quinta-feira, 6 de junho de 2013

Do ciclismo ao Triathlon com Wilson Carlos

O atleta do município de Sinop, Wilson Carlos da Silva de 38 anos, natural de Corumbá/MS, concedeu entrevista ao Blog relatando um pouco da sua história, suas expectativas, e quais os desafios e objetivos para ano de 2013.

ENTREVISTA

BLOG: Quando começou no Triathlon?
WILSON: Comecei no triathlon em junho de 2011, na época eu já tinha uma boa base de ciclismo, resultado de anos de treinamento e já havia tentando conciliar as modalidades, mas nunca havia conseguido juntar as três. A motivação pra competir a primeira vez veio em junho de 2011, ao ficar sabendo que haveria uma prova em Cuiabá, o 3º Sprint Triathlon da PM, treinei apenas a corrida e a bike, fui para a prova pagando pra ver o que iria rolar, de 65 atletas consegui cruzar a linha em 11º lugar, pra mim foi como ganhar a prova.

BLOG: Porque iniciou a fazer essa modalidade de esporte?
WILSON: Iniciei porque já tinha vontade de começar há muito tempo, desde a primeira vez que assisti um video sobre o Ironman do Havaí, disse a mim mesmo que queria ter um estilo de vida igual ao daquelas pessoas.

BLOG: O que o Triathlon é para você?
WILSON: O triathlon pra mim é mais do que um esporte de nadar, pedalar e correr. É um estilo de vida, onde experimentamos a superação a cada sessão de treino, não me vejo mais sem o Triathlon na minha rotina de vida diária, ele me motiva a encarar desafios e vôos cada vez mais altos.

BLOG: Qual foi a sua colocação na última competição?
WILSON: Nessa minha última competição do Sprint Triathlon da Polícia Militar de MT, fiz quarto lugar na colocação geral.. Considero que foi a prova mais dura até hoje, pelo fato de ter superado dois ex-campeões dessa prova, referências no triathlon matogrossense, ambos são atletas muito fortes e experientes. 

BLOG: Comente sobre essa última corrida.
WILSON: Antes da largada, procurei me alinhar próximo aos melhores nadadores, para evitar ser ''encaixotado'' até que a primeira bóia passasse, não tive sucesso e acabei me embolando entre os 65 atletas que competiram a prova. Consegui nadar forte e sair do meio onde estava a grande maioria dos atletas, e nadei no ritmo que havia treinado para a prova, fui o sexto atleta a sair da água. Fui para a bike, pedalando sozinho (na verdade, tive um atleta que veio de carona comigo, mas não tive ajuda no revezamento), com isso, saí da sexta colocação e assumi a terceira, sendo ultrapassado faltando apenas um volta e meia para o término dos 20km ciclismo. Parti para a corrida sendo o quarto, assumi a terceira posição novamente e faltando exatos 800m, fui ultrapassado pelo terceiro colocado, que chegou a 9s na minha frente. Prova muito dura, mas fiquei satisfeito com o resultado.

BLOG: Como é sua rotina de treinamentos?
WILSON: Consiste em seis dias da semana, sendo que a bike e a natação são diários, a corrida apenas 3 vezes durante a semana, em dias intercalados. Treino uma média de 12 a 14 horas semanais, acordando todos os dias (exceto domingos), as 4h40min da manha. Utilizo a hora do almoço para natação e também aos sábados. Eu sempre tento pedalar com os ciclistas de Sinop, isso me força a pedalar mais forte, porque vários deles estão entre os melhores do estado, isso me motiva a tentar ir no mesmo ritmo deles.

BLOG: Expectativa para o Duathlon em Sinop no final desse mês?
WILSON: Quero brigar pelo top 3 no pódio, não vai ser fácil, porque temos 5 atletas num excelente preparo físico que também virão pra cá com o mesmo objetivo, sendo que desses cinco, três já foram campeões de edições do Triathlon da PM em Cuiabá. Será um terreno desconhecido para todos nós, porque ninguém até hoje no MT (que eu saiba), já competiu em Duathlons. Fiz um simulado com um amigo triatleta (Fábio Zilio de Sorrriso-MT ) semana retrasada nas mesmas distâncias e no mesmo horário da prova, se conseguir reproduzir na prova o mesmo desempenho do simulado, tenho boas chances de fazer Top 3 na prova. Portanto, só posso dizer que será uma prova muita dura com duração em torno de uma hora. Será necessário fazer força da largada até a chegada!

BLOG: Quais os seus objetivos para 2013?
WILSON: Quero ir em condições de brigar pela vitória na minha faixa etária na etapa da Copa Brasil de Sprint Triathlon em Cuiabá que será no dia 25 de agosto. Quero baixar todos os meus tempos em corridas de rua nesse ano, já corri duas e alcancei esse objetivo, ainda tenho os Jogos Olímpicos de Sinop esse ano para melhorar os meus tempos nos 5mil e 10 mil metros em pista (atletismo).

BLOG: Quais os seus incentivadores? E apoio ou patrocinador, possui?
WILSON: Incentivadores são minha familia, a esposa Susane e nosso filho André, quando eles estão presentes em provas que participo, sempre me motivo a ir mais forte, o que me melhora em muito o meu resultado. Meu Apoiador Oficial desde Agosto 2012 é o Pica Pau Sports. A Daniela Gasquez, o Vinicius Gasquez e a Aryelle Ricci abriram as portas para que eu treinasse natação por lá e desde então em todas as provas que participo, faço questão de "vestir a camisa deles".

BLOG: Quais os seus agradecimentos?
WILSON: Agradeço à minha esposa e filho já citados, os amigos que sempre torcem pelo meu sucesso, e ao Pica Pau Sports por acreditarem no meu potencial enquanto atleta.

Um comentário: