sexta-feira, 12 de setembro de 2014

1º Duathlon Sprint da PMMT - 3º CR - FMTTri

Nesse domingo dia 14 de setembro tem o 1º Duathlon Sprint da PMMT - 3º CR - FMTTri para atletas Federados e Não-federados.

Informações para filiação à Federação Mato-grossense de Triathlon - FMMTri com o presidente Coronel Celso (65) 9981-8851, e mais informações para a prova / percurso nos celulares (66) 9987-8045 ou 9682-4598.

No sábado dia 13 tem entrega de Kits e Congresso Técnico, no domingo tem o Duathlon sendo que a área de transição ficará aberto das 06:00 às 06:45 horas, a largada dos Não-federados inicia às 07:15 horas e para os Federados  15 minutos após o término da prova anterior.

Vamos lá pessoal prestigiar esse grandioso evento. Boa sorte aos atletas!!!

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Bike Fit: as principais dúvidas e seus benefícios com Marcelo Rocha

O Blog da Fer Alvees fez uma entrevista com o educador físico Marcelo Rocha, que explicou as principais dúvidas sobre Bike Fit e seus benefícios.

1. BLOG da Fer Alvees: Você já foi ciclista?
Marcelo Rocha: Minha história com a bicicleta começou aos 7 anos competindo no bicicross, mais tarde um pouco no MTB (modalidade que estava bem no início em Brasília, e na época era difícil acharmos trilhas e companheiros para os pedais), no ciclismo de estrada corri cerca de 10 anos na categoria Elite, cheguei a correr para um time no interior de São Paulo, correndo algumas Voltas como a de São Paulo e Santa Catarina, e ainda corri provas de triatlon de longa distância entre os anos de 2002 e 2005. Hoje em dia mantenho meus pedais, mas sem intuito de competir.

2. BLOG da Fer Alvees: Porque você escolheu o Bike fit? Começou com outro serviço e se interessou depois pelo fit?
Marcelo Rocha: O bike fit foi uma necessidade minha na verdade, percebi que as pessoas tinham pouca ou nenhuma informação sobre isso, e eu mesmo sempre tive dificuldades em encontrar o posicionamento neutro em cima da bicicleta. Então na faculdade de Educação Física eu comecei a pesquisar sobre o tema, e em 2002 viajei para fora para realizar o primeiro curso na área. Desde então já viajei 14 vezes para cursos nos Estados Unidos e Holanda, e não pretendo parar de investir nisso.

3. BLOG da Fer Alvees: Como você analisa o ciclismo de forma geral no país?
Marcelo Rocha: Tive oportunidade de trabalhar de perto com Equipes como a GARMIN e SKY, e vejo que a maior brecha que temos na verdade, não é só falta de estrutura (isso está claro), mas o comportamento dos atletas é um pouco diferente. Lá eu percebi que em geral eles estão mais abertos às orientações, tive a oportunidade de fazer o fit de alguns atletas da GARMIN junto de um amigo e também instrutor da RETUL, e os atletas nos tratam muito bem, são muito receptivos às nossas orientações. Acredito que daqui umas duas gerações, se conseguirmos começar um trabalho realmente pautado claro na observação da prática, mas principalmente com respaldo científico, nós poderemos melhorar e muito. Vide o exemplo da Colômbia.

4. BLOG da Fer Alvees: Com base nos seus atendimentos em seu estúdio, você conseguiria citar alguns os erros mais comuns dos ciclistas com relação a regulagem da Bike?
Marcelo Rocha: Os erros mais comuns estão normalmente: no ajuste dos tacos; escolha do formato adequado de selim; ajuste de nível e recuo de selim; ajuste de altura de selim; ajuste de alcance de guidão (tamanho e ângulo de mesa).

5. BLOG da Fer Alvees: Muitas pessoas vão no achismo para regular a bike, quais as consequências dessas regulagens inadequadas?
Marcelo Rocha: O que vejo em alguns casos é que as pessoas querem encontrar um padrão visual em cima da bicicleta, ou para o formato que o ciclista assume em cima dela, ou um padrão visual da própria bicicleta quando ele está fora dela. O guidão "tem"que estar assim ou de outro jeito, sua frente "tem"que se parecer com fulano e etc. Os riscos são diversos, esse tipo de senso comum desconsidera as características funcionais de cada ciclista: flexibilidade, forma de pedalar, forma como se senta no selim, objetivo da prática esportiva, etc. Não é difícil ver ciclistas em posição bastante fora da neutralidade, e com diversas queixas e lesões, pelo fato de terem seguido alguma regra ou padrão visual.

6. BLOG da Fer Alvees: Como é feito o Bike fit em seu estúdio: equipamentos usados, com a bike, sem a bike, tecnologia empregada na regulagem?
Marcelo Rocha: Ofereço os serviços de bike fit com o uso de análise tridimensional do posicionamento e biomecânica de pedaladas com o sistema de infra-vermelho RETUL (atualmente considerado o melhor sistema de análise de movimento para uso em bike fit, é o equipamento padrão das Equipes GARMN, SKY, EUROPCAR, ORICA entres outros atletas e centros esportivos). Faço um mapeamento da análise da pressão na superfície do selim com um sistema alemão (em alguns casos incluo análise do perfil de pressão dos pés e mãos) , possuo um simulador dinâmico de bicicletas para teste da geometria mais adequada de bicicletas (esse serviço é feito sem a bicicleta, e o objetivo é indicar a combinação bicicleta + selim + guidão + mesa + pedivelas, antes da compra). Junto do simulador, utilizo o acesso à uma base "on-line" de bicicletas, chamada de "frame finder", nessa ferramenta eu desenho em 3 dimensões e podemos visualizar em tempo real, a bicicleta pretendida, sobreposta em cima do resultado do simulador de bicicletas. Junto disso fazemos um questionário sobre a vida pregressa do ciclista, lesões, queixas e etc, e realizo avaliações funcionais como: flexibilidade, comparação de membros inferiores, análise de arco plantar e pisada, estabilidade do centro do corpo e etc.

7. BLOG da Fer Alvees: Na sua opinião qual seria o intervalo correto para se refazer um Bike fit, já que com o tempo vamos melhorando a flexibilidade, a força e a resistência?
Marcelo Rocha: Todas as vezes em que houver troca de algum ponto de contato com a bicicleta (selim, guidão, ou no caso da "speed" os passadores, e pedais), é necessária uma revisão. Caso haja ganho significativo de flexibilidade ou outra característica funcional importante, ou mesmo nos casos de alguma lesão que limite sua mecânica de pedaladas ou o contato com a bicicleta, procure novamente seu "fitter".
 
8. BLOG da Fer Alvees: Existe um período de adaptação após o Bike fit, mesmo para pessoas acostumadas a pedalar com frequência?
Marcelo Rocha: Com certeza, em geral umas 4 à 6 semanas para completa adaptação.

9. BLOG da Fer Alvees: Para finalizar, quais os benefícios do que um Bike fit pode gerar para um ciclista?
Marcelo Rocha: São diversos, a certeza de estar em contato com a bicicleta de maneira neutra, com maior parte de seu peso sobre o selim, bom alcance de guidão, e bom contato com os pedais. E com a mecânica correta de pedaladas, com os membros inferiores trabalhando em graus de extensão e flexão neutros. E mais do que isso, saber que as suas características funcionais foram levadas em consideração no momento das correções. Temos que enxergar o exercício feito em cima da bicicleta, como algo extremamente repetitivo, então a proposta é minimizar ou eliminar a sua possibilidade de se lesionar, ou de perder desempenho por conta se um ajuste inadequado.

O BLOG da Fer agradece a excelente entrevista que concedeu Marcelo Rocha, tenho certeza que a reportagem será de grande valia para muitos atletas. Mais informações sobre o entrevistado tem no site www.marcelorocha.com ou pelo telefone (61) 3034-6613.


REPORTAGEM: Fernanda Alves.                                     FOTOS: Marcelo Rocha.

A cidade de Sorriso realizou uma prova do Brasileiro de MTB XCO

Aconteceu no último domingo na cidade de Sorriso/MT a 6ª Etapa do Campeonato Estadual de Mountain Bike, prova válida pelo ranking brasileiro que aconteceu no Parque Ecológico.
 
O GP Sorriso de Mountain Bike XCO teve a participação de aproximadamente 60 atletas de Sorriso, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Primavera do Leste, Sinop, Aragarças, Iporá , Várzea Grande, Nova Xavantina, Cuiabá, dentre outras.

A classificação entre os três primeiros colocados por categoria, ficou assim:

Estreante:
1º Rodrigo Campos (Sorriso)
2º Silviano Michelon (Sorriso)
3º Paulo Mauricio (Lucas do Rio Verde)
 
Infanto Juvenil:
1º Robert Willian (Barra do Garças)

Juvenil:
1º Raniel Brito (Barra do Garças)
2º José Henrique Brito (Barra do Garças)

Feminino:1º Solange Sanini Machry (Sorriso)
2º Vania Raiter Preima (Sorriso)


Junior:1º Marlon Ribeiro (Várzea Grande)
2º Will Brito (Barra do Garças)
3º Miguel Alves (Barra do Garças)

Sub 23:
1º Willian Renato Pecego (Barra do Garças)
2º Cristian Suzin (Sorriso)
3º Fernando Luan (Sorriso)


Sub 30:
1º Daniel Pianovski (Sinop)
2º Celso Souza (Sinop)
3º Felipe Vicenze (Sorriso)

Elite:1º Gesiel Nunes (Iporá –GO)
2º Walisson Barbosa (Primavera do Leste)
3º Maikon Regis Barbosa (Primavera do Leste)



Máster A:
1º Adriano Silva (Sorriso)
2º Odirlei Banfi (Sorriso)
3º Ezequiel Felix (Lucas do Rio Verde)
 
Máster B:
1º Jucie de Oliveira (Sinop)
2º Fábio Zilio (Sorriso)
3º Valdecir Prado (Sorriso)

Máster C:
1º Marcos Antônio Machry (Sorriso)
2º Roberval Oliveira (Barra do Garças)
3º Valdo Pereira Silva (Primavera do Leste)

Super Elite:
1º Gesiel Nunes (Iporá – GO)
2º Willian Pecego (Barra do Garças)
3º Wallisson Barbosa (Primavera)

Super Máster:
1º Marcos Antônio Machry (Sorriso)
2º Adriano Silva (Sorriso)
3º Raniel Brito (Barra do Garças)



REPORTAGEM: Fernanda Alves.                                  FOTOS: Arquivo de atletas.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Foi acirrada a disputa da 4ª etapa do GP Sinop de Ciclismo

Ontem houve a 4ª etapa do GP Sinop de Ciclismo, aconteceu no circuito dentro do Jardim Ipanema.
 
A organização ficou por conta da Associação Sinop de Ciclismo, as categorias iniciaram as 08:00 horas da manhã.
 
As disputas foram acirradas, sob sol forte a categoria Elite ficou assim, o campeão foi Gabriel Henrique Marques, seguido de Pablo Costa e na 3ª colocação Marcos Antonio Araújo.
 
Na categoria Máster o 1º lugar ficou com Leopoldo Cherobin que abriu fuga logo no início da disputa, no sprint final a segunda colocação ficou com Gerso Rossetto e em 3º lugar Genilcio Rodrigues.
 
Na Open Claiton Pedro se consagrou campeão, seguido de Marcelo Patão e na terceira colocação ficou Jaime Junior.
 
Na categoria Feminino, Marcia Herbele abriu fuga junto com Carina Zanatta, souberam administrar a corrida, mas no final Marcia se consagrou campeã, ficando Carina na segunda colocação e em 3º lugar a atleta Ivone Bassegio.
 
Parabéns ao organizador da corrida Vinicius Gasques, e todos que ajudaram participando ou prestigiando o evento ciclístico.
 
 
REPORTAGEM: Fernanda Alves.                                 FOTOS: Arquivo dos atletas.

sábado, 6 de setembro de 2014

Está chegando o GP Sinop de Ciclismo

Nesse domingo dia 07/09 tem GP Sinop de Ciclismo, prova válida pelo Campeonato Regional de Ciclismo.
 
A prova será somente para atletas com bike speed, em decorrência de amanhã ter em Sorriso o brasileiro de MTB.
 
A corrida será em circuito na Avenida Ipanema, no bairro Jardim Ipanema. A realização e organização fica por conta da Associação Sinop de Ciclismo.
 
As inscrições serão no local da prova, R$ 15,00 para as categorias feminino e infantil, e R$ 30,00 para as categorias masculino.
 
Vamos participar e prestigiar o ciclismo regional. Boa sorte aos atletas!

Amanhã é dia de GP Sorriso de MTB XCO

É isso mesmo, amanhã tem GP Sorriso de MTB XCO, prova válida pelo ranking brasileiro, sendo também a 6ª etapa do estadual de mountain bike.
 
A corrida será no Parque Municipal de Sorriso/MT a partir das 08:00 horas da manhã. As inscrições será hoje das 13:00 às 17:00 no local da prova.
 
Vamos participar galera! Mais informações pelo telefone (66) 9908-8685.
 

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Cristian Egidio irá participar de Mundial de Ciclismo na Europa

O atleta Cristian Egídio da Equipe Dataro irá participar do Mundial de Ciclismo em Ponferrada na Europa, é a primeira vez que ele participa de um mundial.
 
Segundo Egídio ele soube da escalação desde o dia 30 de julho, e apesar de já ter participado de dois Pan e um sulamericanos, essa convocação é sem dúvida a maior oportunidade da sua carreira até hoje.
 
Esse mundial servirá de aprendizagem, Cristian irá adquirir experiência ao lado dos atletas Murilo Fischer e Rafael Andriato, motivo que ele está se preparando para chegar lá na sua melhor forma.
 
Cristian comentou: "Após saber da convocação, mudei meus treinos, estou bastante focado nessa quilotragem alta. Na verdade mudei quase tudo, alimentação, descanso e treinamento. Inclusive venho treinando num circuito muito parecido ao da Europa, chego a fazer cinco horas de treino."
 
A equipe Dataro está dando todo o apoio ao atleta, segundo Cristian quando soube da convocação, comunicou eles e todos o apoiaram, inclusive o pouparam da participação no Tour do Rio, para ele focar somente nos treinos.
 
Cristian Egídio considera essa convocação um grande presente de aniversário, e finalizou agradecendo a CBC por essa oportunidade, e salientou que apesar de ser um mundial, ele pretende ir o mais longe possível.
 
Por fim, Cristian agradeceu as dicas de Hernandes Quadri e Márcio Santos, o apoio da família e dos amigos, enfim todos que torcem e apoiam a sua carreira profissional.
 
 
REPORTAGEM: Fernanda Alves.                                          FOTO: Arquivo do atleta.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Atletas participam da final da disputa dos Jogos Escolares da Juventude 2014


Os atletas mato-grossenses Ines Caroline, Kamyla Martins, Deivid Lima e João Victor Schutze estarão representando o estado de Mato Grosso no final da seletiva dos Jogos Escolares da Juventude nas categorias B nos naipes masculinos e femininos.

 
A seletiva são para atletas de 12 à 14 anos, que se classificaram na etapa do Jogos na cidade de Tangará da Serra.

A final nacional da Seletiva dos Jogos acontece na cidade de Londrina/PR do dia 05 à 07 de setembro. O Blog da Fer Alvees deseja muito sucesso aos atletas mato-grossenses!

 
REPORTAGEM: Fernanda Alves.                           FOTOS: Francisco Mário.