sábado, 13 de dezembro de 2014

Do Brasil para a Europa, com Rafael Andriato

O Blog da Fer Alvees fecha o ano de 2014 com uma excelente entrevista com o ciclista Pró-Tour Rafael Andriato, que representa o ciclismo brasileiro a nível internacional.

O atleta tem 27 anos, natural de São Paulo/SP, mas se considera Paranaense de coração, atleta representando a equipe NERI SOTTOLI - ALÈ.

ENTREVISTA

1. BLOG da Fer Alvees: Conte um pouco da sua trajetória no Ciclismo, como foi seu primeiro contato com a bike até o lugar que está atualmente.
Rafael Andriato: Conheci o ciclismo através de meu Pai, que é ciclista, então já conheci a bicicleta desde o meu nascimento. hehehe. Com 4 anos já tive minha primeira bicicleta e andava no quintal de casa o dia todo, chegava da escola e já pegava a bike e ficava ‘’brincando’’ a tarde toda, foi assim até os 9 anos de idade, quando meu pai me presenteou com uma MTB, 21 marchas com suspensão etc... Lembro que a bike era bem grande pra mim, hehehe, mas fiquei feliz da mesma forma, então ele me levou para uma competição em Presidente Prudente/SP, e corri na categoria infanto-juvenil de 12 a 14 anos, e eu tinha quase 10, e cheguei em segundo lugar nesta corrida, foi onde tudo começou. No ano seguinte corri várias provas em Maringá e região, e fui campeão Paranaense infantil, e a cada ano que passava me apaixonava cada vez mais pelo ciclismo adorava treinar e competir, com 14 anos passei a integrar o Clube Maringaense de Ciclismo, e onde comecei a levar mais a sério o ciclismo. Com 17 anos passei para a equipe de Criciúma/SC e no ano de 2005 fui campeão brasileiro de estrada Júnior, em 2006 em meu primeiro ano na categoria elite, passei a integrar a equipe Memorial Santos, onde competi por 2 temporadas, e foi no ano de 2007 o meu trampolim para a Europa, ano que venci 6 provas internacionais entre elas a Clássica 9 de Julho e terminei o ano como Campeão do Ranking Nacional Elite, com apenas 20 anos, foi onde Luciano Pagliarini me convidou para competir na Itália categoria Dilletanti, eu não pensei 2 vezes, e em janeiro de 2008 dei um até logo para familiares e amigos, e embarquei em busca de meu maior sonho, competir profissionalmente na Europa, foram 4 anos de muito aprendizado na categoria Dilletanti, conquistei 12 vitórias no total, e em 2012 passei a integrar a equipe profissional Italiana Farnese Vini-Selle Itália!
2. BLOG da Fer Alvees: O que lhe atraiu ou porque escolheu o ciclismo?
Rafael Andriato: O que me atraiu ao ciclismo foi o meu Pai (Antonio Andriato), que sempre treinou e competiu desde os seus 20 anos de idade, então desde pequenininho ele me levava para assistir as suas competições na cidade de Maringá/PR e região, ver meu pai competir e vencer as provas na categoria de 30 a 40 anos me dava muita emoção vê-lo feliz e contente no lugar mais alto do pódio! Tentei outras modalidades na minha infância, como futebol e vôlei, mas não levava muito jeito pra coisa, hehehe.

3. BLOG da Fer Alvees: Recebeu incentivo da família ou teve alguém em especial que o apoiou nessa caminhada?
Rafael Andriato: Graças a Deus desde o meu início no ciclismo sempre fui muito incentivado, no inicio muito pelo meu Pai, mas também por toda minha família, amigos, pelos vários técnicos que tive e hoje também recebo total apoio e incentivo de minha Esposa.
4. BLOG da Fer Alvees: Você teve dificuldades para se manter no ciclismo? E quando começou a ter retorno de patrocinadores?
Rafael Andriato: Tive muito investimento do Meu PAItrocinio, meu Pai pagava todas as minhas despesas com viagens e manutenção da bicicleta do meu início no ciclismo em 1997 até 2001 onde corria Avulso, em 2002 passei a integrar o Clube Maringaense de Ciclismo, onde pagavam minhas despesas de viagens, e também recebia um pequeno salário por mês!

5. BLOG da Fer Alvees: Como definiria o que o Ciclismo representa para você?
Rafael Andriato: Muito mais do que somente uma profissão, sem duvidas é meu estilo de vida, ficar sem pedalar pra mim é um sofrimento! Por exemplo, neste mês de novembro, dia 10 fiz uma cirurgia no nariz (desvio do septo nasal) e o médico me proibiu de fazer qualquer tipo de esforço e atividade física por pelo menos 25 dias após a cirurgia, para não atrapalhar a cicatrização e evitar possíveis sangramentos, e isso pra mim foi difícil demais, depois de 10 dias eu já queria pegar a bicicleta e sair pra treinar na estrada, hehehe.

6. BLOG da Fer Alvees: Em sua primeira competição você imaginava conquistar tudo o que já conquistou?
Rafael Andriato: Na primeira competição não, tudo foi acontecendo muito naturalmente, mas foi na categoria Junior que comecei a cultivar mais o sonho de competir na Europa!

7. BLOG da Fer Alvees: Quais os seus principais títulos em âmbito nacional e internacional?
Rafael Andriato: Bi- Campeão Brasileiro de Estrada Juvenil 2003 e Junior em 2005; Campeão da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho 2007; Campeão da 4ª e 10ª Etapa da Volta Ciclística de São Paulo 2007; Campeão Memorial Fratelli Gandolfi, Itália 2008; Campeão Memorial Benfenati, Itália 2008; Campeão GP di Roncoleva, Itália 2008; Campeão Memorial Fratelli Gandolfi, Itália 2009; Campeão Giro Del Veneto, Itália 2009; Campeão Gp Ezio del Rosso, Itália 2010; Campeão do GP Medaglia d'Oro Frare De Nardi, Itália 2010; Campeão do GP Industri del Marmo, Itália 2011; Campeão Trofeo Petroli Firenze, Itália 2011; Campeão 2ª Etapa Tour do Rio, Brasil 2011; Campeão Trofeo Citta di Lastra Signa, Itália 2011; Campeão Coppa Festa in Fiera San Salvatore, Itália 2011; Campeão Châteauroux Classic de L’Indre Trophée Fenioux, França 2012; Campeão na Jurmala Grand Prix; Lettonia 2012; Campeão da 2ª Etapa do Tour do Rio, Brasil 2013; Campeão Brasileiro de Pista na prova Scratch 2013; Campeão geral de Metas Volantes do GIRO D'ITALIA, 2013; Vencedor do Prêmio Fuga Pinarello do GIRO D'ITALIA, 2013; Campeão da 8ª Etapa da Vuelta a Venezuela, 2014; Campeão da 2ª Etapa do Tour do Rio, 2014; Campeão da 5ª Etapa do Tour do Rio, 2014; Campeão da 6ª Etapa do Tour do Rio, 2014;

8. BLOG da Fer Alvees: Qual foi a sensação de ter ganhado em 2010, 2013 e 2014 o Prêmio Brasil Olímpico na modalidade de ciclismo de estrada?
Rafael Andriato: Esta foi uma temporada onde conquistei 4 vitórias, 3 no Tour do Rio, uma na Venezuela, e uma variedade de bons resultados entre os 10 primeiros, sem dúvida, aquela vitória em território Europeu que busquei durante todo o ano não veio, mas ser reconhecido pela terceira vez o melhor do Brasil na minha modalidade é muito gratificante, isso me deu ainda mais motivação em busca de resultados ainda mais expressivos em 2015.

9. BLOG da Fer Alvees: Atualmente você está sendo considerado um dos ícones brasileiro na modalidade a nível internacional, como analisa isso?
Rafael Andriato: Analiso como uma forma positiva, pois sabendo que aqui no Brasil tem várias pessoas que acompanham os meus resultados e conhecem a minha trajetória, me dá ainda mais motivação para buscar as vitórias. 

10. BLOG da Fer Alvees: Qual foi a sensação de ter participado em sua primeira vez do Giro d'Itália?
Rafael Andriato: Foram 21 etapas, e 3500 km... Onde parecia que meu técnico queria me “testar’, ver o meu limite, e assim durante todo o Giro d’Itália corri como gregário, puxei o pelotão, embalei os velocistas, buscava no carro de apoio água e comida para meus companheiros de equipe, e mesmo fazendo todas essas coisas que normalmente não faço,  ainda fiz parte de 2 fugas, na 5ª e 13ªetapa, o que me deu o primeiro lugar geral de metas volantes, e o primeiro lugar como o ciclista que andou mais quilômetros escapado, foram 365 km. Um Giro d’Itália sem dúvidas muito sofrido, mas que me deu muita experiência e 2 prêmios inéditos para o Brasil.

11. BLOG da Fer Alvees: Acompanhando sua carreira, considero que 2014 foi um ano que você obteve diversas conquistas, tanto na vida pessoal como profissional. Como analisa esse ano e o que planeja para 2015?
Rafael Andriato: Com certeza foi um ano positivo, venci 3 etapas no Tour do Rio, e assim me tornei o maior vencedor de etapas da história dessa competição, 5 etapas no total. E uma vitória na 8ªetapa da difícil Vuelta a Venezuela, e por 2 vezes fui 4º lugar em provas importantes do calendário Profissional Italiano. E meu objetivo para 2015 é conquistar resultados ainda mais expressivos, na Europa e também na América do Sul, e assim ajudar o Brasil a conquistar o maior número de vagas para as olimpíadas do Rio 2016!

12. BLOG da Fer Alvees: Qual foi a corrida mais marcante em sua carreira? Porquê?
Rafael Andriato: Foi a minha vitória na Chateuroux Classic di l’indre em 2012! Esta é uma prova Clássica na França, onde é disputada no mês de Agosto, em pleno verão europeu, e neste dia, 19 de agosto, foram 200 km de prova com um forte calor de 45º, foi a corrida mais quente que fiz até hoje, a cada 10 km tínhamos que buscar água no carro da equipe, porque a água que estava na bicicleta esquentava muito rapidamente, mas no final da prova comecei a perceber que boa parte dos ciclistas estavam bem cansados devido ao calor, e eu que sempre gostei de competir no calor, estava me sentindo cheio de forças, e nos metros finais fiz um ótimo sprint, conquistando assim a vitória mais importante e emocionante até hoje! 

13. BLOG da Fer Alvees: Qual dica deixa para quem está iniciando no Ciclismo?
Rafael Andriato: Deixo uma frase do livro do Bernardinho, Transformando Suor em Ouro. ‘A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será consequência da boa preparação’.

14. BLOG da Fer Alvees: QUIZ rápido com o atleta.
Rafael Andriato: Ídolo: Ayrton Senna
Uma frase marcante: Ayrton Senna: No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.
O que é indispensável no treino: Água, barras energéticas e câmera de ar!
Estrada ou circuito: ESTRADA.
Calor ou frio: CALOR.
Pedalar travado ou girando: GIRANDO.

O Blog da Fer agradece Rafael Andriato por ter concedido essa entrevista, desde já, deseja um Feliz Natal e um 2015 repleto de realizações profissionais e pessoais.


REPORTAGEM: Fernanda Alves.                                      FOTOS: Arquivo pessoal do atleta.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Pontal do Araguaia sediará prova do ranking brasileiro de Cross Country Olímpico e Maratona

A cidade Pontal do Araguaia/MT que ficam cerca de 500 km de Cuiabá, sediará nos dias 29 e 30 de novembro duas competições nacional da modalidade do Mountain Bike.

Segundo a coordenação do evento já tem inscritos atletas do Ceará, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás e das principais cidades de Mato Grosso.

A direção da FMTC uniu as duas competições, visando otimizar os custos para os atletas, a organização das duas etapas é algo inédito.

A programação ficou assim, no sábado, Pontal do Araguaia sedia uma última etapa do Ranking Nacional de Cross Country Olímpico, e no domingo recebe os atletas para a etapa também nacional de Cross Country Maratona, para um percurso de 60 km, na MT 100, que liga Pontal a Torixoréu.
A disputa será acirradíssima pois os atletas buscam ficar entre os três melhores no Ranking Nacional e com isso acessar o Programa Bolsa Atleta nacional do governo.

Manoel Lima da FMTC disse que as provas vão ter mais de 260 atletas, dentre os melhores atletas de MT estarão: William Pecego (Barra do Garças) pela categoria Elite, Marcos Macrhy (Sorriso) na categoria Máster 40-44, Solange Macrhy (Sorriso) que lidera a categoria Máster Feminina a nível nacional, Roberth Brito (Barra do Garças) líder nacional na categoria Infanto-juvenil,  Robertony de Oliveira (Barra do Garças) e Marlon Ghisi (Várzea Grande) ambos da categoria Júnior.

O Blog da Fer Alvees deseja uma excelente competição a todos os atletas que irão participar do grandioso evento de mountain bike.


REPORTAGEM: Fernanda Alves.                                        FOTOS: Arquivo da FMTC.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

RESULTADO: XI GP Superprestigio de Ciclismo - Rosário Oeste

Segundo a Federação Mato-grossense de Ciclismo, o XI GP Superprestigio de Ciclismo que aconteceu nesse último domingo dia 23/11 em Rosário Oeste foi disputadíssimo com a participação de atletas de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Rondônia e das principais cidades de Mato Grosso, mediram forças nessa etapa do ranking brasileiro.

O Resultado ficou assim, Lucas Rebeque e Renan Miqueleti ambos de Rosário Oeste, fizeram uma prova a parte, liderando a competição de ponta a ponta. No bloco secundário a batalha foi intensa. Depois de 100 km, Rebeque e Miqueleti, foram os primeiros a cruzar a linha de chegada. No segundo bloco, com um forte Sprint, ficou assim os atletas da categoria Elite; Josias Serafim (Tangara da Serra), em 2º lugar, chegou o novato Paulo Ricardo também de Tangara, e na 3ª colocação entrou
Sidney Canela (Tangara da Serra), com esta posição Canela consegue pontos suficientes para adentrar ao Programa Bolsa Atleta do Governo de MT.
Na categoria Feminina, Lucineide Salles (Cuiabá), ganhou de Patricia Steyci (Acorizal), na linha de chegada, com um forte “sprint”. Já pela categoria Sub-30, o melhor foi Marcelo Menezes (Tangara da Serra), e na categoria Infanto-juvenil, o grande vencedor foi Daivyd Lima (Tangara da Serra).

Na categoria Juvenil, o destaque foi Renan Miqueleti. Na categoria Júnior, o melhor foi Lucas Rebeque. Na categoria Máster 30-34, o vencedor foi Francisco da Silva (Acorizal). Pela categoria Máster 35-39, o campeão foi Euclicio Pacheco (Rondônia), na Máster 40-44 o campeão foi Maurin S. Silva (Rondônia). Na categoria Máster 50-54, Elias Rodrigues (Cuiabá), foi o vencedor.

Com os resultados desta etapa nacional, mais oito atletas Mato-grossenses conseguiram pontos suficientes para acessaram o Programa Bolsa Atleta do Governo de Mato Grosso. Manoel Lima, dirigente da FMTC avalia como excelente a competição em todos os sentidos, a PM de Rosário Oeste deu todo suporte para a segurança dos atletas, a ambulância cedida pela Prefeitura de Rosário Oeste, não precisou ser usada e os atletas fizeram uma etapa extremante disputada. O ritmo de prova foi desgastante para alguns atletas menos preparados, outro fator positivo é a motivação dos ciclistas, para com o novo governo que se aproxima.

Segundo Manoel Lima a equipe de transição se organiza para quitar os cinco anos de atraso do Programa Bolsa Atleta, para o mês de Março de 2015. A dívida com só com os atletas do esporte do pedal, já passa dos três milhões e meio de reais. O potencial dos atletas mato-grossense é incontestável em todos os sentidos, o que nos falta é apoio e suporte, já temos um esboço da temporada de 2015, e a nossa meta é que o novo governo apoie um pouco mais o esporte do pedal, pois será um impar ano para o esporte nacional, onde teremos a definição de todas as seleções Olímpicas, finalizou.

REPORTAGEM: Fernanda Alves.                                FOTOS: Enedil Mendes.

sábado, 22 de novembro de 2014

1ª Pedalada na Natureza em Campo Novo dos Parecis/MT

No último final de semana, uma turma de ciclistas da cidade de Campo Novo dos Parecis/MT realizaram a 1ª Pedalada na Natureza, visitando a Aldeia Wazare com percurso de 70 km.

O evento ciclístico contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Novo dos Parecis, atletas de outras cidades também participaram, como de Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Juara, Barra do Garças e Juína.

O Blog da Fer em conversa com o atleta Sérgio Urel da Silva, vulgo "cachorrão Urel" ficou sabendo mais informações sobre a pedalada na Aldeia Wazare.

Sérgio disse que quando ficou sabendo do passeio, entrou em contato com João Ricardo da Secretaria de Turismo de Campo Novo, pediu apoio para a prefeitura arrumar um ônibus para buscar ciclistas em Cuiabá, como arrumaram o ônibus e o local, os ciclistas de Cuiabá e Varzea Grande levaram barraca e passamos a noite na secretaria.

Segundo Sérgio de Cuiabá foram vinte e nove ciclistas, e mais seis pessoas que foram conhecer a aldeia, pedalando em Campo Novo dos Parecis para a aldeia saiu setenta e cinco ciclistas.

O atleta Sérgio finalizou, dizendo que em maio de 2015 vai ter outro pedal para outra aldeia, e que esse fim de semana rico de cultura e de novas experiências só foi possível para os ciclistas de Cuiabá e Varzea Grande por conta do apoio da Prefeitura de Campo Novo dos Parecis que arrumou o ônibus e o local para ficarem, e o auxílio da Loja Hobby Bike que emprestou a carretinha para levar as bicicletas.

Parabéns a todos os ciclistas que participaram do passeio ciclístico, e principalmente aos organizadores pela excelente idéia e forma de interatividade.


REPORTAGEM: Fernanda Alves.                                      FOTOS: Silvia Schneiders.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Domingo tem GP Superprestigio de Ciclismo em Rosário Oeste

Nesse domingo, dia 23 de novembro haverá uma competição ciclística na cidade de Rosário Oeste/MT, o GP Superprestigio de Ciclismo Olímpico irá acontecer na Avenida Cel. Arthur Borges, em frente à Câmara Municipal a partir das 8:00 horas.

Rosário Oeste fica aproximadamente à 110 km da capital Cuiabá, como estamos chegando no final do ano, as disputas prometem entre as categorias por causa da pontuação no ranking.

Boa sorte aos atletas que irão participar desse grandioso evento ciclístico.


REPORTAGEM: Fernanda Alves.                          FOTO: Arquivo pessoal de atletas.

1º Desafio Audax de Ciclismo de Nova Mutum

Segundo o atleta Cesar Unitec em 12 de outubro de 2014 foi criado a Equipe Team Sparta de Ciclismo, na cidade de Nova Mutum - MT.

A equipe composta por Cesar Unitec, Emerson Oliveira, Jairo Fernandes, João Pedro Braga e Helivelton Maranhão, decidiram para marcar a inauguração da equipe, realizar o 1º Desafio Audax MT 300.

O desafio Audax MT 300 aconteceu em 9 horas e 18 min, os atletas pedalaram sem parar com apenas duas paradas de 25 minutos cada para reposição das energias.

Conforme relato, o desafio iniciou por volta das 22:20hs do dia 12/10 e terminaram às 8:40hs do dia 13/10. O percurso foi assim, saída do posto de gasolina em Diamantino, atravessaram a BR364 até o distrito de Deciolandia, desceram até o final da Serra dos Parecis que fica em Nova Marilândia na MT 480 a uns 40 km de Tangará da Serra, retornaram pela BR364 e finalizaram no posto Zulli.

Os atletas compartilharam essa experiência única, acompanhados por um carro de apoio devidamente sinalizado com um auxiliar, isso ajudou eles a completarem o percurso em segurança.

Cesar Unitec finalizou dizendo que "encaramos o frio e a imensa vontade de parar ao amanhecer, mas a cada minuto o objetivo ficava cada vez mais próximo, o companheirismo e espírito de equipe foi fundamental."

O Blog da Fer parabeniza os atletas pelo desafio, e incentiva outros atletas a se aventurarem em segurança no ciclismo.


REPORTAGEM: Fernanda Alves.                       FOTO: Arquivo pessoal dos atletas.

domingo, 16 de novembro de 2014

Ciclistas de MT participaram da final da disputa dos Jogos Escolares da Juventude 2014

Os ciclistas mato-grossenses Renan Miqueletti, Beatriz Kroetzler e Luiz Fernando da Rocha Gauer participaram representando o estado de Mato Grosso na final da seletiva dos Jogos Escolares da Juventude nas categorias A nos naipes masculinos e femininos.

A seletiva aconteceu na cidade de João Pessoa/PB para atletas de diversas modalidades, dentre elas estava o Ciclismo Olímpico.

Os ciclistas representaram Mato Grosso nesse grandioso e disputadíssimo evento nacional. Os atletas Renan Miqueletti (Rosário Oeste) e Beatriz Kroetzler (Tangará da Serra) já haviam participado e pontuado em outras edições, para Luiz Fernando Gauer (Sinop) foi a primeira participação no evento, porém esse ano foi muito concorrido e infelizmente nenhum dos atletas subiram no pódio entre os três primeiros lugares.

O Blog da Fer gostaria de parabenizar os atletas pelo esforço e dedicação no ciclismo, pois sabemos que o governo estadual não está investindo no esporte, muito menos liberando a Bolsa Atleta que deveria ser um direito garantido.


REPORTAGEM: Fernanda Alves.                                  FOTO: Site da CBC.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

1º Duathlon Sprint da PMMT - 3º CR - FMTTri

Nesse domingo dia 14 de setembro tem o 1º Duathlon Sprint da PMMT - 3º CR - FMTTri para atletas Federados e Não-federados.

Informações para filiação à Federação Mato-grossense de Triathlon - FMMTri com o presidente Coronel Celso (65) 9981-8851, e mais informações para a prova / percurso nos celulares (66) 9987-8045 ou 9682-4598.

No sábado dia 13 tem entrega de Kits e Congresso Técnico, no domingo tem o Duathlon sendo que a área de transição ficará aberto das 06:00 às 06:45 horas, a largada dos Não-federados inicia às 07:15 horas e para os Federados  15 minutos após o término da prova anterior.

Vamos lá pessoal prestigiar esse grandioso evento. Boa sorte aos atletas!!!

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Bike Fit: as principais dúvidas e seus benefícios com Marcelo Rocha

O Blog da Fer Alvees fez uma entrevista com o educador físico Marcelo Rocha, que explicou as principais dúvidas sobre Bike Fit e seus benefícios.

1. BLOG da Fer Alvees: Você já foi ciclista?
Marcelo Rocha: Minha história com a bicicleta começou aos 7 anos competindo no bicicross, mais tarde um pouco no MTB (modalidade que estava bem no início em Brasília, e na época era difícil acharmos trilhas e companheiros para os pedais), no ciclismo de estrada corri cerca de 10 anos na categoria Elite, cheguei a correr para um time no interior de São Paulo, correndo algumas Voltas como a de São Paulo e Santa Catarina, e ainda corri provas de triatlon de longa distância entre os anos de 2002 e 2005. Hoje em dia mantenho meus pedais, mas sem intuito de competir.

2. BLOG da Fer Alvees: Porque você escolheu o Bike fit? Começou com outro serviço e se interessou depois pelo fit?
Marcelo Rocha: O bike fit foi uma necessidade minha na verdade, percebi que as pessoas tinham pouca ou nenhuma informação sobre isso, e eu mesmo sempre tive dificuldades em encontrar o posicionamento neutro em cima da bicicleta. Então na faculdade de Educação Física eu comecei a pesquisar sobre o tema, e em 2002 viajei para fora para realizar o primeiro curso na área. Desde então já viajei 14 vezes para cursos nos Estados Unidos e Holanda, e não pretendo parar de investir nisso.

3. BLOG da Fer Alvees: Como você analisa o ciclismo de forma geral no país?
Marcelo Rocha: Tive oportunidade de trabalhar de perto com Equipes como a GARMIN e SKY, e vejo que a maior brecha que temos na verdade, não é só falta de estrutura (isso está claro), mas o comportamento dos atletas é um pouco diferente. Lá eu percebi que em geral eles estão mais abertos às orientações, tive a oportunidade de fazer o fit de alguns atletas da GARMIN junto de um amigo e também instrutor da RETUL, e os atletas nos tratam muito bem, são muito receptivos às nossas orientações. Acredito que daqui umas duas gerações, se conseguirmos começar um trabalho realmente pautado claro na observação da prática, mas principalmente com respaldo científico, nós poderemos melhorar e muito. Vide o exemplo da Colômbia.

4. BLOG da Fer Alvees: Com base nos seus atendimentos em seu estúdio, você conseguiria citar alguns os erros mais comuns dos ciclistas com relação a regulagem da Bike?
Marcelo Rocha: Os erros mais comuns estão normalmente: no ajuste dos tacos; escolha do formato adequado de selim; ajuste de nível e recuo de selim; ajuste de altura de selim; ajuste de alcance de guidão (tamanho e ângulo de mesa).

5. BLOG da Fer Alvees: Muitas pessoas vão no achismo para regular a bike, quais as consequências dessas regulagens inadequadas?
Marcelo Rocha: O que vejo em alguns casos é que as pessoas querem encontrar um padrão visual em cima da bicicleta, ou para o formato que o ciclista assume em cima dela, ou um padrão visual da própria bicicleta quando ele está fora dela. O guidão "tem"que estar assim ou de outro jeito, sua frente "tem"que se parecer com fulano e etc. Os riscos são diversos, esse tipo de senso comum desconsidera as características funcionais de cada ciclista: flexibilidade, forma de pedalar, forma como se senta no selim, objetivo da prática esportiva, etc. Não é difícil ver ciclistas em posição bastante fora da neutralidade, e com diversas queixas e lesões, pelo fato de terem seguido alguma regra ou padrão visual.

6. BLOG da Fer Alvees: Como é feito o Bike fit em seu estúdio: equipamentos usados, com a bike, sem a bike, tecnologia empregada na regulagem?
Marcelo Rocha: Ofereço os serviços de bike fit com o uso de análise tridimensional do posicionamento e biomecânica de pedaladas com o sistema de infra-vermelho RETUL (atualmente considerado o melhor sistema de análise de movimento para uso em bike fit, é o equipamento padrão das Equipes GARMN, SKY, EUROPCAR, ORICA entres outros atletas e centros esportivos). Faço um mapeamento da análise da pressão na superfície do selim com um sistema alemão (em alguns casos incluo análise do perfil de pressão dos pés e mãos) , possuo um simulador dinâmico de bicicletas para teste da geometria mais adequada de bicicletas (esse serviço é feito sem a bicicleta, e o objetivo é indicar a combinação bicicleta + selim + guidão + mesa + pedivelas, antes da compra). Junto do simulador, utilizo o acesso à uma base "on-line" de bicicletas, chamada de "frame finder", nessa ferramenta eu desenho em 3 dimensões e podemos visualizar em tempo real, a bicicleta pretendida, sobreposta em cima do resultado do simulador de bicicletas. Junto disso fazemos um questionário sobre a vida pregressa do ciclista, lesões, queixas e etc, e realizo avaliações funcionais como: flexibilidade, comparação de membros inferiores, análise de arco plantar e pisada, estabilidade do centro do corpo e etc.

7. BLOG da Fer Alvees: Na sua opinião qual seria o intervalo correto para se refazer um Bike fit, já que com o tempo vamos melhorando a flexibilidade, a força e a resistência?
Marcelo Rocha: Todas as vezes em que houver troca de algum ponto de contato com a bicicleta (selim, guidão, ou no caso da "speed" os passadores, e pedais), é necessária uma revisão. Caso haja ganho significativo de flexibilidade ou outra característica funcional importante, ou mesmo nos casos de alguma lesão que limite sua mecânica de pedaladas ou o contato com a bicicleta, procure novamente seu "fitter".
 
8. BLOG da Fer Alvees: Existe um período de adaptação após o Bike fit, mesmo para pessoas acostumadas a pedalar com frequência?
Marcelo Rocha: Com certeza, em geral umas 4 à 6 semanas para completa adaptação.

9. BLOG da Fer Alvees: Para finalizar, quais os benefícios do que um Bike fit pode gerar para um ciclista?
Marcelo Rocha: São diversos, a certeza de estar em contato com a bicicleta de maneira neutra, com maior parte de seu peso sobre o selim, bom alcance de guidão, e bom contato com os pedais. E com a mecânica correta de pedaladas, com os membros inferiores trabalhando em graus de extensão e flexão neutros. E mais do que isso, saber que as suas características funcionais foram levadas em consideração no momento das correções. Temos que enxergar o exercício feito em cima da bicicleta, como algo extremamente repetitivo, então a proposta é minimizar ou eliminar a sua possibilidade de se lesionar, ou de perder desempenho por conta se um ajuste inadequado.

O BLOG da Fer agradece a excelente entrevista que concedeu Marcelo Rocha, tenho certeza que a reportagem será de grande valia para muitos atletas. Mais informações sobre o entrevistado tem no site www.marcelorocha.com ou pelo telefone (61) 3034-6613.


REPORTAGEM: Fernanda Alves.                                     FOTOS: Marcelo Rocha.

A cidade de Sorriso realizou uma prova do Brasileiro de MTB XCO

Aconteceu no último domingo na cidade de Sorriso/MT a 6ª Etapa do Campeonato Estadual de Mountain Bike, prova válida pelo ranking brasileiro que aconteceu no Parque Ecológico.
 
O GP Sorriso de Mountain Bike XCO teve a participação de aproximadamente 60 atletas de Sorriso, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Primavera do Leste, Sinop, Aragarças, Iporá , Várzea Grande, Nova Xavantina, Cuiabá, dentre outras.

A classificação entre os três primeiros colocados por categoria, ficou assim:

Estreante:
1º Rodrigo Campos (Sorriso)
2º Silviano Michelon (Sorriso)
3º Paulo Mauricio (Lucas do Rio Verde)
 
Infanto Juvenil:
1º Robert Willian (Barra do Garças)

Juvenil:
1º Raniel Brito (Barra do Garças)
2º José Henrique Brito (Barra do Garças)

Feminino:1º Solange Sanini Machry (Sorriso)
2º Vania Raiter Preima (Sorriso)


Junior:1º Marlon Ribeiro (Várzea Grande)
2º Will Brito (Barra do Garças)
3º Miguel Alves (Barra do Garças)

Sub 23:
1º Willian Renato Pecego (Barra do Garças)
2º Cristian Suzin (Sorriso)
3º Fernando Luan (Sorriso)


Sub 30:
1º Daniel Pianovski (Sinop)
2º Celso Souza (Sinop)
3º Felipe Vicenze (Sorriso)

Elite:1º Gesiel Nunes (Iporá –GO)
2º Walisson Barbosa (Primavera do Leste)
3º Maikon Regis Barbosa (Primavera do Leste)



Máster A:
1º Adriano Silva (Sorriso)
2º Odirlei Banfi (Sorriso)
3º Ezequiel Felix (Lucas do Rio Verde)
 
Máster B:
1º Jucie de Oliveira (Sinop)
2º Fábio Zilio (Sorriso)
3º Valdecir Prado (Sorriso)

Máster C:
1º Marcos Antônio Machry (Sorriso)
2º Roberval Oliveira (Barra do Garças)
3º Valdo Pereira Silva (Primavera do Leste)

Super Elite:
1º Gesiel Nunes (Iporá – GO)
2º Willian Pecego (Barra do Garças)
3º Wallisson Barbosa (Primavera)

Super Máster:
1º Marcos Antônio Machry (Sorriso)
2º Adriano Silva (Sorriso)
3º Raniel Brito (Barra do Garças)



REPORTAGEM: Fernanda Alves.                                  FOTOS: Arquivo de atletas.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Foi acirrada a disputa da 4ª etapa do GP Sinop de Ciclismo

Ontem houve a 4ª etapa do GP Sinop de Ciclismo, aconteceu no circuito dentro do Jardim Ipanema.
 
A organização ficou por conta da Associação Sinop de Ciclismo, as categorias iniciaram as 08:00 horas da manhã.
 
As disputas foram acirradas, sob sol forte a categoria Elite ficou assim, o campeão foi Gabriel Henrique Marques, seguido de Pablo Costa e na 3ª colocação Marcos Antonio Araújo.
 
Na categoria Máster o 1º lugar ficou com Leopoldo Cherobin que abriu fuga logo no início da disputa, no sprint final a segunda colocação ficou com Gerso Rossetto e em 3º lugar Genilcio Rodrigues.
 
Na Open Claiton Pedro se consagrou campeão, seguido de Marcelo Patão e na terceira colocação ficou Jaime Junior.
 
Na categoria Feminino, Marcia Herbele abriu fuga junto com Carina Zanatta, souberam administrar a corrida, mas no final Marcia se consagrou campeã, ficando Carina na segunda colocação e em 3º lugar a atleta Ivone Bassegio.
 
Parabéns ao organizador da corrida Vinicius Gasques, e todos que ajudaram participando ou prestigiando o evento ciclístico.
 
 
REPORTAGEM: Fernanda Alves.                                 FOTOS: Arquivo dos atletas.

sábado, 6 de setembro de 2014

Está chegando o GP Sinop de Ciclismo

Nesse domingo dia 07/09 tem GP Sinop de Ciclismo, prova válida pelo Campeonato Regional de Ciclismo.
 
A prova será somente para atletas com bike speed, em decorrência de amanhã ter em Sorriso o brasileiro de MTB.
 
A corrida será em circuito na Avenida Ipanema, no bairro Jardim Ipanema. A realização e organização fica por conta da Associação Sinop de Ciclismo.
 
As inscrições serão no local da prova, R$ 15,00 para as categorias feminino e infantil, e R$ 30,00 para as categorias masculino.
 
Vamos participar e prestigiar o ciclismo regional. Boa sorte aos atletas!

Amanhã é dia de GP Sorriso de MTB XCO

É isso mesmo, amanhã tem GP Sorriso de MTB XCO, prova válida pelo ranking brasileiro, sendo também a 6ª etapa do estadual de mountain bike.
 
A corrida será no Parque Municipal de Sorriso/MT a partir das 08:00 horas da manhã. As inscrições será hoje das 13:00 às 17:00 no local da prova.
 
Vamos participar galera! Mais informações pelo telefone (66) 9908-8685.
 

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Cristian Egidio irá participar de Mundial de Ciclismo na Europa

O atleta Cristian Egídio da Equipe Dataro irá participar do Mundial de Ciclismo em Ponferrada na Europa, é a primeira vez que ele participa de um mundial.
 
Segundo Egídio ele soube da escalação desde o dia 30 de julho, e apesar de já ter participado de dois Pan e um sulamericanos, essa convocação é sem dúvida a maior oportunidade da sua carreira até hoje.
 
Esse mundial servirá de aprendizagem, Cristian irá adquirir experiência ao lado dos atletas Murilo Fischer e Rafael Andriato, motivo que ele está se preparando para chegar lá na sua melhor forma.
 
Cristian comentou: "Após saber da convocação, mudei meus treinos, estou bastante focado nessa quilotragem alta. Na verdade mudei quase tudo, alimentação, descanso e treinamento. Inclusive venho treinando num circuito muito parecido ao da Europa, chego a fazer cinco horas de treino."
 
A equipe Dataro está dando todo o apoio ao atleta, segundo Cristian quando soube da convocação, comunicou eles e todos o apoiaram, inclusive o pouparam da participação no Tour do Rio, para ele focar somente nos treinos.
 
Cristian Egídio considera essa convocação um grande presente de aniversário, e finalizou agradecendo a CBC por essa oportunidade, e salientou que apesar de ser um mundial, ele pretende ir o mais longe possível.
 
Por fim, Cristian agradeceu as dicas de Hernandes Quadri e Márcio Santos, o apoio da família e dos amigos, enfim todos que torcem e apoiam a sua carreira profissional.
 
 
REPORTAGEM: Fernanda Alves.                                          FOTO: Arquivo do atleta.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Atletas participam da final da disputa dos Jogos Escolares da Juventude 2014


Os atletas mato-grossenses Ines Caroline, Kamyla Martins, Deivid Lima e João Victor Schutze estarão representando o estado de Mato Grosso no final da seletiva dos Jogos Escolares da Juventude nas categorias B nos naipes masculinos e femininos.

 
A seletiva são para atletas de 12 à 14 anos, que se classificaram na etapa do Jogos na cidade de Tangará da Serra.

A final nacional da Seletiva dos Jogos acontece na cidade de Londrina/PR do dia 05 à 07 de setembro. O Blog da Fer Alvees deseja muito sucesso aos atletas mato-grossenses!

 
REPORTAGEM: Fernanda Alves.                           FOTOS: Francisco Mário.

 

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

2º Circuito de Mountain Bike de Campo Verde/MT


O próximo domingo dia 31/08 o estado de Mato Grosso está com algumas corridas de Mountain Bike, além de Lucas do Rio Verde, a cidade de Campo Verde sedia uma etapa do MTB.

O 2º Circuito de Mountain Bike de Campo Verde terá a premiação de R$ 5 mil reais dividido entre as categorias. O local da prova será na área de Lazer Recanto do Bosque (famoso buraco do prefeito) as 07:00 horas.
 
As categorias são: Estreante, Turismo, Master, Júnior e Elite. A organização fica por conta de Alencar Bike, mais informações pelo telefone (66) 3419-2892 ou 9631-0143.


 

2º GP Casa das Bikes de Lucas do Rio Verde/MT

Domingo é dia do 2º GP Casa das Bikes em Lucas do Rio Verde/MT, no Parque dos Buritis a partir das 08:00 horas.
 
As inscrições iniciaram dia 23 e vão até dia 29/08 pelo Site: www.canaldociclista.com.br
 
A galera local poderá efetuar as suas inscrições até sábado no dia 30/08 na Loja Casa das Bikes.
 
Vamos participar galera! Boa sorte aos atletas.
 
 

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Atletas mato-grossenses se destacam no 6º GP Cidade Morena de Ciclismo

Os atletas de Mato Grosso obtiveram excelentes resultados no 6º GP Cidade Morena de Ciclismo em Campo Grande/MS no último fim de semana.
 
A competição foi válida pelo ranking brasileiro de ciclismo, o circuito teve 2.900 metros por volta na Avenida Afonso Pena e teve a participação de 240 atletas de diversos estados do país.
 
A classificação dos atletas mato-grossenses ficou assim, na categoria Júnior Feminina, Elaine Canela (Tangará da Serra) foi campeã. E na categoria Infanto-juvenil, os atletas João Victor e Deivid Lima (Tangará da Serra) ficaram respectivamente com o primeiro e segundo lugar.
 
Na categoria Juvenil, Renan Miqueletti (Rosário Oeste) ficou em 3º lugar. E na categoria Sub-23 Feminina, a atleta Patrícia Oliveira (Acorizal) ficou na 3ª colocação.
 
Os atletas Marcelo Menezes, Sidnei Canela, Beatriz Kroetzler, Elias Alves, Marcos Rodrigues, Lucas Jhones, Gerson Rosetto, Francisco da Silva e Ribamar Oliveira, ficaram entre os primeiros lugares em suas categorias.
 
Apesar da ausência da Bolsa Atleta do Governo Estadual e da falta de incentivo das empresas, muitos ciclistas ainda seguem competindo nas principais provas do ranking.
 
REPORTAGEM: Fernanda Alves.              FOTOS: Francisco M. Silva.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Atletas de Mato Grosso participam do 6º GP Cidade Morena de Ciclismo

 
Nesse fim de semana a cidade de Campo Grande/MT sedia o 6º GP Cidade Morena de Ciclismo, a Federação Mato Grosso do Sul de Ciclismo realiza sob a supervisão Confederação Brasileira de Ciclismo.
 
A corrida será nesse domingo dia 24 de agosto, a partir das 8:00 horas na Avenida Afonso Pena, 6.500 (altos da Av. Afonso Pena), com circuito de 2.900 metros plano.
 
Atletas do estado de Mato Grosso participam desse grandioso evento ciclístico, dentre eles estão: Elaine Canela, Beatriz Kroetzler, Marcelo Menezes, Sidnei Canela, João Victor Schutze, Deivid Lima, Renan Miqueletti, Marcos Rodrigues, Gerson Rosetto, Patrícia Oliveira, Francisco Mario Silva e Ribamar Oliveira.
 
O Blog da Fer conversou com a atleta de Tangará da Serra, Elaine Canela da categoria Júnior que comentou já ter participado de outras edições, tanto que no ano passado foi campeã na sua categoria e sexto na geral Elite Feminino.
 
Elaine Canela comentou sobre a corrida: "Estou com uma expectativa boa, fiz treinamentos bastante puxados, espero fazer um bom resultado e somar pontos para o ranking".
 
Desejo excelentes resultados para os atletas do estado de Mato Grosso.
 
REPORTAGEM: Fernanda Alves.                             FOTO: Divulgação FMSC.
 

3º GP Sinop de Mountain Bike

Esse domingo acontece a 3ª edição do GP Sinop de Mountain Bike, no Estádio Municipal Gigante do Norte às 14:00 horas.

Inscrições e mais informações no site: www.canaldociclista.com.br

 

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Tangará da Serra sediou prova do Ranking Brasileiro de Ciclismo


Nesse domingo dia 17, a cidade de Tangará da Serra/MT foi sede de uma prova do ranking brasileiro de ciclismo olímpico.
 
A Federação Mato-grossense de Ciclismo - FMTC realizou essa etapa do ranking, competição classe 4, que bonificou o campeão de cada categoria com 40 pontos.
 
Essa corrida ocorreu em um circuito que mede exatos 2.500 metros por volta, com a disputa de 14 categorias.
 
Algumas informações repassadas ao Blog da Fer, foi que o resultado final ficou assim, na categoria Elite Masculino, em 1º lugar Josias Serafim de Tangará da Serra, a 2ª colocação foi Pablo Costa e 3º lugar Gabriel Henrique Marques, ambos de Sinop.
 
Na Elite Feminino a campeã foi Patricia Oliveira de Acorizal, o 2º lugar Elaine Canela de Tangará da Serra, na 3ª colocação Lucineide Sales de Cuiabá, seguida de Beatriz Kroetzler de Tangará da Serra.
 
O campeão da categoria Sub-30 foi Marcelo Meneses de Tangará da Serra, em 2º lugar Marcos Antonio Araujo de Sinop, seguido pelo atleta Paulo de Tangará da Serra.
 
Na categoria Junior o 1º foi Lucas Rebeque de Rosário Oeste, na 2ª colocação Lucas Jhones de Rondonópolis, em 3º lugar Luan Silva de Tangará da Serra.
 
O campeão da Juvenil foi Anderson Almeida seguido de Renan Miqueletti, ambos de Rosário Oeste. E na categoria Infanto, o campeão foi Deivid Lima e em 2º lugar foi João Vitor, ambos de Tangará da Serra.
 
Já categoria Master A, o campeão foi Rafael Laurito, 2º lugar Francisco Mario Silva de Acorizal. E na Master B, o campeão foi Leopoldo Cherobin de São Paulo, seguido de Gerson Rosseto de Sorriso.
 
Esse foi o resultado repassado ao Blog. Aproveito para parabenizar aos atletas que participaram da corrida.
 
 
REPORTAGEM: Fernanda Alves.                                        FOTOS: Arquivo pessoal de atletas.
 

Ciclismo mato-grossense estará bem representado na Final dos Jogos Escolares da Juventude 2014

A cidade de Tangará da Serra realizou a Seletiva dos Jogos Escolares da Juventude de 2014, nas classes "A" e "B" nos naipes masculinos e femininos, atletas estudantes de 12 a 17 anos.
 
Houve a disputa em diversas modalidades, com atletas de vários municípios do estado de Mato Grosso, e o ciclismo também esteve presente.
 
A disputa do ciclismo pela categoria A - Masculino, o 1º lugar ficou Luiz Fernando da Rocha de Sinop e 2º lugar com Renan Miqueletti de Rosário Oeste, e na Feminino a 1º colocação foi Beatriz Kroetzler.
 
Já pelo categoria B - Masculino, o 1º lugar foi João Vitor Schuts e 2º lugar Deivid Lima, ambos de Tangará da Serra, já na Feminino, o 1º lugar ficou Ines Caroline de Acorizal e 2º lugar Kamyla Martins de Tangará da Serra.
 
A final nacional do Jogos Escolares acontece na cidade de Londrina/PR do dia 05 a 07 de Setembro para os atletas de 12 a 14 anos, já para os atletas de 15 a 17 anos, a final acontece do dia 07 a 09 de Novembro em João Pessoa/PB.
 
Parabéns aos atletas pela participação na Seletiva e por buscar representar o ciclismo mato-grossense a nível brasileiro. Boa sorte e vamos aos treinos moçada!
 
 
REPORTAGEM: Fernanda Alves.                                         FOTO: Arquivo de Beatriz Kroetzler.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

1º Desafio Trilha do Esquenta Braço MTB - Sorriso/MT

O 1º Desafio Trilha do Esquenta Braço acontece nesse domingo dia 17/08 em Sorriso/MT, a largada no pedágio ponte Rio Teles Pires na estrada do Calorina.
 
As largadas serão da seguinte forma, categoria Feminino às 08:30 horas, e as demais categorias a partir das 09:00 horas.
 
A corrida é válida pela 4ª Etapa do Campeonato Regional de Mountain Bike. As categorias Super Elite e Máster serão duas voltas, as demais categorias serão um volta, lembrando que as largadas vão ter intervalo de dois minutos cada!
 
As inscrições serão no local da prova! Boa sorte aos participantes.
 
 
REPORTAGEM: Fernanda Alves.
 
FOTO: Divulgação - Galera do Pedal.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Copa Tangará da Serra de Ciclismo Olímpico 2014

Nesse fim de semana a cidade de Tangará da Serra irá sediar uma etapa do ranking brasileiro de ciclismo olímpico.
 
Ocorre também a seletiva final dos Jogos Escolares da Juventude de 2014, nas classes "A" e "B", nos naipes masculinos e femininos com atletas / estudantes de 12 a 17 anos, que será em conjunto com a Copa Tangará da Serra de Ciclismo.
 
Essa etapa do ranking distribui 40 pontos e promete ter a participação de diversos atletas das principais cidades de Mato Grosso como: Rondonópolis, Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Lucas do Rio Verde, Acorizal, Rosário Oeste, além de outros estados.
 
A previsão é que o circuito seja em torno 2.500 metros por volta, será na Avenida Brasil, próximo a Av. Lions Internacional, a partir das 08:00 horas no domingo.

O Blog da Fer deseja uma excelente prova aos atletas que irão participar.

 
REPORTAGEM: Fernanda Alves.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Porque é comemorado o dia Nacional do Ciclista em 19 de agosto?

Muitas pessoas confundem a data de comemoração do dia do ciclista, considero importante as pessoas ter noção que dia 15 de abril é Dia Internacional do Ciclista, e dia 19 de agosto é dia Nacional do Ciclista.
 
Alguém já te explicou ou você leu por qual motivo a data nacional é comemorado em Agosto?
 
Existe um Projeto de Lei na Câmara nº 43 de 2008 (Projeto Original nº 832/2007) que cria ou institui o Dia Nacional do Ciclista a ser comemorado anualmente no dia 19 de agosto.
 
A justificação da data foi porque no dia 19 de Agosto de 2006, um estudante de biologia prestes a se graduar, Pedro Davison, foi alvejado e morto em pleno Eixo Rodoviário do Distrito Federal. Pedro tornou-se vítima fatal de um motorista que transgrediu os preceitos do Código de Trânsito Brasileiro.
 
O motorista que atropelou Pedro em faixa proibida a circulação de veículos automotores e que, ao chocar-se com a bicicleta por trás, não deu assistência à vítima e fugiu porque sua carteira de habilitação estava vencida.
 
Pedro foi mais uma vítima do caos do trânsito nas ruas e nas rodovias brasileiras, infelizmente acidentes como esses são frequentes em nosso estado e por todo o país.
 
Portanto, o Dia Nacional do Ciclista tem como objetivo ajudar as pessoas a fazer uma reflexão sobre os problemas do trânsito, a necessidade de respeitar o próximo e seu espaço, mas principalmente sobre a necessidade de uma política de Estado voltada a garantir a efetiva Mobilidade Urbana.
 
 
REPORTAGEM: Fernanda Alves.                                                             FOTO: Da Web.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Atletas de MT participam do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Master 2014

Alguns ciclistas de Mato Grosso vão participar do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Máster/Sub 30 em Salvador na Bahia, que será do dia 08 à 10 de agosto.
 
O ciclista Marcos Rodrigues de Rondonópolis é um desses atletas, conhecido como "bicheira" o atleta compete na categoria Master A2, já participou da prova em outros anos, mas agora vai buscar um lugar no pódio.
 
Atletas de Cuiabá também estão participando do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Máster, dentre eles estão Kerman Henrique, Daniel Moretti, Washington Barbosa, e entre outros da equipe Complexx.
 
A programação está previsto assim, dia 08 às 19:oo horas tem Congresso Técnico Único (CRI e resistência) no Hotel Tulip Inn Centro de Convenções.
 
E no dia 09 terá a Prova de Contra-relógio no Centro Administrativo da Bahia - CAB, largada às 9:00 horas, com a finalização no dia 10 com a prova de Resistência, na CAB a partir das 07:00 horas.
 
O Blog da Fer deseja muita sorte aos atletas mato-grossenses.
 
 
REPORTAGEM: Fernanda Alves.                           FOTO: Divulgação do Site da CBC.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Bike: além de um esporte, um estilo de vida

Muitas pessoas utilizam a bicicleta para se deslocarem ao trabalho, no lazer, no esporte, enfim, no dia-dia para várias coisas.
 
Sabemos que além de contribuir na qualidade de vida das pessoas, a bike proporciona alguns benefícios como rapidez e facilidade na hora de se locomover, não emiti poluentes, evita engarrafamento, não gastamos com combustível, ajuda a emagrecer e diminui a ansiedade.
 
Se observarmos no nosso dia-dia quando vamos trabalhar, ou quando vamos ao mercado ou levar os filhos na escola, verificamos que diversas pessoas utilizam a bike como meio de transporte frequente.
 
O Blog da Fer entrou em contato com atletas amadores das cidades de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Primavera do Leste e Tangará da Serra para saber os motivos que levaram a utilizar a b ike e qual a importância desse meio de transporte na vida deles.
 
Marcelo Dal Berto, 43 anos, fisioterapeuta, de Lucas do Rio Verde: "Utilizo a bike no dia-a-dia há cerca de dois anos. Optei em utlizá-la para nāo me tornar um alienado dos meios de transportes convencionais, no meu caso, o carro. Percebi que além de fazer uma economia, estava contribuindo com o planeta para combater a poluiçāo, promovendo minha saude, reduzindo os gastos com doenças bem como saindo naturalmente do sedentarismo, embora esse nāo seja o meu caso. Utilizo a bike para ir ao trabalho, exceto em dias de chuva bem como para o esporte, ao qual me apaixonei e hoje considero o melhor dos esportes que já pratiquei. Estou participando inclusive de algumas competições regionais na modalidade speed. A bike para mim, significa liberdade, aliada ao cuidado da saúde pessoal e da saúde do planeta, que tanto nescessita de nossa ajuda".
 
Solange Lineia Sanini Machry, 39 anos, de Sorriso: "Uso a bike a mais de vinte anos, por não precisar ter carteira de motorista, por ser um veículo rápido para se locomover e por ser barato sua manutenção. Acho muito bom andar de bicicleta, e particularmente gosto tanto que uso para o esporte, visando uma melhor qualidade de vida. Meus filhos já estão crescidos, e acho que usando a bike isso ajuda na motivação para viver bem e feliz em família, e tambem para melhorar a minha saúde nessa fase da minha vida".
 
Wallison Barbosa da Silva, 25 anos, de Primavera do Leste: "Uso a bike a mais de vinte anos, depois que se aprende a andar é dificil não ir em algum lugar sem ela. Minha cidade é bem plana e facilita muito andar pelas ruas, sem contar que o deslocamento é muito mais rápido, barato e saudável. Utilizo a bike para competição há exatamente dez anos e também para tudo no meu dia a dia, vou pro serviço que fica a três quilometros de casa, visito os parentes, vou na casa da namorada e nos fins de semana quando não treino, faço um passeio pra relaxar. A bike além de proporcionar uma qualidade de vida, ajuda a manter uma ótima vida social, pois por meio da bike você sempre está em boa companhia, geralmente com pessoas animadas e positivas que na maioria das vezes leva uma ótima vida saudável só pelo falo de andar de bike, evita também gastos com combustível desnecessário, já que a bike pode te levar no mesmo lugar que um carro ou moto te levaria, as vezes com muito mais rapidez".
 
Sidney Vieira Canela, 22 anos, Tangará da Serra: "Uso a bicicleta há mais oito anos, além de ser o meio de transporte mais barato de se locomover, é um dos mais ágil. Eu uso para o esporte há cinco anos e sempre coloquei em mente que usando a bike seria muito fácil se manter em forma. Sempre gostei de bike, pedalar ao ar livre, fazer passeios pela natureza, conhecer belas cachoeiras, isso não tem preço e a bike sempre ajuda. Gosto tanto de bike que em 2011 entrei em um equipe de ciclismo na minha cidade, hoje pedalar é uma rotina, todos os dias tenho que andar de bike, é muito bacana. Recomendo para quem estiver querendo buscar ar livre, é só pegar a bike, relaxar e em poucos minutos tudo se resolve. Boas pedaladas".
 
 
REPORTAGEM: Fernanda Alves.             FOTOS: Da Web.