sábado, 21 de abril de 2012

Filtro Solar: você utiliza?


Após ter lido algumas reportagens médicas sobre a necessidade do uso diário de protetor solar, achei interessante postar algumas dicas para os atletas de plantão.

É importante frizar, que tanto os atletas amadores ou profissionais das mais diversas modalidades na prática de exercícios físicos ao ar livre devem fazer uma alimentação balanceada e hidratação intensa quando se expõem ao sol.
A falta de cuidados básicos com a pele podem prejudicar a saúde dos atletas, pois a exposição prolongada ao sol podem causar o envelhecimento da pele, com o aparecimento de manchas, rugas, flacidez e risco de câncer de pele.
A incidência dos raios prejudiciais à pele está relacionada à claridade, e não necessariamente ao sol forte, assim, independente da atividade física estar sendo realizada em dias ensolarados, frios, nublados ou dentro da academia, a proteção com o filtro solar deve ser diária.
Lembrando que os locais mais vulneráveis a exposição direta dos raios solares são: pescoço, face, dorso das mãos e braços, e nessas regiões o uso de filtro solar é indispensável.
A visão também é prejudicada pela exposição prolongada aos raios ultravioletas, alguns dos sintomas que podem aparecer após a prática de exercícios físicos sem proteção são: sensação de corpo estranho nos olhos, dores e irritação ocular. Assim, devemos usar modelos grandes de óculos que possam cobrir olhos, pálpebras e têmporas, protegendo da luz lateral.

Algumas Dicas:
*Usar roupas leves e confortáveis durante atividades físicas, roupas que permitam a transpiração e acessórios como o boné qua ajudam na proteção. É necessário trocar a roupa logo após o término da atividade, evitando permanecer com a roupa molhada;
*O calçado deve ser confortável e apropriado para o tipo de pisada da pessoa, adequado também ao tipo do terreno de treino;
*Utilizar óculos com proteção de raios ultra violetas;
*Nunca treinar sem estar bem alimentado e hidratado, lembrando que a alimentação deve ser leve e feita no máximo 30 minutos antes da atividade;
*Os atletas devem priorizar protetores que apresentem proteção tanto UVA quanto UVB (raios ultravioletas A e B), valores medidos pelo FPS e pelo PPD, e a quantidade deve ser generosa, com aplicação no mínimo 20 minutos antes da atividade e reaplicação frequente;
*Antes de qualquer treino ou atividade física é importante uma avaliação médica e depois acompanhamento profissional de um Educador Físico, pois um planejamento individualizado e programação coerente, faz com que o corpo reaja melhor aos estímulos e os resultados são rapidamente notados.

Um comentário:

  1. Wilson Carlos da Silva21 de abril de 2012 às 15:09

    Isso aí..e como disse o sujeito que o Pedro Bial imitou: 'wear sun cream' ou em português: Use protetor solar!!

    ResponderExcluir