quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Willian Pecego treina fora do país para representar o MTB Matogrossense


O atleta Willian Renatto Pecego, de 19 anos, da cidade de Barra do Garcas/MT, do Mountain Bike - MTB XCO na categoria Sub 23, treina fora do país em busca de novas conquistas, e também para melhor representar o Mato Grosso e sua cidade.

Abaixo segue a entrevista na íntegra concedida pelo atleta Willian Pecego que é uma das promessas no MTB XCO do nosso estado.

ENTREVISTA

1.BLOG da Fer: Conte um pouco da sua trajetória no MTB.
Willian Pecego: "Comecei a conhecer o mundo do MTB no fim de 2008, e competi pela primeira vez. Isso era só curtição, mais logo a frente comecei a gostar e vim a treinar, assim até hoje estou no esporte e cada vez mais focado e atrás dos meus objetivos."

2.BLOG da Fer: Porque escolheu o MTB e quem o incentivou?
Willian Pecego: "Meus maiores incentivadores e apoiadores são meus pais e meus familiares. Agradeco à Deus por ter eles sempre ao meu lado, porque sabemos que o MTB no Brasil não é valorizado, mas traz muitos gastos. Porém mesmo assim, meus pais sempre estão fazendo de tudo para eu melhor."

3.BLOG da Fer: Comente como está sendo a sua rotina de treinamentos e alimentação.
Willian Pecego: "Minha rotina de treinamento está sendo muito pesada pelo motivo de estar na categoria Sub 23, que considero quase a mesma coisa que a Elite. Para que eu tenha resultatos expressivos preciso me adaptar a essa nova rotina de passar horas e horas em cima de uma bike, fora os outros trabalhos de fortalecimento e equilíbrio. Minha alimentação não é muito diferente de uma pessoa normal, a única coisa que muda é a quantidade, por causa dos gastos calóricos que perco durante os treinos."

4.BLOG da Fer: A nível estadual você é considerado um dos melhores atletas no MTB, como você vê isso?
Willian Pecego: "Vejo isso muito satisfatório, porque há 5 anos estou nessa luta para conseguir ser considerado um dos melhores do estado, porém com muita força de vontade e fé, estou conseguindo passar pelas dificuldades expostas, pela falta de reconhecido dos governantes em nos apoiar. Ex: A não liberação da Bolsa Atleta."

5.BLOG da Fer: Qual foi a vitória mais marcante de sua carreira?
Willian Pecego: "A vitória mais marcante para mim, foi o título de campeão da Copa Internacional de MTB no ano de 2012 na Categoria Júnior. Essa conquista mexeu muito comigo pelo motivo de ter tantos corredores fortes e com apoio bem maior que o meu. Foi uma vitória que só acreditei quando estava no pódio, foi uma emoção muito grande, sempre lutei para chegar lá e ganhar, mais na hora você fica sem palavras e cai as lágrimas. Assim, sendo o único matogrossense a ser Campeão me motivo mais ainda, e também pelos títulos de Campeão do ranking brasileiro e Vice-campeão brasileiro de 2010."

6.BLOG da Fer: Quais os seus objetivos para 2014?
Willian Pecego: "Eu sou muito realista comigo mesmo e com todos, por isso penso muito em falar em meus objetivos. Luto para estar no lugar mais alto do pódio, porém esse ano pré-olimpico está mexendo muito com todos. Por ser o mais novo de tempo de pedal da minha categoria é bem difícil, porém nunca desisto e espero estar sempre entre os melhores, e sei que um dia eu vou conseguir porque tô treinando duro e focado."

7.BLOG da Fer: Quais as dificuldade que enfrenta para se manter no esporte?
Willian Pecego: "São tantas dificuldades que se for lembrar, dá vontade de chorar e abandonar tudo. Uma das maiores dificuldades é a Bolsa Atleta que nunca sai. Já tem 3 anos que estou esperando receber, assim tenho que tirar tudo do bolso. Patrocínio no estado de Mato Grosso é muito difícil, tão difícil que nunca peguei um além dos meus pais. Temos que ficar mendingando para conseguir um tanque de gasolina para viajar e fora que tem viagens que gasta três tanques. Só tenho que agradecer os meus pais que nunca me abandonaram e não colocam dificuldade para ir em corrida e equipamento."

8.BLOG da Fer: Atualmente você está treinando fora do país?
Willian Pecego: "Estou fazendo uns treinos em altitude, para ver se consigo melhorar mais durante esse ano de 2014. Procurei fazer esses treinos em altura para que aumente mais o meu nível, porque sei que andar no Brasil sem esses treinos é dificil. E esse treinos pesados em altura aumenta naturalmente o nosso nível, estou sofrendo muito fisicamente com a altitude e o frio que são demais. Tem um parceiro que está me auxiliando e ajudando bastante a elevar meu ritmo."

9.BLOG da Fer: Você teve ou tem patrocinadores?
Willian Pecego: "O único apoio para essa viagem que estou fazendo fora os meus pais que me bancaram, é do Luis Alberto de GYN que me ajudou na parte da alimentacao. Mora em Barra do Garças e não tenho ajuda de um real se quer, para vocês verem o tanto que é difícil ser atleta nesse pais, mas vou lutar sempre e desistir jamais."


REPORTAGEM: Fernanda Alves.               FOTOS: Arquivo pessoal do atleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário