terça-feira, 30 de abril de 2013

REGULAMENTO do 1º GP Lucas do Rio Verde de Ciclismo

Art. 1º – O 1º GP Lucas do Rio Verde de Ciclismo é um evento da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, realizado através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Lucas do Rio Verde no dia 1º de Maio de 2013, sendo esse regulamento regido pelas normas da CBC – Confederação Brasileira de ciclismo, salvo as inovações contidas neste regulamento.

Art. 2º - Poderão participar da competição atletas com dezesseis (16) anos ou mais, na categoria local amador, e com dezoito (18) anos ou mais, categorias speed e MTB, desde que devidamente inscritos e seguindo as normas do evento.
§ primeiro - Os atletas só estarão concorrendo ao 1º GP LUCAS DO RIO VERDE DE CICLISMO após a sua inscrição ser homologada pela Coordenação da prova; consequentemente sua colocação final será válida para a premiação final do evento.
§ segundo – Os atletas da categoria Local Amadora com 16 e 17 anos deverão ter autorização por escrito dos pais ou responsável legal na ficha de inscrição.
§ terceiro – Para a categoria local amadora, poderão ser utilizadas quaisquer tipos de bicicletas, mas será obrigatório o uso de capacete, luvas e calçado fechado.
§ quarto – Para as categorias Speed e MTB, os modelos das bicicletas e uso dos equipamentos de segurança serão de acordo com as normas da CBC.

Art. 3º – As inscrições poderão ser feitas através do preenchimento de formulário próprio de maneiras distintas:
a – Através de e-mail enviado para o endereço esportes@lucasdorioverde.mt.gov.br
b - Na Prefeitura de Lucas do Rio Verde, de segunda a sexta-feira, das 07:30 as 11:30 hs e das 13:30 as 17:30 hs.
c – No local do evento, com antecedência de, no máximo, uma hora e meia da largada da categoria em questão.

Art. 4º - As categorias em disputa no 1º GP Lucas do Rio Verde de Ciclismo serão as seguintes:
a – Local Amador Feminino – Moradoras do Município de Lucas do Rio Verde com 16 anos ou mais;
b – Local Amador Masculino – Moradores do Município de Lucas do Rio Verde com 16 anos ou mais;
c – MTB Máster Masculino – Mountain Bike Asfalto – Atletas nascidos até 1983;
d – MTB Elite Masculino – Moutain Bike Asfalto – Atletas nascidos de 1984 a 1996 (obrigatório ter 18 anos completos) ou índice técnico Mountain Bike Profissional.
e – Speed Máster B Masculino – Ciclismo Profissional – Atletas nascidos até 1973;
f – Speed Máste A Masculino – Ciclismo Profissional – Atletas nascidos até 1983;
g – Speed Elite Masculino – Ciclismo Profissional - Atletas nascidos de 1984 a 1996 (obrigatório ter 18 anos completos) ou índice técnico Ciclismo Profissional.

Art. 5º – As inscrições serão gratuitas para as categorias local amador, R$ 30,00 para as categorias speed (elite, máster A e máster B) e R$ 20,00 para as categorias MTB (elite e máster).
§ primeiro – O pagamento da inscrição será no dia do evento, 1º de maio de 2013, anteriormente à largada, no local de confirmação, quando os atletas receberão nº obrigatório para a disputa da prova.
§ segundo - O atleta no ato da confirmação deixará um documento junto à Coordenação que será devolvido no final da bateria, ou no caso de colocação de 1º a 5º, ao final da premiação.
§ terceiro - Só será permitida a participação em uma única categoria, não podendo participar nas demais.
§ quarto - Após a inscrição do número máximo permitido, os atletas e equipes ficam proibidas de substituir algum atleta no decorrer da competição.
§ quinto - O atleta após iniciar a prova não poderá se transferir para outra categoria, mais poderá disputar de forma individual na mesma que esta inscrito.

Art. 6º - As provas serão realizadas em um circuito de 3000 mil metros na modalidade de prova de velocidade e com chegada no final de tempo específico por categoria mais uma volta, de acordo com o abaixo descrito:
a – Local Amador Feminino – 20 minutos + uma volta;
b – Local Amador Masculino – 25 minutos + uma volta;
c – MTB Máster Masculino – 40 minutos + uma volta;
d – MTB Elite Masculino – 45 minutos + uma volta;
e – Speed Máster B Masculino – 40 minutos + uma volta;
f – Speed Máste A Masculino – 50 minutos + uma volta;
g – Speed Elite Masculino – 1 hora + uma volta.

Art. 7º – O 1º GP Lucas do Rio Verde de Ciclismo será disputado em baterias separadas para não haver problemas de quedas ou desigualdade de equipamentos seguindo a seguinte ordem:
a - 07:30horas – passeio ciclístico pela cidade e com saída da prefeitura e chegado no mesmo local.
b - 08:15 horas – largada da categoria local amador para o publico de lucas do rio verde.
c - 09:00 horas – largada das categorias MTB(mountain bike com pneu fino) com tempo de largada entre 5 minutos de diferença de uma para outra.
d - 10:00 horas – apresentação de bike trial com o atleta Abílio Pietramale.
e - 11:00 horas – largada das categorias speed com tempo de largada entre 5 minutos de diferença de uma para outra.

Art. 8º – Haverá descarte após 1 minuto de diferença do atleta para o pelotão. Caso haja um mínimo três atletas desgarrados do pelotão, não haverá descarte mantendo-se outros pelotões e assim até a linha de chegada.

Art. 9º – Todos os atletas deverão estar inscritos com pelo menos uma hora e meia de antecedência cada bateria para não haver tumulto e atraso nas largadas.

Art. 10 - Os atletas sem a identificação numérica serão desclassificados e, obviamente, não serão premiados.

Art. 11 – Os trabalhos do dia serão abertos com a vistoria técnica e assinatura da sumula que se encerra 30 minutos antes da largada.

Art. 12 - Após o inicio oficial da prova fica proibido o transito de bicicletas no percurso sob pena de desclassificação.

Art. 13 - Após o 10º colocado, o atleta receberá 1 (um) ponto bastando passar na cronometragem após uma volta completa.

Art. 14 – Haverá uma máquina para filmar/fotografar os atletas na linha de chegada para não haver problemas com empates.
§ primeiro – A Coordenação disponibilizará pessoas marcando todo o trajeto da prova para segurança de todos atletas.
§ segundo – Será feita uma meta volante surpresa com chegada durante a prova. Após a meta volante a prova continua normalmente.

Art. 15 - Treinos Livres Oficiais - Desde que possível à organização marcará um horário para treinos oficiais e reconhecimento de percurso, fica determinado que todos os atletas devam está uniformizado com todos os itens de segurança obrigatório e seu numeral. O não comprimento deste item implicará em punição, o atleta largará no final do pelotão após 3 (min.) da largada oficial.

Art. 16 – Área de Apoio - A organização da prova demarcará uma zona na quais os atletas poderão receber apoio mecânico e alimentar de suas equipes.
§ primeiro - O atleta deverá levar consigo de maneira segura, desde que não ponha em risco a integridade de outros atletas e público, ferramentas, câmaras etc...
§ segundo - Qualquer atleta que for pego recebendo apoio mecânico ou alimentar fora da área de apoio será desclassificado sem direito a apelação.
§ terceiro - Fica proibida a comunicação via rádio entre atleta e qualquer outra pessoa dentro ou fora da prova.
§ quarto – Importante - É obrigatório o uso de capacete e sapatilha ou tênis inclusive durante os treinos livres, aconselha-se o uso de luvas, short e camiseta de ciclismo.
§ quinto - Os atletas devem respeitar os fiscais, organizadores e público sob pena de desclassificação.
§ sexto - Será desclassificado o atleta que: fornecer falsas informações, praticar manobras desleais com outros atletas, tiver conduta anti-desportiva (mesmo não sendo no momento da prova), atalhar por caminhos não permitidos ou pegar carona, trocar de bicicleta ou o atleta não possuir os números de identificação durante a prova, estar acompanhado por terceiros no percurso, dar ou receber manutenção fora dos pontos oficiais de apoio, largar fora da área de sua categoria, desrespeitar membros da organização, tumultuar o trabalho da Organização (desde a inscrição até a premiação) e outros previstos no regulamento da CBC.

Art. 17 - A aptidão dos participantes para a prática desportiva será de inteira responsabilidade do atleta e da equipe que este representa, bem como seu bem estar no transcorrer da competição.
§ primeiro – A Coordenação da prova disponibilizará equipe médica durante a prova, exclusivamente para atendimento de primeiros socorros.
§ segundo - É responsabilidade de cada participante ter um convênio médico (para assistência/cobertura financeira em caso de acidente). As equipes médicas que apóiam o evento prestarão somente os primeiros socorros e encaminhamento do acidentado para um hospital público. A partir daí, termina a sua responsabilidade. Todas as despesas hospitalares correrão por conta do acidentado.
§ terceiro - Recomendamos rigorosa avaliação médica prévia a todos os participantes.

Art. 18 - A organização, Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde, promotores e patrocinadores não se responsabilizam por roubos/furtos e danos de equipamentos e/ou bicicletas ou por qualquer traumatismo e/ou lesões em atletas e assistentes causados por acidentes durante o treinamento ou competição.
§ primeiro - Ao participar deste evento, o competidor assume a responsabilidade por seus dados fornecidos e aceita totalmente o regulamento da prova, participando por livre e espontânea vontade, sendo conhecedor de seu estado de saúde e assumindo as despesas de transporte, hospedagem e alimentação e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação na prova, antes, durante e depois da mesma.

Art. 18 – Premiação - A cada bateria serão premiados os 5 primeiros colocados de cada categoria em troféus e dinheiro em espécie. Fica estabelecido que o atleta que não tiver presente no momento da cerimônia de premiação perde o direito ao prêmio, salvo em situação adversa com justificativa comprovada. Não será permitido que o atleta suba no pódio sem camisa, chinelo ou descalço sob pena de desclassificação.
§ primeiro – Serão premiados os atletas classificados de 1º a 5º lugar de cada categoria conforme o seguinte:
Categoria Speed Elite - ciclismo profissional.
1º - troféu mais R$ 700,00
2º - troféu mais R$ 500,00
3º - troféu mais R$ 350,00
4º - troféu mais R$ 200,00
5º - troféu mais R$ 150,00

Categoria Speed Máster A - ciclismo profissional.
1º - troféu mais R$ 600,00
2º - troféu mais R$ 400,00
3º - troféu mais R$ 300,00
4º- troféu mais R$ 150,00
5º - troféu mais R$ 100,00

Categoria Speed Máster B - ciclismo profissional.
1º - troféu mais R$ 300,00
2º - troféu mais R$ 250,00
3º - troféu mais R$ 200,00
4º - troféu mais R$ 150,00
5º - troféu mais R$ 100,00

Categoria Elite MTB - Mountain bike profissional.
1º - troféu mais R$ 600,00
2º - troféu mais R$ 400,00
3º - troféu mais R$ 300,00
4º - troféu mais R$ 150,00
5º - troféu mais R$ 100,00

Categoria Máster MTB - Mountain bike profissional.
1º - troféu mais R$ 500,00
2º - troféu mais R$ 300,00
3º - troféu mais R$ 200,00
4º - troféu mais R$ 150,00
5º - troféu mais R$ 100,00

Categoria Local Amador Feminino.
1º - troféu mais Uma Bicicleta.
2º - troféu mais Uma Bicicleta.
3º - troféu mais Um Kit para bicicleta.
4º - troféu mais Um Kit para bicicleta.
5º - troféu mais Um Kit para bicicleta.

Categoria Local Amador Masculino.
1º - troféu mais Uma Bicicleta.
2º - troféu mais Uma Bicicleta.
3º - troféu mais Um Kit para bicicleta.
4º - troféu mais Um Kit para bicicleta.
5º - troféu mais Um Kit para bicicleta.

Art. 19 – Recursos e Reclamações - Os recursos sobre o resultado ou andamento da prova deverão ser encaminhados por escrito de forma respeitosa ao representante da prova (individualmente caso o atleta não tenha equipe) até 15 minutos após a divulgação do resultado oficial, acompanhado de uma taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais) em espécie a qual será devolvida caso haja comprovação de veracidade dos fatos. Se por ventura a reclamação incluir algum dos premiados á cerimônia de premiação será atrasada até que seja julgada pelos membros da organização da prova.
§ primeiro - Os casos omissos deverão ser julgados pela comissão organizadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário