domingo, 11 de março de 2012

Dicas para Ciclistas - Excelente Reportagem do Fantástico

Excelente reportagem do Fantástico sobre os últimos acontecimentos trágicos por todo o país. A reportagem mencionou oito ciclistas que morreram atropelados nas duas últimas semanas, reforçando que quase 1,5 mil ciclistas morreram em acidentes no ano de 2010. Vítimas de uma guerra travada nas ruas e avenidas de todo o Brasil.
Comentou sobre as homenagens e protestos de ciclistas, pedindo mais respeito nas ruas do país, forma de chamar a atenção das autoridades para esse problema.
É importante, a informação que a reportagem passa que apesar de haver mais bicicletas do que carros no país, elas são meio de transporte de apenas 7% dos brasileiros.
Após essas mortes por todo o país, nos faz refletir que está mais do que na hora de ciclistas e motoristas aprenderem a conviver no trânsito, você não acha?
Durante a reportagem são passadas dicas de segurança e formas de se comportar no trânsito.
O bike anjo Ian que ensina ciclistas a se locomoverem no trânsito da cidade, comentou que o capecete não é algo obrigatório, apenas a buzina. Porém, eu considero que os dois itens são importantes para quem está pedalando ou pretende pedalar, fica aqui a minha dica.
A reportagem finaliza informando sobre o Projeto do Governo Federal criado em 2004, “Bicicleta Brasil” para estimular o uso das bicicletas como meio de transporte. O Fantástico questionou quais os resultados que eles têm do programa até o momento.
O entrevistado Cláudio Silva (Secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades) responde que: “A gente tem uma dificuldade hoje em relação ao retrato da realidade. Não existe uma instituição que pesquise de cabo a rabo como é a mobilidade por bicicleta no país.
Portanto, após assistir essa reportagem e fazer a reflexão de outras reportagens que também assisti, percebo que após os últimos acontecimentos de mortes no município de Sinop, considero que devemos tomar alguma providência.
Tenho uma certeza, que se a gente quer mudanças deve iniciar em nós, pois precisamos mudar o nosso mundo para depois surtir efeito no mundo lá fora (contexto geral) que engloba esse Brasilzão.
Vamos refletir gente e começar a nos mobilizar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário