segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Associação de Ciclismo Tangaraense é referência em categoria de base no MT

A Associação de Ciclismo Tangaraense - ACT é considerada referência em categoria de base no estado de Mato Grosso por todo o trabalho realizado e resultados alcansados nos últimos meses, buscando compreender melhor a história dessa equipe realizamos uma entrevista com o atual presidente José Abdo Sotello.

A Equipe ACT iniciou suas atividades em junho de 2004 com um grupo de ciclistas que buscavam mais apoio na modalidade. No início de 2010, o senhor José Abdo foi convidado a ser diretor administrativo, tendo Danilo Monteiro como presidente da época, somente em 21 de Março de 2012, Sotello foi eleito presidente da ACT.

Desde o início a associação contou com apoio do setor privado e público, inicialmente era apoio modesto porque ainda corriam atrás de uma série de documentos necessários para pleitearem projetos públicos. Sotello ressaltou "no início nossa associação não tinha credibilidade para pedir nada, sabia que primeiro tínhamos que mostrar 'serviço' para depois correr atrás de patrocínios e assim fizemos, com muita dificuldade trouxemos títulos e competições do ranking para Tangará da Serra, o que fez nossa cidade voltar ao cenário do ciclismo."

Questionado de quando começou a perceber que estava colhendo resultados do trabalho feito com a equipe, José Abdo comentou que o resultado real da equipe foi mesmo ano passado, quando José Nathan que competia na infanto-juvenil e os irmãos Canela começaram a se destacar no ciclismo nacional, nesse momento tinha certeza que o trabalho feito estava dando resultado.

Abdo concorda com análise de que a equipe é referência no estado de Mato Grosso na categoria de base, pois em todas as competições que a equipe participou a nível matogrossense, ele não identificou nenhum trabalho igual ao de Tangará da Serra. Explicou que existe uma rotina de treinamentos geralmente individuais, cada categoria treina de acordo com a idade e potencial, cada atleta recebe planilhas com treinos específicos.

Durante a entrevista, Sotello explicou porque considera importante o trabalho de base: "o ciclismo de base é o futuro, se temos como apoiar jovens talentos temos chances de colocá-los até em uma olimpíadas. Sem a base o que nos sobrará serão apenas ciclistas master que um dia tentaram ser ciclistas e se frustaram por falta de apoio. Apoiar a base é o mesmo que apoiarmos nossos filhos quando entram na escola, temos que fazer o máximo no início para que no futuro sejam melhor profissionalmente, agora se tratarmos como descaso o futuro deles será mais difícil."

Explicou que não é contra apoios dados as categorias MASTER´s, porém é contra um ciclista MASTER buscar apoio privado ou público, e este ir competir sem levar sequer um ciclista de base com nível técnico junto com ele. Abdo considera que alguns ciclistas não pensa no coletivo, algo errado e comum no nosso estado, motivo que considera Tangará da Serra referência no ciclismo de base, e se depender dele vai continuar sendo, enquanto ele tiver forças para levar o ciclismo para frente.

Referente a transferência do ciclista Wesley Canela para uma equipe de São Paulo, Abdo explicou a negociação "a equipe paulista foi minha base no ciclismo, onde nunca perdi contatos. Ao ser aprovado o projeto do Centro de Excelência do Estado de São Paulo, a São José do Rio Preto tendo Gabriel Sabbião como responsável, este me cedeu uma vaga e pelo perfil escolhi o que mais se encaixava para o projeto. Weslei Canela com apenas um ano de pedal mostrou muitas qualidades no ciclismo que agradará seu novo técnico. Weslei tem um ciclismo agressivo, não gosta de apenas ficar no pelotão aguardando o término da prova para vir para os sprint´s, faz o possível para se destacar dos demais em fugas onde muitos já estão desgastados, sua evolução em sua nova equipe será daqui um ano, pois muda tudo agora, Weslei saiu do primeiro degrau e sabe que terá vários pela frente para enfrentar."

Sotello finalizou a entrevista ressaltando o principal objetivo para 2013 que é equipar melhor os ciclistas da equipe, com bikes mais preparadas para as competições já que há diferença no material quando competem nas principais provas do ranking brasileiro. E agradeceu todo apoio recebido pela Prefeitura Municipal de Tangará da Serra e também dos amigos que ajudam e acreditam no trabalho realizado.


FICHA TÉCNICA

EQUIPE: Associação de Ciclismo Tangaraense.
Nome do técnico/presidente: José Abdo Sotello.

Experiência de técnico no ciclismo: Fevereiro de 1988.

Profissão do técnico: Gerente na empresa Concreto Vale da Serra Ltda.

Atuais atletas da equipe: Categoria Elite (Sinicleito Canela, Sidney Canela e Rafael Laurito); Categoria Juniores (Lucas Silva e Elaine Canela); Categoria Juvenil (José Nathan, Daniel Augusto, Maykon Martins e Carlos Eduardo); Categoria Infanto-Juvenil (Beatriz Kroetzler, Kamyla Martins, João Victor, Carlos Eduardo); Categoria Master (Leandro Kroetzler); Categoria Sub-30 (Marcelo Menezes).

Títulos individuais dos ciclistas: Elaine Canela e Beatriz Kroetzler – Campeãs no ranking brasileiro 2012; Sinicleito Canela e José Nathan – Vice-campeões no ranking brasileiro 2012; Kamyla Martins – Terceiro lugar no ranking brasileiro 2012; Weslei Canela – Quarto lugar no ranking brasileiro 2012; Maykon Martins – Quinto lugar no ranking brasileiro 2012.


REPORTAGEM: Fernanda F. Cruz Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário