terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Mountain Bike na veia com Henrique Avancini

O Blog da Fer Alvees inicia o ano de 2014 entrevistando um dos melhores atletas do Mountain Bike brasileiro, Henrique Avancini de 24 anos, é natural de Petrópolis/RJ, defende a Equipe Caloi Elite Team, vulgo "Avança".

Segue abaixo a entrevista na íntegra com esse renomado atleta que é exemplo de determinação e superação.

ENTREVISTA

Blog da Fer: Conte um pouco da sua história no esporte.
Henrique: Pedalo desde muito pequeno. Minha primeira bike foi feita pelo meu pai. E depois, minha primeira MTB, foi uma bicicleta montada inteiramente a partir de sucatas. Meu pai tinha uma bicicletaria, um cliente entrou com uma bicicleta no teto do carro, na garagem de casa. Meu pai pegou esse quadro, cortou e fez um quadro 12,5 montado com sucatas da loja. Anos depois passei reto em uma curva e parti o quadro, mas tenho até hoje guardado.

Blog da Fer: Porque escolheu o Mountain Bike? E quem o incentivou?
Henrique: Acho que o Mountain Bike que me escolheu. A cada dia que passa sou mais apaixonado pelo MTB. Tenho a profissão dos meus sonhos, o hobby dos meus sonhos e o lazer dos meus sonhos. Meu pai, Ruy Avancini foi a pessoa que sempre esteve me apoiando e que ainda é muito presente em minha carreira, mas neste esporte a motivação é pessoal. As atitudes devem vir de você, e lógico que algumas pessoas dão muita força.

Blog da Fer: Quando começou a ter retorno ou apoio de patrocinadores nessa modalidade?
Henrique: Demorou muito e isso porque nas categorias de base eu raramente perdia uma corrida. Os atletas acham que se ganharem uma meia dúzia de corridas vão ter filas de patrocinadores na porta de casa. O trabalho vai muito além de ganhar provas e é demorado. As pessoas querem as coisas de maneira muito imediata. Os atletas se veem merecedores de ganhos por muito pouco. Não é bem assim, e não é assim aqui nem na Europa. Em 2012 fiquei seis meses correndo de camisa branca. Neste esporte você tem que estar pronto pra momentos difíceis. Algumas temporadas são boas, mas você tem que estar produzindo o tempo todo.

Blog da Fer: Em algumas palavras diga o que MTB representa para você.
Henrique: Meu trabalho, meu estilo de vida e minha paixão. Me sinto privilegiado por fazer bem o que mais gosto de fazer.

Blog da Fer: Comente sobre a sua rotina de treinamentos e alimentação.
Henrique: A linha que sigo na preparação é bem desgastante e intensa. Junto com meu treinador, Helio Souza, desenvolvemos um sistema de treinamento que é bem pesado. Varia muito de acordo com os períodos da temporada, mas no geral, nós fazemos uma preparação sempre arriscando bastante. É muito mas fácil trabalhar dentro da margem segura, mas eu não me sinto motivado pra trabalhar assim e por isso estamos sempre buscando expandir os limites.

Blog da Fer: Comente como foi receber o Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta no MTB de 2013?
Henrique: Esse tipo de reconhecimento é sempre muito especial. Receber o prêmio no inicio de um ciclo olímpico é a prova de que estou no caminho certo, além de ser uma grande motivação.

Blog da Fer: Você é um dos melhores brasileiro no mountain bike a nível internacional, como você vê isso?
Henrique: Como atleta, este é o maior orgulho que tenho. Poder representar meu país internacionalmente. Vejo como uma grande responsabilidade e honra.

Blog da Fer: Para você o que é ser Campeão Brasileiro de XCO e Bronze no Pan-Americano de MTB 2013?
Henrique: O título brasileiro tem um peso especial. Vestir a camisa de campeão brasileiro gera uma sensação de transformação. Venci o campeonato brasileiro 10 vezes, e fui o único a vencer em todas as categorias desde a base até a elite e posso dizer que a emoção sempre se renova. É sempre especial. O bronze do Pan de 2013 eu não considero uma grande conquista, pois foi um pouco frustrante. Me preparei muito para vencer a prova e estava realmente muito bem. No dia da prova as coisas não encaixaram bem. A maneira como a corrida se desenrolou, o ritmo, as condições...Enfim, não consegui desempenhar da maneira como podia, mas foi um resultado importante e sem dúvidas, um grande aprendizado.

Blog da Fer: Qual foi a vitória mais marcante de sua carreira? Porquê?
Henrique: Sem dúvida nenhuma foi a minha vitória na Bundesliga em Munsingen, Alemanha. Por ter sido a primeira vitória brasileira em uma competição do circuito internacional na Europa. Pelo nível da prova, já que eram muitos atletas renomados e no pódio os outros quatro atletas estavam no top 10 do ranking mundial. E também por se tratar de umas das corridas mais tradicionais do MTB mundial e que já consagrou vários grandes nomes.

Blog da Fer: Seu ídolo e uma frase que te marca.
Henrique: Jesus Cristo é meu único ídolo. Não tenho uma frase em específico, acredito mais em ações do que em palavras.

Blog da Fer: Quais os seus objetivos para 2014?
Henrique: 2013 foi uma temporada especial pra mim. Muitos títulos e vitórias, e subi no ranking mundial até fechar o ano na décima quinta colocação. Em 2014 minha grande meta é subir o nível. Começa a ficar complicado subir ainda mais o nível, então este é meu foco e motivação.

Blog da Fer: Com a proximidade das Olimpíadas em 2016, já existe algum trabalho individual ou em equipe voltado para esse objetivo?
Henrique: Absolutamente todo o meu trabalho é voltado para os Jogos do Rio 2016. Existe o passo a passo até lá, mas é o único objetivo principal.

Blog da Fer: Quais os seus agradecimentos?
Henrique: Agradeço a Deus, à minha família, amigos e aos patrocinadores, em especial a todos da equipe Caloi Elite Team e à Red Bull. Também agradeço ao meu treinador Helio Souza e a todos os fãs e amigos que dão muita força.


ENTREVISTA: Fernanda Alves.                                 FOTOS: Arquivo pessoal do atleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário