segunda-feira, 30 de junho de 2014

A dificuldade de ser ciclista em Mato Grosso

Ciclistas do estado de Mato Grosso comentam sobre a dificuldade de ser atleta e se manter no esporte no estado. O principal fator é a ausência do pagamento da Bolsa Atleta, a falta de apoio ou de patrocínios por parte do governo e de empresas privadas.
 
Os ciclistas entrevistados já foram campeões no ranking brasileiro, competiram em diversas provas do país e do estado, houve alguns que já participaram de provas de nível internacional.
 
Atualmente alguns desses atletas estão entre os primeiros em suas respectivas categorias a nível brasileiro, outros diminuíram suas participações nas corridas, mas ainda persistem no esporte apesar da falta de apoio ou incentivo financeiro.
 
O Blog da Fer entrevistou atletas do ciclismo e do mountain bike mato-grossense, assim podemos ter uma visão parcial dos atletas que possuem dificuldade para se manter no ciclismo mato-grossense.
 
Jane Maria de Jesus: "Elite Feminina, completo cinco anos nesse ano no mtb. A maior dificuldade no esporte é a falta de apoio, principalmente das empresas que estão no Estado e não fazem o mínimo de esforço para se envolver com o esporte. Quando pagam Bolsa Atleta, recebo (risos). O Estado de MT está em atraso com todas as modalidades esportivas, em relação a bolsa atleta, é um recurso que não podemos contar. A participação em provas do ranking depende muito do objetivo de cada atleta, é muito complicado participar de muitas provas ao longo do ano, pois deixamos de treinar e acabamos gastando muito em viagens. Mesmo tendo muitas dificuldades no esporte, continuo sendo muito persistente e venho mantendo minha participação nas provas. Considero que a primeira coisa que deve acontecer em Mato Grosso para o desenvolvimento desse esporte é uma renovação na Presidência da Federação, necessitamos novas visões, alguém lá que nos ajude a encontrar parceiros para o desenvolvimento do ciclismo e mtb. Precisamos ser respeitados, isso deve partir do Estado e de nossos representantes, para depois conseguirmos o respeito lá de fora. Todos que hoje lutam para continuar sua carreira como ciclistas sonham com uma mudança, sonhamos com o novo! Devemos nos organizar, a criação de equipes com jovens atletas é a principal forma de obtermos grandes Ciclistas no futuro, pra isso é preciso investimento de empresas e do Governo, além de total apoio da Federação Mato-grossense. Para alcançarmos um nível profissional mais elevado é necessário a participação em provas fora do estado e do país, para isso deveria haver uma delegação com os melhores do Estado, e o incentivo faz toda diferença. Enquanto a tão sonhada mudança não acontece, continuamos nosso trabalho, fazendo o melhor que podemos."
 
Marcelo Avanci: "Categoria Master A, estou há três anos competindo na speed. Uma das grandes dificuldades que encontro é a falta de apoio para viajar, ausência da Bolsa Atleta ou de patrocínios para treinar e competir, já que o esporte é muito desacreditado por parte dos empresários, no meu ponto de vista. Já ouvi comentários do tipo "só quer passear nas minhas custas", outro lado desmotivador é por parte do Governo do Estado de Mato Grosso, que não repassa um direito adquirido que no caso é a Bolsa Atleta, pois nos sacrificamos físico e financeiramente para representar o município e o estado, mas a contra partida não aparece. Consegui o direito da Bolsa Atleta referente ao ano 2012, quando fui campeão na minha categoria no estado e quarto lugar no ranking brasileiro, porém até hoje não recebi um centavo, algo desmotivador para nós atletas. Não estou participando das corridas como gostaria, tive uma mudança bruscamente no último ano, tenho vontade de voltar ao ritmo de treino e competição que já tive, mas o futuro à Deus pertence. Considero que para os atletas de Mato Grosso sair do nível amador, e buscar o sonho de nível profissional, deveria ser criado uma equipe de base e outra de Elite, com investimento por parte do governo estadual e de empresas privadas, com a liberação anual da Bolsa Atleta e as competições deveriam proporcionar mais condições para a participação dos atletas com corridas por diversos municípios que além de contar pontuação para o estadual e ranking brasileiro, motivassem com medalhas e premiação em dinheiro."
 
Sidney Canela: "Categoria Sub-23, estou há quatro anos no ciclismo. Considero que as dificuldades que encontramos para ser ciclista no nosso estado são as peças e bicicletas que são muito caro, além da falta da Bolsa Atleta, para se manter em alto nível tem gastar muito e isso complica muito a vida dos ciclistas. Ao que se refere a Bolsa Atleta, já consegui fechar entre os seis primeiros na categoria Sub-23, mas nunca recebi. Consigo participar do maior número de provas do ranking anualmente graças ao trabalho do diretor da minha equipe ACT - José Abdo. Por muita dedicação consegui este ano estar em todas as competições desejadas e me parece que graças aos resultados vai ser um ótimo ano. O estado precisa ter uma equipe de Elite, para que os mais novos começarem a se animar sabendo que ao saírem da Júnior se estiverem bem treinados poderão entrar nessa equipe. Seria muito bom que os atletas que tanto lutam o ano todo atrás da Bolsa Atleta pudessem receber a ajuda desse benefício já no ano seguinte, isso ajudaria muito."
 
Willian Renatto Pecego: "Atualmente sou da categoria sub 23, estou somente há seis anos no mountain bike. São muitas dificuldades no esporte, principalmente a falta de patrocínio e apoio, porém eu tenho uma família maravilhosa que me ajuda a manter nesse dificultoso esporte. A bolsa atleta é a maior dificuldade que encontramos, tem mês que sai e tem meses e anos que não sai. Até hoje estão pagando o ano de 2010, não sei o que vai acontecer de agora em diante. A cada ano diminui minha participação nas corridas, pelo motivo das competições serem longe e pela falta de apoio financeiro, também estou terminando minha faculdade de Educação Física e isso faz com que eu tenha mais foco nesse momento. Para os ciclistas de MT alcançarem o nível de atleta amador e poder sonhar com o profissional, precisamos de apoio, investimentos, enfim, coisas que nunca vi nesses últimos anos desde que estou no esporte. A gente pode ser o melhor do mundo, mas se tiver aqui em Mato Grosso seremos simplesmente um amador."
 
Juciê Vieira de Oliveira: "Sou da categoria Master B, comecei em 1994 no Mountain Bike na categoria Júnior das 10 etapas quando comecei só participei das 4 últimas e ganhei todas, fiquei em 4º lugar no campeonato. Já no ano seguinte fui campeão estadual na categoria kadete. Considero que os ciclistas do estado são prejudicados pela falta de apoio e incentivo do governo e das empresas privadas, nunca recebi a Bolsa Atleta, consegui no ano 2013, mas não recebi até o momento nenhuma parcela. Para as coisas melhorar em MT, acho que se mudar a presidência da Federação do Estado iria ficar melhor, já fazem mais de 20 anos que ele tá no cargo, e as provas do estadual e do ranking são poucas que tem premiação em dinheiro, pelo menos uma ajuda de custo pra quem viaja de tão longe só para disputar os pontos para o ranking brasileiro e tentar fica entre os seis primeiros. Olha tem atleta que se filiou em federação de Goiás por causa do atraso da Bolsa Atleta. Engraçado que estão há muitos anos sem pagar a bolsa atleta, para algum lugar esse dinheiro tá indo."
 
 
REPORTAGEM: Fernanda Alves.                                     FOTOS: Blog da Fer Alvees.

Nenhum comentário:

Postar um comentário