quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

1º GP Cross Country do Cerrado de Rondonópolis

Nesse fim de semana inicia a temporada da Modalidade do Cross Country Olímpico Estadual, no dia 02 de março na cidade de Rondonópolis/MT acontece o  1º GP Cross Country do Cerrado de Rondonópolis.

Segundo informações, tomam parte dessa etapa, aproximadamente 90 atletas, das principais cidades do estado como: Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Cuiabá, Tangará da Serra, Barra do Graças, Campo Verde, Várzea Grande, Primavera do Leste, Chapada dos Guimarães, dentre outras.

Dentre os atletas, destacamos o atleta Juciê Vieira de Oliveira (Sinop) de 37 anos, da categoria Master B, que há 21 anos luta para defender o Mountain Bike Sinopense. Juciê tem uma história no MTB matogrossense que luta com muito esforço e dedicação para se manter no esporte.

Em conversa com o atleta, Juciê disse que durante a sua tragetória no esporte chegou a ficar parado por 2 anos, após ter sofrido um acidente que quebrou o tornozelo. O atleta ainda tem que conciliar a vida de trabalhador, pai de família e atleta, já que cria sozinho o filho Jeferson. O mesmo disse "o esporte é um divertimento, uma forma de desestressar do dia-dia do meu trabalho. Faço investimento na bike e nas corridas porque amo o que pratico, e agradeço a todos que me apoiam".

Outro atleta, é Ricardo Mosquim (Tangará da Serra) que foi o primeiro atleta de MT a conquistar um título nacional em 2003, na prova de resistência categoria Júnior. Mosquim competiu em Portugal durante seis temporadas. Esse ano, ele almeja o título brasileiro do Cross Country Olímpico, pelo brasileiro e também pelo Ranking Nacional na categoria Sub-30.

Também destacamos Willian Pecego (Barra do Graças) que se prepara para competir pelo título de campeão no Pan-americano de Cross Country na categoria Sub-23. O atleta ganhou o título de campeão da Copa Internacional de MTB no ano de 2012 na Categoria Júnior, e Campeão do ranking brasileiro e Vice-campeão brasileiro em 2010.

Tomam parte da delegação sinopense os atletas Daniel Pianovski, Celso de Oliveira Sousa, Wagner Pericin, Mateus Rene Pericin, Juciê Vieira de Oliveira e Juliano Rockenbach.


REPORTAGEM: Fernanda Alves.                           FOTOS: Arquivo Pessoal dos atletas.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

RESULTADO: 1ª Etapa do GP Sinop de Ciclismo

O GP Sinop de Ciclismo teve a sua 1ª Etapa no último domingo dia 23/02 às 08:00 horas na Rodovia dos Pioneiros, no município de Sinop/MT.

O evento organizado pela Associação Sinop de Ciclismo foi um sucesso, muito bem organizado, e contou com o apoio da Guarda de Trânsito, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Esportes, além da colaboraão ímpar dos atletas amantes do esporte.

É importante ressaltar que a nova gestão da Associação Sinop de Ciclismo, sob os cuidados do Presidente Vinicíus Gasques está de parabéns, considero que atendeu as expectativas dos atletas e de seus familiares, quem participou ou assistiu a corrida pode confirmar essas observações.

A primeira etapa do campeonato foi bem disputado, na categoria Elite Masculino o 1° lugar ficou com Pablo Costa, seguido de Gabriel Henrique Marques, em 3° lugar Márcio Speed, na 4ª colocação Hilton Percinoto e em 5° lugar Marcelo Avanci, todos de Sinop.

Já na categoria Master, o campeão foi Elias Alves Rodrigues (Cuiabá), em 2° lugar Gerson Rosetto (Sorriso), em 3° lugar André Martins de Lima, na 4ª colocação Genilcio Rodrigues e em 5° lugar Edson Macarrão, ambos de Sinop.

Na categoria MTB de rua, o 1° lugar ficou com Cristian Suzin (Sorriso), seguido de Adriano da Silva (Sorriso), em 3° lugar Fábio Zilio (Sorriso), na 4ª colocação Marcos Antonio de Araujo (Sinop) e 5° lugar André.

A categoria Elite Feminino, a campeã foi Márcia, seguida de Sirlei, em 3º lugar Fernanda, todas de Sinop, em 4º lugar Karen (Alta Floresta) e na 5ª colocação Tay (Sinop).

Houve também as categorias Infantil, Infanto-juvenil, Juvenil e Open, porém o BLOG ficará devendo a classificação ou pódio dessas categorias, pois não sei o nome correto de todos os atletas, e evitando cometer algum erro prefiro não arriscar.

Gostaria de finalizar a reportagem parabenizando os organizadores do evento, a Associação Sinop de Ciclismo e seus parceiros, e também a participação dos atletas dos municípios de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Cuiabá e de Alta Floresta que prestigiaram o evento e colaboraram para o sucesso do mesmo.

E vamos que vamos pedalando galera, esse ano as competições prometem serem disputadíssimas.


REPORTAGEM: Fernanda Alves.

FOTOS: Arquivo da ASC e de Atletas.




quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Previsão de Provas do Ranking de Ciclismo e Cross Country Olímpico 2014

A direção da FMTC já tem tudo pronto para a temporada de 2014, no dia 1 e 2 de Março a cidade de Rondonópolis/MT recebe a etapa do Ranking Brasileiro de Cross Country. Tomam parte nesta etapa de abertura em Mato Grosso, que é a segunda prova do país, cerca de 90 atletas das principais cidades de Mato Grosso.

No dia 09/03 os atletas da modalidade do Ciclismo Olímpico competem em Campo Grande/MS, em uma grande prova ciclística nacional os atletas de MT viajam para buscar ao menos os 5 primeiros lugares, principalmente nas categorias de base.

Um dos atletas com maiores chances de vitória é Renan Miqueleti de Rosário Oeste, que compete na categoria Juvenil, e obteve o vice-campeonato nacional na categoria Infanto-juvenil no ano passado. Outro destaque é Daniel Moretti de Cuiabá, atual campeão nacional da categoria Sub-30. Outra destaque é Kamyla Martins de Tangará da Serra que detêm o título de Campeã na Volta de São Paulo do Futuro 2014.

Já no dia 16/03 acontece em Barão de Melgaço, a abertura da temporada de ciclismo em Mato Grosso. O Prefeito Ribeiro colocou a competição nos festejos oficiais da Prefeitura, que faz aniversário dando total suporte a competição. Manoel Lima, que esteve ontem em Barão de Melgaço, avalia como positivo este começo de temporada. A largada acontecera às 8 horas da manhã na Praça central de Barão, indo até a ponte do Rio Aricá e voltando ao ponto de partida, com um percurso de 110 KM.

Os atletas estão em plena forma, o ciclismo regional é destaque em nível nacional. Mato Grosso é celeiro também na formação de atletas de ponta, nas modalidades do Ciclismo Olímpico e Cross Country Olímpico. Hoje mais de um terço das Bolsas Atletas são conquistadas pelos atletas do esporte do pedal. Existe o caso de uma família ter 10 atletas e todos serem bolsistas. Também o caso de uma cidade do norte de Mato Grosso, onde os cinco ciclistas já serem todos com direito ao programa, finaliza Lima.

Maiores informações pelo e-mail: fmtcmtb@gmail.com e telefone: (65) 9284-8833.


REPORTAGEM: Federação Matogrossense de Ciclismo.          FOTOS: Arquivo da FTMC.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Willian Pecego treina fora do país para representar o MTB Matogrossense


O atleta Willian Renatto Pecego, de 19 anos, da cidade de Barra do Garcas/MT, do Mountain Bike - MTB XCO na categoria Sub 23, treina fora do país em busca de novas conquistas, e também para melhor representar o Mato Grosso e sua cidade.

Abaixo segue a entrevista na íntegra concedida pelo atleta Willian Pecego que é uma das promessas no MTB XCO do nosso estado.

ENTREVISTA

1.BLOG da Fer: Conte um pouco da sua trajetória no MTB.
Willian Pecego: "Comecei a conhecer o mundo do MTB no fim de 2008, e competi pela primeira vez. Isso era só curtição, mais logo a frente comecei a gostar e vim a treinar, assim até hoje estou no esporte e cada vez mais focado e atrás dos meus objetivos."

2.BLOG da Fer: Porque escolheu o MTB e quem o incentivou?
Willian Pecego: "Meus maiores incentivadores e apoiadores são meus pais e meus familiares. Agradeco à Deus por ter eles sempre ao meu lado, porque sabemos que o MTB no Brasil não é valorizado, mas traz muitos gastos. Porém mesmo assim, meus pais sempre estão fazendo de tudo para eu melhor."

3.BLOG da Fer: Comente como está sendo a sua rotina de treinamentos e alimentação.
Willian Pecego: "Minha rotina de treinamento está sendo muito pesada pelo motivo de estar na categoria Sub 23, que considero quase a mesma coisa que a Elite. Para que eu tenha resultatos expressivos preciso me adaptar a essa nova rotina de passar horas e horas em cima de uma bike, fora os outros trabalhos de fortalecimento e equilíbrio. Minha alimentação não é muito diferente de uma pessoa normal, a única coisa que muda é a quantidade, por causa dos gastos calóricos que perco durante os treinos."

4.BLOG da Fer: A nível estadual você é considerado um dos melhores atletas no MTB, como você vê isso?
Willian Pecego: "Vejo isso muito satisfatório, porque há 5 anos estou nessa luta para conseguir ser considerado um dos melhores do estado, porém com muita força de vontade e fé, estou conseguindo passar pelas dificuldades expostas, pela falta de reconhecido dos governantes em nos apoiar. Ex: A não liberação da Bolsa Atleta."

5.BLOG da Fer: Qual foi a vitória mais marcante de sua carreira?
Willian Pecego: "A vitória mais marcante para mim, foi o título de campeão da Copa Internacional de MTB no ano de 2012 na Categoria Júnior. Essa conquista mexeu muito comigo pelo motivo de ter tantos corredores fortes e com apoio bem maior que o meu. Foi uma vitória que só acreditei quando estava no pódio, foi uma emoção muito grande, sempre lutei para chegar lá e ganhar, mais na hora você fica sem palavras e cai as lágrimas. Assim, sendo o único matogrossense a ser Campeão me motivo mais ainda, e também pelos títulos de Campeão do ranking brasileiro e Vice-campeão brasileiro de 2010."

6.BLOG da Fer: Quais os seus objetivos para 2014?
Willian Pecego: "Eu sou muito realista comigo mesmo e com todos, por isso penso muito em falar em meus objetivos. Luto para estar no lugar mais alto do pódio, porém esse ano pré-olimpico está mexendo muito com todos. Por ser o mais novo de tempo de pedal da minha categoria é bem difícil, porém nunca desisto e espero estar sempre entre os melhores, e sei que um dia eu vou conseguir porque tô treinando duro e focado."

7.BLOG da Fer: Quais as dificuldade que enfrenta para se manter no esporte?
Willian Pecego: "São tantas dificuldades que se for lembrar, dá vontade de chorar e abandonar tudo. Uma das maiores dificuldades é a Bolsa Atleta que nunca sai. Já tem 3 anos que estou esperando receber, assim tenho que tirar tudo do bolso. Patrocínio no estado de Mato Grosso é muito difícil, tão difícil que nunca peguei um além dos meus pais. Temos que ficar mendingando para conseguir um tanque de gasolina para viajar e fora que tem viagens que gasta três tanques. Só tenho que agradecer os meus pais que nunca me abandonaram e não colocam dificuldade para ir em corrida e equipamento."

8.BLOG da Fer: Atualmente você está treinando fora do país?
Willian Pecego: "Estou fazendo uns treinos em altitude, para ver se consigo melhorar mais durante esse ano de 2014. Procurei fazer esses treinos em altura para que aumente mais o meu nível, porque sei que andar no Brasil sem esses treinos é dificil. E esse treinos pesados em altura aumenta naturalmente o nosso nível, estou sofrendo muito fisicamente com a altitude e o frio que são demais. Tem um parceiro que está me auxiliando e ajudando bastante a elevar meu ritmo."

9.BLOG da Fer: Você teve ou tem patrocinadores?
Willian Pecego: "O único apoio para essa viagem que estou fazendo fora os meus pais que me bancaram, é do Luis Alberto de GYN que me ajudou na parte da alimentacao. Mora em Barra do Garças e não tenho ajuda de um real se quer, para vocês verem o tanto que é difícil ser atleta nesse pais, mas vou lutar sempre e desistir jamais."


REPORTAGEM: Fernanda Alves.               FOTOS: Arquivo pessoal do atleta.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

ACT enfrenta dificuldades para apoiar seus atletas

A ACT - Associação de Ciclismo Tangaraense está enfrentando muitas dificuldades para apoiar seus atletas, isso devido à falta de apoio financeiro (patrocinadores ou colaboradores) que invistem no ciclismo.

Considero que quando falamos no ciclismo de Tangará da Serra/MT, estamos comentando sobre o ciclismo de base do estado de Mato Grosso, algo que merece respeito e o mínimo de consideração ao que se refere a investimento financeiro do setor público e privado.

Além disso, gostaria de reforçar que vários atletas do estado de MT de diversas modalidades, e principalmente do ciclismo estão sem receber o repasse da Bolsa Atleta. Se não me falhe a memória, o Governo Estadual ainda está liberando parcelas dos meses de 2010, e faltam o repasse das parcelas dos anos de 2011 e 2012.

É notório que em nosso país quem tem voz e vez é o futebol, não sou contra esse esporte, até gosto, mas sei que não podemos privilegiar apenas um esporte, até porque são trilhões de atletas em diversas áreas nos representando e que também precisam de incentivo.

Os atletas ganham o incentivo da Bolsa Atleta seja estadual ou federal porque estão entre os primeiros do ranking, deixam de participar de momentos em família e com amigos para treinar, participar de competições, enfim, deixam a vida que possuem para representar sua cidade e estado, além de a maioria retirar do bolso os custos com o esporte.

Atualmente a Associação de Ciclismo Tangaraense não possui apoio financeiro para ajudar seus atletas à continuar seus treinamentos e participar de competições em 2014. Reforço que os títulos nacionais conquistados pelos ciclistas dessa associação nos últimos três anos não foram suficientes para mostrar a seriedade do projeto social.

O preseidente da ACT, José Abdo comentou que no ano de 2013 seus ciclistas de 12 a 16 anos, ao invés de se dedicarem exclusivamente aos treinos e estudos, tiveram que pedir ajuda aos empresários locais para poderem viajar para as 16 competições do ranking nacional.

José Abdo ainda desabafou: "Conquistamos títulos importantíssimos no ciclismo e pelo que estamos vendo ninguém liga, ninguém dá valor. Infelizmente vivemos uma cultura medíocre onde só o futebol tem valor no Brasil, e é só para esta modalidade que vemos investimentos de grande porte. Para as demais modalidades olímpicas só sobram migalhas."

Considerando que se não houvesse o atraso no pagamento da Bolsa Atleta concedida pelo Governo estadual, os atletas matogrossenses contemplados com esse benefício entre os anos de 2010 à 2012, poderiam trilhar novos objetivos e conquistas a nível brasileiro.

É obvio que a falta de apoio e de patrocínios no ciclismo, junto à falta de repasse da Bolsa Atleta Estadual, prejudica o treinamento dos atletas da ACT como de outros ciclistas do estado, algo que diretamente implicará na não participação em provas do ranking brasileiro.

Reforço o quanto fico preocupada com o possível encerramento dos trabalhos da ACT, pelo desânimo que açola o presidente José Abdo e seus atletas, principalmente por estes serem exemplo e futuro do ciclismo de base.


REPORTAGEM: Fernanda Alves.                            FOTOS: José Abdo / ACT.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

A ciclista matogrossense Lucineide Sales inicia o ano em alto nível

A ciclista Lucineide Sales de Cuiabá/MT participou no último fim de semana de duas corridas na cidade de Macapá no estado de Amapá.

Lucineide tem 34 anos, compete na Categoria Elite, não tem patrocínio e nem equipe, mas está correnda atrás de seus objetivos e buscando representar o estado do Mato Grosso.

Em conversa com o Blog da Fer, Lucineide comentou: "Particepei de duas provas em Macapá, uma de speed valendo pontos para o ranking, onde consegui o 4º lugar, e no mountain bike aberto mais não é válido para o ranking, consegui o 3º lugar."

Provas válida pelo ranking, a atleta participou até o momento da XXXVI Corrida ciclística António Assmar que valeu 80 pontos, a próxima será no dia 16 de fevereiro, a VIII Corrida Cidade de Macapá, onde caso ganhe conseguirá somar 80 pontos no ranking em sua categoria.

Lucineide disse que sua expectativa para a próxima corrida é uma só, quer chegar no local, andar bem e pegar pódio. E para esse ano, o seu objetivo é ficar pelo menos entre as três primeiras do ranking de 2014.

Pela falta de apoio, patrocínios e a ausência da Bolsa Atleta aos atletas, a ciclista enfrenta também essa dificuldade para participar das competições, infelizmente ela está mantendo todos os custos do seu bolso.

O Blog da Fer Alvees deseja sucesso e muitas vitórias a atleta!


REPORTAGEM: Fernanda Alves.

FOTOS: Arquivo pessoal da atleta.