segunda-feira, 15 de julho de 2013

Entrevista com a ciclista olímpica Clemilda Fernandes Silva

A entrevista da semana é com a ciclista olímpica Clemilda Fernandes Silva, de 34 anos do estado Goiás. A atleta é exemplo de superação, competência e tem vários títulos na carreira.

A ciclista contou porque escolheu o ciclismo: "Acho o ciclismo um esporte lindo, adoro os uniformes, também toda minha família faz ciclismo. Há treze anos iniciei minha carreira profissional, fui para Itália em busca dos meus sonhos que era ser uma ciclista profissional competir provas de alto nível como Tur de France, Giro de Itália, Copa do Mundo, Mundial, etc."

Para a ciclista, o ciclismo representa: "Tudo em minha vida! Eu e minha família respiramos ciclismo 24 horas." E analisa o ciclismo feminino no país como um esporte que esta crescendo muito, cada dia melhorando mais, com o trabalho da CBC conseguimos já uma história para o ciclismo brasileiro. Consegui três vagas para o Brasil em Londres, graças ao trabalho do Presidente José Luiz Vasconcellos, espero em 2016 estarmos lutando por um só objetivo, medalhas e que a CBC continue investindo, mandando para eventos internacionais.

Ressaltou que o ciclismo brasileiro também está crescendo, na Europa já tem uma tradição de ciclismo sendo o berço do ciclismo mundial Itália, França e Bélgica. Ela considera que podemos chegar ao mesmo nível, mostrando que não vivemos só do futebol, mas do ciclismo e de outros esportes também.

Questionada sobre o que é ser ciclista no Brasil e quais as dificuldades que enfrentou, respondeu: "É sofrido ser atleta no Brasil, mais devagar você chega em qualquer lugar, basta ter meta e objetivos, obstáculos tem muitos, se você for forte consegue ultrapassar todos. As dificuldades foram muitas, minha mãe Maria Fernandes é mãe de 12 filhos e não tínhamos muitas condições, e pior meu pai Geraldo queria um time de futebol por ser um país do futebol, mas todo seus filhos são doentes por ciclismo. Tudo era muito caro, mas com muitas dificuldades e obstáculos estamos realizando nossos sonhos. Família Fernandes temos quatro na seleção e três Olimpíadas, aos poucos estamos realizando nossos sonhos, mas não e fácil tem que lutar. Há exemplo no inicio teve competição Torneio de Verão em Santos, eu e a Uenia Fernandes que é prima, fomos com dinheiro só de ida ou ganhava ou ficava, graças a Deus fizemos 1º e 2º lugar, voltamos felizes com vaga para meu primeiro PANAMERICANO na Colômbia Medegin, onde fui 7ª colocada mesmo com altitude. Nada é fácil, tem que lutar e insistir, um campeão nunca desiste."

Clemilda comentou que sua vida mudou muito depois que começou no ciclismo: "Hoje conheço toda Europa, vários países pelo mundo, culturas diferentes e fiz várias amizades, falo três idiomas e melhor amo o que faço." Referente a prova que mais gostou de participar, sem dúvida ela respondeu as OLIMPÍADAS, por ser uma emoção muito grande. Ela participou de duas Olimpíadas: Pequim e Londres, e tem como objetivo participar do Rio 2016 no Brasil.

Durante a entrevista, a ciclista deu dicas para quem quer iniciar no ciclismo: "Venha, tudo mudará em sua vida, não só as mulheres, os homens, as crianças e idosos. Ciclismo é renovação, é felicidade e adrenalina. É muito gostoso fazer ciclismo, sara qualquer problema ou estresse." Ela ainda reforçou dando conselhos para quem já pedala: "Nunca desista dos seus sonhos, tudo na vida é dificil, mas se você querer nada é impossível, lute e você pode ser um campeão. Eu também no início pensei em desistir, mas seria covarde comigo mesma, lutei e hoje estou aqui vencendo e buscando metas, realizando sonhos e fazendo história em nosso ciclismo brasileiro."

Há poucos meses atrás Clemilda sofreu um grave acidente treinando no estado de Goiás, e surpreendentemente conseguiu se recuperar antes do prazo esperado pelos médicos. Ela comentou sobre isso: "Muito feliz de estar viva, voltar e conquistar esse título de Campeã Brasileira é muita felicidade pra mim. A família Fernandes só tem a agradecer a Deus, as pessoas que cuidaram de mim para minha recuperação, a Fisioterapia Robson Porto, aos médicos do Comitê Olímpico, CBC, minha família e aos amigos que torceram e oraram pela minha recuperação. Agradeço também a DEUS, pois se não fosse ele não estaria aqui, ele sempre está comigo e nunca me abandona! Já estou de volta sonhando alto, hoje estou na Itália buscando resultados para o Brasil, Tur de France, Tur de Ardeche França, Giro Toscana e meu grande objetivo 2013, o Mundial Firenze Itália Toscana.

Questionada quem é seu ídolo, Clemilda disse: "Minha mãe e Deus. Minha mãe nos criou sozinha, doze filhos, mais dois primos e três irmãos dela, nunca deixou faltar nada. Hoje somos quem somos graças à Maria Fernandes, então ela é meu maior espelho, amo muito e a admiro. Quando estou perdendo a força em uma montanha bem dura, lembro dela e o quanto lutou para nos educar, e nenhum dia ela desistiu de ir trabalhar para trazer o pão para seus 17 filhos".

Finalizou a reportagem dizendo: "Sinto orgulho de representar meu país, mesmo com as dificuldades que tive, saber que hoje sou a melhor brasileira mais bem pontuada no Ranking do mundo me deixa muito feliz, família Fernandes já em três Olimpíadas, só tenho a agradecer a Deus e a todos que nos ajudam e torcem por nós."
_________________________________________________________________________________
Principais títulos:
Campeã da Volta El Salvador 2012; Medalha de Prata PANAMERICANO 2012 Argentina Mar de Plata; Tri campeã Copa América; Tri Campeã Copa República; Medalha Bronze / Rio Jogos PANAMERICANO 2007; Campeã Grande Prêmio Brisago Itália; Campeão Grande Prêmio BOM PRIX Itália; Campeã Tur de Ardeche 2006; Campeã Brasileira 2013; Campeã Grande Prêmio Internacional El Salvador 2013; Olímpiada de Pequim China; Olímpiada de Londres Inglaterra; Participação em 10 mundiais; Eleita três vezes (2007, 2008, 2009) melhor ATLETA do Ano pelo Comitê Olimpico Brasileiro.

Agradecimentos:
Aos meus patrocinadores VZAN, PRO ESPORTE AGEL GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS, BOLSA ATLETA, COCA COLA, ALEXISTAR, FISIOTERAPIA ROBSON PORTO. E a todos que torcem por mim e que me ajudam. Obrigada!

Fotos: Arquivo pessoal da atleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário