhece e divulga o esporte. E agradeceu também o pessoal da AABB (Valdir, Marcos e Dito), Carlão Coca-cola, Fernando Brandão, Luzenir Severo, e por fim, todos que torceram por ele.
Em entrevista ao blog, o atleta comentou sobre sua trajetória no esporte. Wagner explicou que era do atletismo, mas a pedido do Valdir da AABB iniciou no ciclismo em 1992 quando participou dos Jogos Olímpicos. Já em sua segunda prova, participou de um rally de mountain bike, onde usou uma bicicleta sem marcha, sofreu tanto competindo que pegou gosto pelo esporte, e em 1993 começou a vencer provas estaduais de MTB.
Inicialmemte ele teve incentivo da família, sua mãe sempre foi a grande incentivadora, porém a família nunca pode o apoiar financeiramente. Depois começou a correr atrás de patrocinadores e obteve ajuda de Marcos Shuppel, Valdir e Eliezer "dico" da AABB.
Questionado sobre o que é o MTB para ele, Wagner respondeu: "Hoje pela experiência que tenho é a minha vida, enquanto estiver aqui na terra eu estarei pedalando, resumindo o mountain bike é minha vida, porém nem sempre posso fazer tudo o que quero, pois o esporte não me dá retorno financeiro."
Pericin analisa que o MTB no estado melhorou muito, considera que aumentou o nível nos últimos seis anos, a exemplo frisou que temos a atleta Jane Maria (Chapada dos Guimarães) que está entre as 10 melhores no ranking brasileiro, e outros como Marcos (Sorriso) e Alisson (Primavera do Leste), porém considera que falta mais reconhecimento/investimento de empresas e do setor público.
Referente a sua rotina de treinamentos, o atleta explicou que treina geralmente terça e quinta-feira de madrugada ou de noite, alterna treinos de estrada e trilha, com treinos leves e outros puxados. Comentou que quando há previsão de provas, ele treina de três a quatro vezes por semana, e como não possui tendência de engordar, depois de quatro ou cinco treinos já consegue obter retorno nos pedais.
O atleta comentou sobre seus objetivos para 2013: "Eu pretendo ser campeão novamente pelo ranking, mesmo sabendo que irei mudar de categoria, vou para a Máster C (40 à 44 anos), portanto, minha maior meta é ser campeão novamente. Pretendo no mês de junho em Santa Catarina, participar de uma prova onde estarão presentes os tops do mountain bike brasileiro, e subir ao pódium entre os três primeiros."
Wagner Pericin finalizou a entrevista agradecendo primeiramente à Deus, a sua família que é a base de tudo, depois a imprensa que reconhece e divulga o esporte. E agradeceu também o pessoal da AABB (Valdir, Marcos e Dito), Carlão Coca-cola, Fernando Brandão, Luzenir Severo, e por fim, todos que torceram por ele.
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Equipe ACT Bike Shop de Mato Grosso participará da 7ª Volta Ciclística do Futuro e 2ª Volta Ciclística Feminina do Brasil
Inicia nessa sexta-feira dia 18/01 a 7ª Volta Ciclística do Futuro e 2ª Volta Ciclística Feminina do Brasil, que tem como promotores a Secretaria de Esporte Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Carlos, Federação Paulista e Confederação Brasileira de Ciclismo.
A prova é reservada para ciclistas nas categorias: Júnior Masculino/Feminino (17 a 18 anos), Juvenil Masculino/Feminino (15 a 16 anos) e Infanto Juvenil Masculino/Feminino ( 12 a 14 anos) e Elite Feminino (19 a 29 anos).
Competição de Classe 2 conforme os regulamentos da CBC, com pontuação de 100 pontos para o 1º lugar. A participação fica aberta a Equipes Estrangeiras e Nacionais, Clubes Regionais e Ciclistas Avulsos, desde que devidamente regularizados no ano de 2013 na Confederação Brasileira de Ciclismo e Federações de Origem, lembrando que o regulamento frisa que as equipes poderão ser compostas de no mínimo 3 ciclistas e o máximo de 6 ciclistas.
A prova é reservada para ciclistas nas categorias: Júnior Masculino/Feminino (17 a 18 anos), Juvenil Masculino/Feminino (15 a 16 anos) e Infanto Juvenil Masculino/Feminino ( 12 a 14 anos) e Elite Feminino (19 a 29 anos).
Competição de Classe 2 conforme os regulamentos da CBC, com pontuação de 100 pontos para o 1º lugar. A participação fica aberta a Equipes Estrangeiras e Nacionais, Clubes Regionais e Ciclistas Avulsos, desde que devidamente regularizados no ano de 2013 na Confederação Brasileira de Ciclismo e Federações de Origem, lembrando que o regulamento frisa que as equipes poderão ser compostas de no mínimo 3 ciclistas e o máximo de 6 ciclistas.
A equipe ACT Bike Shop que representa o estado de Mato Grosso, conta com cinco atletas: Elaine Canela (Junior Feminino), Beatriz Kroetzler (Infanto Juvenil), José Nathan, Daniel Rotta e Antonio (Juvenil), todos sob as orientações do técnico Jose Abdo Sotello.
O ciclista Weslei Canela, saiu de MT junto com a sua ex-equipe ACT, pois a partir desse ano estará defendendo a equipe de São José do Rio Preto/SP.
Os ciclistas de Mato Grosso estarão competindo com atletas de diversas partes do país, e ainda enfrentarão um obstáculo, a chuva que está prevista para todos os dias. O percurso é fantastico, mas com chuva muito torna-se perigoso.
Questionado José Abdo sobre sua expectativa enquanto técnico da equipe ACT, ele respondeu: "estou muito confiante na equipe, é uma prova que virão muitos jovens de 13 a 17 anos de todo brasil, nossas expectativas são de deslancharmos nas provas de circuito e estrada, principalmente estrada porque o trajeto é de muita inclinação, o detalhe principal será a chuva que poderá tirar o brilho da prova, porém é uma caixinha de surpresas que poderá nos atrapalhar ou favorecer".
Boa sorte a equipe ACT Bike Shop/MT, desejo realizem uma excelente prova!
Reportagem: Fernanda F. Alves
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
Ciclista Breno Sidoti concede entrevista ao blog
O ciclista Breno França Sidoti da equipe de Funvic - Pindamonhangaba concedeu a Blog uma entrevista especial. Breno é ciclista profissional, tem diversas conquistas no seu currículo e no último fim de semana foi destaque na Copa América de Ciclismo.
Na intenção de fazer uma homenagem a esse renomado ciclista, buscamos informações da sua história e isso não seria possível sem saber das experiências e conquistas pessoais do atleta.
Breno informou ao Blog que começou no esporte no ano de 1995 por intermédio dos irmãos Giuliano e Marcelo que já competiam em provas da região de Cruzeiro-SP, assim, decidiu começar a treinar e competir. Sempre teve incentivo da família, e seu pai lhe deu todo o apoio necessário para que pudesse chegar onde está.
Questionado de quando começou a ter retorno ou apoio de patrocinadores na modalidade, Breno respondeu: "Em 1999 corria pela escolinha de ciclismo de São José dos Campos onde ganhava apenas as inscrições, com isso pude crescer e buscar os meus objetivos no ciclismo." Nesse mesmo ano conseguiu pela escolinha de São José dos Campos o seu primeiro título nacional, venceu o Campeonato Brasileiro de Resistência na categoria Juvenil, depois assinou seu primeiro contrato com a equipe de São Caetano / Pirelli e começou a receber salário.
Para Sidoti o ciclismo é sua vida, pois tudo que conquistou até hoje foi por intermédio desse esporte. Analisando o ciclismo a nível brasileiro, ele considera que vem crescendo a cada ano que passa, porém nos últimos anos acredita que teve uma diminuição no desenvolvimento. Sidoti reforçou que o ciclismo "é um esporte muito seletivo, onde não há margem para erros e só os mais bem preparados fisicamente se destacam."
Sobre a sua rotina de treinamentos ele explicou que treina diariamente, com média mínima de 3 horas por dia e descansa um dia na semana. Sua alimentação é balanceada e saudável, não come frituras, evita o exesso de sal, produtos industrializados e fast food. Utiliza alimentos energéticos como macarrão, arroz e batatas, e os proteicos como filé de frango e peixes.
Como o ciclista foi destaque na Copa América de Ciclismo transmitida em rede nacional, várias pessoas acompanharam a corrida e puderam acompanhar sua liderança durante a prova, solicitei que Breno fizesse um comentário sobre o funcionamento de uma equipe de ciclismo, ele disse "muito complexo o sistema de uma equipe, poderia escrever um livro. As funções de cada um na equipe são os velocistas que tem uma capacidade explosiva como principal característica, os montanheiros são escaladores natos onde sua especialidade e caracteristicas se sobressaem nas subidas, e existem os passistas onde tem uma capacidade de resistência muito grande para manter a velocidade por um longo período. Minha caracteristica é de passista e por isso minha principal função é de embalador da equipe, onde faço a última aceleração para os velocistas no sprinti final."Para 2013 o principal objetivo do atleta é competir e vencer quando possível. Sidoti finalizou "agradeço a Deus e a todos que contribuíram para minha caminhada, em especial ao meu pai que de onde ele estiver estará na maior torcida sempre!"
Na intenção de fazer uma homenagem a esse renomado ciclista, buscamos informações da sua história e isso não seria possível sem saber das experiências e conquistas pessoais do atleta.
Breno informou ao Blog que começou no esporte no ano de 1995 por intermédio dos irmãos Giuliano e Marcelo que já competiam em provas da região de Cruzeiro-SP, assim, decidiu começar a treinar e competir. Sempre teve incentivo da família, e seu pai lhe deu todo o apoio necessário para que pudesse chegar onde está.
Questionado de quando começou a ter retorno ou apoio de patrocinadores na modalidade, Breno respondeu: "Em 1999 corria pela escolinha de ciclismo de São José dos Campos onde ganhava apenas as inscrições, com isso pude crescer e buscar os meus objetivos no ciclismo." Nesse mesmo ano conseguiu pela escolinha de São José dos Campos o seu primeiro título nacional, venceu o Campeonato Brasileiro de Resistência na categoria Juvenil, depois assinou seu primeiro contrato com a equipe de São Caetano / Pirelli e começou a receber salário.
Para Sidoti o ciclismo é sua vida, pois tudo que conquistou até hoje foi por intermédio desse esporte. Analisando o ciclismo a nível brasileiro, ele considera que vem crescendo a cada ano que passa, porém nos últimos anos acredita que teve uma diminuição no desenvolvimento. Sidoti reforçou que o ciclismo "é um esporte muito seletivo, onde não há margem para erros e só os mais bem preparados fisicamente se destacam."
Sobre a sua rotina de treinamentos ele explicou que treina diariamente, com média mínima de 3 horas por dia e descansa um dia na semana. Sua alimentação é balanceada e saudável, não come frituras, evita o exesso de sal, produtos industrializados e fast food. Utiliza alimentos energéticos como macarrão, arroz e batatas, e os proteicos como filé de frango e peixes.
Como o ciclista foi destaque na Copa América de Ciclismo transmitida em rede nacional, várias pessoas acompanharam a corrida e puderam acompanhar sua liderança durante a prova, solicitei que Breno fizesse um comentário sobre o funcionamento de uma equipe de ciclismo, ele disse "muito complexo o sistema de uma equipe, poderia escrever um livro. As funções de cada um na equipe são os velocistas que tem uma capacidade explosiva como principal característica, os montanheiros são escaladores natos onde sua especialidade e caracteristicas se sobressaem nas subidas, e existem os passistas onde tem uma capacidade de resistência muito grande para manter a velocidade por um longo período. Minha caracteristica é de passista e por isso minha principal função é de embalador da equipe, onde faço a última aceleração para os velocistas no sprinti final."Para 2013 o principal objetivo do atleta é competir e vencer quando possível. Sidoti finalizou "agradeço a Deus e a todos que contribuíram para minha caminhada, em especial ao meu pai que de onde ele estiver estará na maior torcida sempre!"
-----------------------------------------------------------------------------------------
Algumas conquistas: Copa América de Ciclismo de 2011, Volta Ciclística de Campos (Tour do Rio) de 2009, Copa Pan-Americana de Ciclismo em 2005, 2º lugar no Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada em 2006, a vitória no Campeonato Brasileiro de Estrada e Contra-Relógio Sub-23 em 2005, 3º lugar na Volta do Rio de Janeiro de 2004, 3º lugar na Volta do Estado de São Paulo de 2004, Tri-campeão brasileiro de resistência nas categorias de base e campeão Pan-Americano Júnior da prova por pontos.
Reportagem: Fernanda F. Alves
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
terça-feira, 8 de janeiro de 2013
Atleta Matogrossense é tricampeã Brasileira do Ranking Mountain Bike XCO
A atleta matogrossense Jane Maria de Jesus, da cidade de Chapada dos Guimarães/MT é tricampeã brasileira do Ranking Mountain Bike XCO (2012, 2011 e 2010) e também foi Campeã Estadual de Mountain Bike no ano passado. Jane é referência no mountain bike em âmbito estadual e nacional, a atleta se destaca pela garra e perseverança em enfrentar seus desafios nas trilhas.
Em entrevista a atleta disse que conheceu o Mountain Bike aos 30 anos, porém somente aos 33 anos que se tornou profissional. Reforçou que escolheu o MTB porque sempre gostou de andar de bicicleta e também sempre teve muito contato com a natureza, sendo essa união 'bike & natureza' perfeita.
Quando iniciou nos pedais a grande incentivadora foi a Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, além do apoio de amigos que acreditaram no potencial dela. Questionada sobre o que pensa do MTB, respondeu: "O Mountain Bike pra mim é minha vida! Hoje tudo que faço está ligado ao esporte... Desde a hora que acordo até a hora que me deito pra dormir, minhas ações e atitudes sempre conectadas ao esporte. É fascinante estar sobre rodas em meio a natureza, descobrindo-se em cada respiração, se renovando em cada gota de suor, a bike é uma extensão de meu corpo onde eu me encontro e me faço Eu."
Jane analisa que o Mountain Bike em Mato Grosso está tendo um grande crescimento, porém considera que ainda é falho os incentivos aos atletas que sofrem pra conseguir se destacar no âmbito nacional e internacional.
Perguntamos a atleta, quais os seus objetivos para 2013: "Esse é ano de crescimento! Pretendo priorizar treinos e competições para melhorar meu desempenho lapidando ainda mais minhas qualidades. Participar de provas no exterior para melhorar o ritmo de prova, ter novamente o título de Campeã Brasileira e criar toda estrutura para estar na briga pela vaga Olímpica de 2016."
Por fim, Jane agradeceu aos incentivos e apoios que recebeu no ano de 2012 como Unimed de Cuiabá / Body Nutri Suplementos/ Academia Ácqua Fitness/ Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães/ SR Suntour / Intac / Scott/ Giro.
Fotos: Cecilia Kawall
Reportagem: Fernanda Francielle da Cruz Alves
Em entrevista a atleta disse que conheceu o Mountain Bike aos 30 anos, porém somente aos 33 anos que se tornou profissional. Reforçou que escolheu o MTB porque sempre gostou de andar de bicicleta e também sempre teve muito contato com a natureza, sendo essa união 'bike & natureza' perfeita.
Quando iniciou nos pedais a grande incentivadora foi a Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, além do apoio de amigos que acreditaram no potencial dela. Questionada sobre o que pensa do MTB, respondeu: "O Mountain Bike pra mim é minha vida! Hoje tudo que faço está ligado ao esporte... Desde a hora que acordo até a hora que me deito pra dormir, minhas ações e atitudes sempre conectadas ao esporte. É fascinante estar sobre rodas em meio a natureza, descobrindo-se em cada respiração, se renovando em cada gota de suor, a bike é uma extensão de meu corpo onde eu me encontro e me faço Eu."
Jane analisa que o Mountain Bike em Mato Grosso está tendo um grande crescimento, porém considera que ainda é falho os incentivos aos atletas que sofrem pra conseguir se destacar no âmbito nacional e internacional.
Perguntamos a atleta, quais os seus objetivos para 2013: "Esse é ano de crescimento! Pretendo priorizar treinos e competições para melhorar meu desempenho lapidando ainda mais minhas qualidades. Participar de provas no exterior para melhorar o ritmo de prova, ter novamente o título de Campeã Brasileira e criar toda estrutura para estar na briga pela vaga Olímpica de 2016."
Por fim, Jane agradeceu aos incentivos e apoios que recebeu no ano de 2012 como Unimed de Cuiabá / Body Nutri Suplementos/ Academia Ácqua Fitness/ Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães/ SR Suntour / Intac / Scott/ Giro.
Fotos: Cecilia Kawall
Reportagem: Fernanda Francielle da Cruz Alves
domingo, 6 de janeiro de 2013
Desafio 180 Km dos ciclistas sinopenses
Alguns ciclistas de Sinop/MT iniciaram o ano de 2013 com um desafio no pedal de 180km. O asfalto que liga a cidade de Sinop à Claúdia ficou pronto, e os ciclistas decidiram "inaugurar" com um treino.
A iniciativa e organização desse desafio foi dos atletas Genivaldo Sobrinho e Márcio Furlaneto, que com empenho conseguiram mobilizar ciclistas do município.
O desafio contou com dois carros de apoio, nas paradas tiveram frutas, água gelada e bastante bate-papo. Apesar do sol forte e da longa distância, houve bastante descontração por parte dos atletas.
A largada aconteceu as 06h20min da frente da Colonizadora Sinop rumo a cidade de Cláudia, o percurso foi de 180 Km com chegada às 13h30min à Sinop, concluindo mais de 06 horas de pedal.
Parabéns ciclistas que participaram do desafio: Adam, Luiz Fernando, Edney, Marcelo, Márcio, Hilton, Genilcio, Amarildo, Sidnei, Genivaldo, Jossemir e Gabriel.
A iniciativa e organização desse desafio foi dos atletas Genivaldo Sobrinho e Márcio Furlaneto, que com empenho conseguiram mobilizar ciclistas do município.
O desafio contou com dois carros de apoio, nas paradas tiveram frutas, água gelada e bastante bate-papo. Apesar do sol forte e da longa distância, houve bastante descontração por parte dos atletas.
A largada aconteceu as 06h20min da frente da Colonizadora Sinop rumo a cidade de Cláudia, o percurso foi de 180 Km com chegada às 13h30min à Sinop, concluindo mais de 06 horas de pedal.
Parabéns ciclistas que participaram do desafio: Adam, Luiz Fernando, Edney, Marcelo, Márcio, Hilton, Genilcio, Amarildo, Sidnei, Genivaldo, Jossemir e Gabriel.
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
Ciclismo Matogrossense encerra 2012 em alto nível
O ciclismo Matogrossense conclui 2012 com mais conquistas e vitórias de toda sua historia. Apesar de muitos atletas não contarem com o auxílio de empresas patrocinadoras ou suporte por parte do poder público, houve um grande avanço em todas as modalidades e categorias em nosso estado.
Os ciclistas participaram de diversas provas válidas pelo Ranking Nacional, realizados no Mato Grosso e outras fora do estado.
Mato Grosso conquista nesta temporada, os títulos nas categorias de base, na categoria Juvenil Feminina a campeã foi a atleta Elaine Canela (Tangara da Serra) e o vice-campeão nacional na categoria Infanto-juvenil foi José Nathan (Tangara da Serra).
Na categoria Infanto-juvenil Feminina a campeã foi Beatriz Koetzler (Tangara da Serra), na categoria Sub-30 o campeão foi Daniel Moretti (Cuiabá), já pela categoria Máster 35-39, o grande campeão foi Marcos Rodrigues (Rondonópolis) e na categoria Máster 55-59 o campeão foi José Carvalho (Cuiabá).
Abaixo segue a relação da classificação dos atletas de MT no Ranking Brasileiro de Ciclismo 2012.
ELITE FEMININO:
12º lugar - Lucineide Amelia Sales (Cuiaba/MT)
JUNIOR MASCULINO:
9º lugar - Gabriel Henrique O. do Carmo (Acorizal/MT)
12º lugar - Jefferson Jammison Taques (Acorizal/MT)
21º lugar - Sandro Santyago Espessoto (Rosário Oeste)
31º lugar - Kessis Jones L. da Cruz (Rosário Oeste/MT)
52º lugar - Luiz Vinicius Silva Costa (Rosário Oeste/MT)
81º lugar - Wesley Rodrigues Jr (Tangara da Serra/MT)
JUNIOR FEMININO:
5º lugar - Jacqueline da Silva Ferreira (Acorizal/MT)
8º lugar - Patricia Steicy dos Reis Oliveira (Acorizal/MT)
14º lugar - Ana Clara do Prado Silva (Rosário Oeste/MT)
JUVENIL MASCULINO:
4º lugar - Wesley Vieira Canela (Tangara da Serra/MT)
5º lugar - Maykon Philipe Martins (Tangara da Serra/MT)
10º lugar - Lucas Rebeque da Silva (Rosário Oeste/MT)
21º lugar - Antonio Magalhães Cinque (Rondonopolis/MT)
33º lugar - Mateus Almeida Ferreira (Rosário Oeste/MT)
73º lugar - Daniel Kunrath Rotta (Tangara da Serra/MT)
JUVENIL FEMININO:
1º lugar - Elaine Vieira Canela (Tangara da Serra/MT)
INFANTO JUVENIL MASCULINO:
2º lugar - Jose Nathan L. Santos (Tangara da Serra/MT)
7º lugar - Odil Ferreira Neto (Acorizal/MT)
8º lugar - Anderson S. Almeida Filho (Rosário Oeste/MT)
16º lugar - Renan da Silva Miquelletti (Rosário Oeste/MT)
43º lugar - Lucas Rodrigues Mendonça (Rondonopois/MT)
INFANTO JUVENIL FEMININO:
1º lugar - Beatriz Koetzler (Tangara da Serra/MT)
3º lugar - Kamyla L. Martins (Tangara da Serra/MT)
CATEGORIA SUB-30:
1º lugar - Daniel Moretti de Souza (Cuiabá/MT)
4º lugar - Marcelo Avanci (Sinop/MT)
9º lugar - Adam Edgar Menzel (Sinop/MT)
37º lugar - Marcelo Silva Menezes (Tangara da Serra/MT)
41º lugar - Roberto Rodrigues Missioneiro (Cuiaba/MT)
MASTER 30-34:
5º lugar - Diogo Cesar Barros Rocha (Cuiabá/MT)
20º lugar - Francisco Mario da Silva (Acorizal/MT)
32º lugar - Clemilson Reginaldo Ramires (Cuiaba/MT)
45º lugar - Julio Cesar Delia Rieder (Cuiabá/MT)
59º lugar - Tercio Morais Dantas (Cuiaba/MT)
63º lugar - Saulo Eder Barros (Rondonopolis/MT)
80º lugar - Pyerre A. Campos Sousa (Barra do Garças/MT)
110º lugar - Sergio A. de Cerqueira Gomes (Cuiabá/MT)
MASTER 35-39:
1º lugar - Marcos R. de Oliveira (Rondonopolis/MT)
8º lugar - Kerman H Anelo da Silva (Cuiaba/MT)
17º lugar - Leandro Kroetzler (Tangara da Serra/MT)
29º lugar - Rodrigo Buchmann (Sorriso/MT)
39º lugar - Washington Siqueira Barbosa (Cuiabá/MT)
44º lugar - Jose Mario de A. Santiago (Rondonopolis/MT)
69º lugar - Vagner Pericin (Rosário Oeste/MT)
76º lugar - Martinho Pereira de Melo (Cuiaba/MT)
MASTER 40-44:
5º lugar - Juscelino Jose Moura Rocha (Rondonopolis/MT)
10º lugar - Gerson João Rossetto (Sorriso/MT)
17º lugar - Ronilson Almeida Arara (Rondonopolis/MT)
31º lugar - Ribamar Alves de Oliveira (Acorizal/MT)
60º lugar - Erivelton Aparecido de Souza (Cuiaba/MT)
67º lugar - Celso Henrique Souza Barboza (Cuiaba/MT)
68º lugar - Marcus Vinicius Crepaldi (Cuiaba/MT)
102º lugar - Edeval da Costa Siqueira (Cuiaba/MT)
122º lugar - Sidinei Roberto Ortolan (Cuiaba/MT)
124º lugar - Divan Pereira da Silva (Cuiaba/MT)
124º lugar - Nardelio Ap. da Guia (Rosário Oeste/MT)
140º lugar - Andre Henrique Crepaldi (Cuiaba/MT)
MASTER 45-49:
11º lugar - Luis Claudio Messias Duarte (Rondonopolis/MT)
15º lugar - Divan Pereira da Silva (Cuiaba/MT)
23º lugar - Valdeci de Jesus Soares (Sinop/MT)
50º lugar - Jonas Ferreira Barros (Cuiaba/MT)
62º lugar - Nardinho P. de Souza (Rosário Oeste/MT)
74º lugar - Joildo Soares de Andrade (Cuiaba/MT)
124º lugar - Perminio Pinto Filho (Cuiaba/MT)
MASTER 55-59
1º lugar - Jose Eduardo Carvalho (Cuiaba/MT)
Parabéns ciclistas de Mato Grosso pelo esforço e dedicação. Apesar da grande maioria dos atletas não contarem com patrocinadores, estão se destacando e colocando o nome do nosso estado no topo. Espero que a partir dessas conquistas, empresas e o poder público possa dar mais valor ao esporte e incentivá-lo.
Assinar:
Postagens (Atom)