sexta-feira, 12 de abril de 2013

Entrevista com a Bicampeã do Pan Americano de MTB, Raiza Goulão

A atleta Raiza Goulão Henrique da cidade de Pirenópolis/GO, conquistou pela segunda vez o Pan Americano de Mountain Bike na categoria sub-23, a prova foi disputada no último domingo dia 07/04 na cidade de Tucuman na Argentina.

O Blog da Fer conseguiu uma entrevista com essa renomada atleta que representa excelentemente nosso país, segue abaixo a entrevista na íntegra.


FICHA TÉCNICA
Nome: Raiza Goulão Henrique
Data de Nascimento: 28/02/1991
Natural/UF: Brasil/ Goias
Cidade atual que reside: Pirenópolis
Equipe que representa: SOUL / MOOVI/ TASCHIBRA


TRAJETÓRIA

Blog da Fer: Quando começou a pedalar e em qual modalidade?
Raíza:Inicie na bike no final de 2009, mas somente em 2010 que comecei a participar de competições fora do meu estado e a treinar com auxilio de um treinador. Sempre gostei mais do XCO do que XCM.

Blog da Fer: Porque escolheu o Mountain Bike e não outro esporte?
Raíza: Desde pequena pratiquei muitos esportes, como natação, capoeira, e basquete onde tentei seguir carreira mas por falta de incentivo não dei continuidade  comecei a trabalhar com 16 anos, e foi ai que conseguir comprar uma bike e fazer uns passeios, foi ai então que entrei no mundo do MTB, e estou me apaixonando a cada dia que passa mais ainda pelo Mountain bike. 

Blog da Fer: Inicialmente você teve incentivo de alguém?
Raiza: Bem no inicio foi mas como brincadeira, mas sempre tive incentivo de meu pai e de minha mãe. Financeiramente sempre era tudo muito apertado sem apoio e tudo, mas tenho que agradecer a Ortholine que me apoio desde o inicio de minha carreira e sempre acreditou em meu talento.

Blog da Fer: Por ser mulher, teve dificuldades em se manter no MTB? Lembra de algum momento que passou por uma dificuldade em que pensou em desistir?
Raiza: O fato de ser mulher acho que pesa somente nas competições aqui do pais, pois ainda nao temos um número muito grande de atletas, as vezes sofremos preconceitos, e outro fator que pesa muito é a diferença das premiações assim desmotivando muitas mulheres que iniciam no mtb mas não dão continuidade. Sempre fui muito dedicada em nem um momento pensei em desistir, sempre que passava por uma situação indesejada penso o seguinte "vou da o melhor para poder provar que tenho potencial". Acho que o fato em pensar em desistir nos torna fraco sobre as situações em que convivemos, sempre quero superar meus próprios limites e assim provar ao mundo que tenho capacidade.

Blog da Fer: Quando começou a ter retorno ou apoio de patrocinadores nessa modalidade?
Raiza: Sinceramente conseguir sobreviver do esporte é o maior obstáculo, me vejo hoje e penso que tenho uma boa vida, mas moro com meus pais se fosse para morar sozinha seria tudo muito mas apertado. Comparando com os anos anteriores este ano foi de grande conquistas e ótimos apoios.

Blog da Fer: Explique o que esse esporte significa para você.
Raiza: Simplesmente tudo, pois através dele consegui crescer ser mais madura, responsável , aprendi muito e que não é somente pedalar, temos que ter uma boa vida social, saber se portar, humildade sempre em primeiro lugar, a cada ano que passa tenho mais fé, me torno mais religiosa ainda do que já era. Dedico todo meu tempo ao MTB sempre tentando me alimentar bem, descansar. Tenho uma ótima relação com meu treinador, onde juntos sempre traçamos objetivos para nossa temporada. Foi no MTB que conheci meu namorado onde estamos juntos até hoje. Só tenho um sonho de conseguir sobreviver totalmente do MTB e poder ajudar minha família.

Blog da Fer: Como analisa o MTB a nível brasileiro?
Raiza: Bem sempre veio desenvolvendo lentamente, mas neste ano de 2013 acho que cresceu muito, não estava esperando, até o nível das atletas aqui no brasil cresceu muito. Espero que tenhamos muito mais apoio do governo e iniciativas privadas para que possamos nos tornar uma potência no MTB futuramente, pois temos muitos atletas talentosos.

Blog da Fer: Como é sua rotina de treinamentos? Quantas horas por dia, quantas vezes por semana?
Raiza: Treino com a bike 6 vezes na semana, faço 2 vezes por semana pilates, 4 vezes por semana musculação e as vezes acrescento em minha planilha natação e trecking.

Blog da Fer: Como é sua alimentação? Tem acompanhamento de nutricionista?
Raiza: A alimentação acho que é uma dos pontas mas importantes para um atleta. Sempre tive muito problemas com alimentação, consegui perder 12 quilos em 1 ano e meio, mas manter foi o mais difícil, mas agora com a ajudo do Dr. Fernando pequeno nutrólogo pude me encontrar e buscar sempre alternativas mais saudáveis para meu dia a dia, com alimentos ricos em fibras, sem gorduras e pouco açúcar ou quase nada, somente em semanas de provas. O mais difícil é conseguirmos acostumar com as restrições.

Blog da Fer: Quais os seus objetivos para 2013?
Raiza: Ser bi campeã Pan Americana que já consegui; Ser campeã Brasileira na elite feminina; Ficar entre as 10 atletas no mundial de MTB na Africa do Sul e OLIMPÍADAS 2016.

Blog da Fer: Descreva alguns títulos conquistados.
Raiza: Bi Campeã Pan Americana - sub-23 feminina 2013; 22º colocada Mundial de MTB Áustria sub-23 feminina 2012; 2º colocada CIMTB 2012; Vice Campeã Brasileira - Salvador, Elite feminina; 73º colocada no ranking mundial 2012.

Blog da Fer: Faça seus agradecimentos:
Raiza: Primeiramente agradeço a DEUS sempre. Agradeço a minha equipe que estamos fazendo um belo trabalho juntos este ano, SOUL MOOVI TASCHIBRA, agradeço também a Ortholine que esta comigo desde o inicio, a ASW, HONEY STINGER, BR ESPORTES, AMIP, RESTAURANTE DONA CIDA, SHIMANO, JAMILE LANHA PERSONAL  e todos outros  apoios em minha cidade, obrigada sempre por confiar em mim.

Um comentário:

  1. Bela Tragetoria.. Parabéns Raiza.. Sucesso seeeeemppree.. e boa sorte na busca desses novos objtivos.. Vc eh capaz.. bjao

    ResponderExcluir