terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Uma das promessas do ciclismo nacional: Camila Melo

A entrevista da semana é com Camila Melo Villela, de 17 anos, de São José dos Campos/SP, da Equipe Trek Brasil/ Bontrager/ Pedalac Bikes/ CCSJC, compete no Mountain Bike XCO e XCM, na categoria Júnior, a atleta é considerada uma das promessas do ciclismo nacional.

Camila disse que começou a pedalar por influência do pai William que sempre gostou de bike mais por lazer, já ela desde o começo optou por competir. No início corria provas perto da sua cidade, e a grande maioria XCM e agora está mudando seu foco para XCO e buscando provas ranqueadas.

A atleta escolheu esse esporte por influência do pai que sempre gostou de pedalar, mas ela também gosta do contato com a natureza por isso optou pelo MTB. Hoje o esporte é a vida dela, e não se vê longe do MTB. A sua ídola é a atleta Emily Batty, e tem como frase de incentivo 'Se você quer chegar onde a maioria não chega, terá que fazer o que a maioria não faz'.

Ao que se refere a sua rotina de treinamentos e alimentação, Camila comentou: "Pedalo aproximadamente seis vezes por semana, e vou a academia quatro vezes por semana, tenho um preparador que me passa os treinos e eu sigo a planilha que ele me passa. Quanto a minha alimentação, tive que mudar meu hábito alimentar, pois tenho uma nutricionista que me passa os cardápios diários."

A nível estadual a atleta é uma das melhores no MTB, questionada sobre isso, disse: "Fico muito feliz, pois isto é fruto dos meus treinos e não é uma conquista somente minha, mas sim de toda uma equipe que trabalha para que isto ocorra como por examplo meus pais, meu preparador físico Renato Jardim, a Pedalac Bikes e todos os meus patrocinadores e apoiadores."

Segundo Camila, a vitória mais marcante de sua carreira foi o bronze do brasileiro, pois estava com o rádio e una fraturado, e há apenas 10 dias da prova havia retirado o gesso, mas ela foi para a competição sabendo que não estava em plena forma, e mesmo assim deu o melhor de si e conseguiu o terceiro lugar.

Com a proximidade das Olimpíadas de 2016, Melo disse que já existe um trabalho voltado para esse objetivo: "Existe sim, tanto individual como em equipe, vamos tentar buscar índice para as olimpíadas de 2016, porém como ainda sou da categoria Júnior acreditamos que em 2020 terei mais condições técnicas e físicas para representar melhor o Brasil."

Melo está sendo considerada uma das promessas do ciclismo nacional, questionada sobre o que pensa respondeu: "Primeiramente fico muito feliz por ser reconhecida como tal e também sinto uma grande responsabilidade para fazer com que essa promessa vire realidade o mais rápido possível."

Sobre os objetivos da atleta para 2014, ressaltou: "Comecei 2014 com o pé direito, fui escolhida para integrar a equipe da Trek Brasil, umas das maiores fabricantes de bike do mundo. Espero representar bem essa marca nas maiores provas de MTB do Brasil, como Brasileiro XCO, CIMTB, Taça Brasil e inclusive no Pan-americano onde representarei também o nosso país."

Camila Melo finalizou dizendo que gostaria de agradecer primeiramente a Deus, aos seus pais, a Trek Brasil que resolveu apostar em uma atleta de base e a todos os seus patrocinadores e apoiadores.

O pai William Alves Villela, também comentou sobre o desempenho da filha: "Tenho muito orgulho de ter a filha que tenho, realmente somos muito ligados. Sempre estou de carro acompanhando seus treinos, a levo para academia, vou em todas as provas, então quando vejo que seu empenho, dedicação e treinamento estão dando certo eu também me sinto realizado. Quando ela sobe ao ponto mais alto do podium é como se eu estivesse lá, ficamos muito felizes quando ela foi chamada a fazer parte da equipe da TREK BRASIL, pois como ela é muito nova no MTB e na idade, sabemos que equipes grandes normalmente procuram atletas já formados, assim só temos a agradecer a Trek Brasil pela oportunidade que deram a Camila."


REPORTAGEM: Fernanda Alves.                              FOTOS: Arquivo pessoal da atleta.

2 comentários:

  1. Te felicito siempre te sigo tu deporte yo amo el ciclismo aunque lo mio ed ruta se que tu tienes todo lo que un ciclista necesita el apoyo de los que te rodean y desde Puerto Rico tienes el mio

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Camila, toda a Família Vilela fica orgulhosa com seu empenho e determinação.

    ResponderExcluir