segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Ciclista Breno Sidoti concede entrevista ao blog

O ciclista Breno França Sidoti da equipe de Funvic - Pindamonhangaba concedeu a Blog uma entrevista especial. Breno é ciclista profissional, tem diversas conquistas no seu currículo e no último fim de semana foi destaque na Copa América de Ciclismo.

Na intenção de fazer uma homenagem a esse renomado ciclista, buscamos informações da sua história e isso não seria possível sem saber das experiências e conquistas pessoais do atleta.

Breno informou ao Blog que começou no esporte no ano de 1995 por intermédio dos irmãos Giuliano e Marcelo que já competiam em provas da região de Cruzeiro-SP, assim, decidiu começar a treinar e competir. Sempre teve incentivo da família, e seu pai lhe deu todo o apoio necessário para que pudesse chegar onde está.

Questionado de quando começou a ter retorno ou apoio de patrocinadores na modalidade, Breno respondeu: "Em 1999 corria pela escolinha de ciclismo de São José dos Campos onde ganhava apenas as inscrições, com isso pude crescer e buscar os meus objetivos no ciclismo." Nesse mesmo ano conseguiu pela escolinha de São José dos Campos o seu primeiro título nacional, venceu o Campeonato Brasileiro de Resistência na categoria Juvenil, depois assinou seu primeiro contrato com a equipe de São Caetano / Pirelli e começou a receber salário.

Para Sidoti o ciclismo é sua vida, pois tudo que conquistou até hoje foi por intermédio desse esporte. Analisando o ciclismo a nível brasileiro, ele considera que vem crescendo a cada ano que passa, porém nos últimos anos acredita que teve uma diminuição no desenvolvimento. Sidoti reforçou que o ciclismo "é um esporte muito seletivo, onde não há margem para erros e só os mais bem preparados fisicamente se destacam."

Sobre a sua rotina de treinamentos ele explicou que treina diariamente, com média mínima de 3 horas por dia e descansa um dia na semana. Sua alimentação é balanceada e saudável, não come frituras, evita o exesso de sal, produtos industrializados e fast food. Utiliza alimentos energéticos como macarrão, arroz e batatas, e os proteicos como filé de frango e peixes.

Como o ciclista foi destaque na Copa América de Ciclismo transmitida em rede nacional, várias pessoas acompanharam a corrida e puderam acompanhar sua liderança durante a prova, solicitei que Breno fizesse um comentário sobre o funcionamento de uma equipe de ciclismo, ele disse "muito complexo o sistema de uma equipe, poderia escrever um livro. As funções de cada um na equipe são os velocistas que tem uma capacidade explosiva como principal característica, os montanheiros são escaladores natos onde sua especialidade e caracteristicas se sobressaem nas subidas, e existem os passistas onde tem uma capacidade de resistência muito grande para manter a velocidade por um longo período. Minha caracteristica é de passista e por isso minha principal função é de embalador da equipe, onde faço a última aceleração para os velocistas no sprinti final."Para 2013 o principal objetivo do atleta é competir e vencer quando possível. Sidoti finalizou "agradeço a Deus e a todos que contribuíram para minha caminhada, em especial ao meu pai que de onde ele estiver estará na maior torcida sempre!"
-----------------------------------------------------------------------------------------
Algumas conquistas: Copa América de Ciclismo de 2011, Volta Ciclística de Campos (Tour do Rio) de 2009, Copa Pan-Americana de Ciclismo em 2005, 2º lugar no Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada em 2006, a vitória no Campeonato Brasileiro de Estrada e Contra-Relógio Sub-23 em 2005, 3º lugar na Volta do Rio de Janeiro de 2004, 3º lugar na Volta do Estado de São Paulo de 2004, Tri-campeão brasileiro de resistência nas categorias de base e campeão Pan-Americano Júnior da prova por pontos.

Reportagem: Fernanda F. Alves

Um comentário:

  1. Em Tangará da Serra, competição de Ciclismo dia 27/01/2013. Venham e participem.

    ResponderExcluir