terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O atleta do mountain bike Wagner Pericin foi destaque no Ranking Brasileiro XC e XCM


O atleta do mountain bike de Sinop/MT, Wagner Pericin foi Campeão Brasileiro XC pelo ranking brasileiro, campeão Estadual XCM e ainda ficou em 3º lugar XCM pelo ranking Brasileiro na Categoria 35 à 39 no ano de 2012.

Em entrevista ao blog, o atleta comentou sobre sua trajetória no esporte. Wagner explicou que era do atletismo, mas a pedido do Valdir da AABB iniciou no ciclismo em 1992 quando participou dos Jogos Olímpicos. Já em sua segunda prova, participou de um rally de mountain bike, onde usou uma bicicleta sem marcha, sofreu tanto competindo que pegou gosto pelo esporte, e em 1993 começou a vencer provas estaduais de MTB.

Inicialmemte ele teve incentivo da família, sua mãe sempre foi a grande incentivadora, porém a família nunca pode o apoiar financeiramente. Depois começou a correr atrás de patrocinadores e obteve ajuda de Marcos Shuppel, Valdir e Eliezer "dico" da AABB.

Questionado sobre o que é o MTB para ele, Wagner respondeu: "Hoje pela experiência que tenho é a minha vida, enquanto estiver aqui na terra eu estarei pedalando, resumindo o mountain bike é minha vida, porém nem sempre posso fazer tudo o que quero, pois o esporte não me dá retorno financeiro."

Pericin analisa que o MTB no estado melhorou muito, considera que aumentou o nível nos últimos seis anos, a exemplo frisou que temos a atleta Jane Maria (Chapada dos Guimarães) que está entre as 10 melhores no ranking brasileiro, e outros como Marcos (Sorriso) e Alisson (Primavera do Leste), porém considera que falta mais reconhecimento/investimento de empresas e do setor público.

Referente a sua rotina de treinamentos, o atleta explicou que treina geralmente terça e quinta-feira de madrugada ou de noite, alterna treinos de estrada e trilha, com treinos leves e outros puxados. Comentou que quando há previsão de provas, ele treina de três a quatro vezes por semana, e como não possui tendência de engordar, depois de quatro ou cinco treinos já consegue obter retorno nos pedais.

O atleta comentou sobre seus objetivos para 2013: "Eu pretendo ser campeão novamente pelo ranking, mesmo sabendo que irei mudar de categoria, vou para a Máster C (40 à 44 anos), portanto, minha maior meta é ser campeão novamente. Pretendo no mês de junho em Santa Catarina, participar de uma prova onde estarão presentes os tops do mountain bike brasileiro, e subir ao pódium entre os três primeiros."

Wagner Pericin finalizou a entrevista agradecendo primeiramente à Deus, a sua família que é a base de tudo, depois a imprensa que reconhece e divulga o esporte. E agradeceu também o pessoal da AABB (Valdir, Marcos e Dito), Carlão Coca-cola, Fernando Brandão, Luzenir Severo, e por fim, todos que torceram por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário