quinta-feira, 17 de abril de 2014

Um bate-papo com a atleta do Mountain Bike, Isabella Lacerda

O BLOG da Fer Alvees realiza um bate-papo com uma das melhores atletas do Mountain Bike Brasileiro, Isabella Lacerda, vulgo "Isa ou Bellinha", de 24 anos, natural de Itaúna/MG, que atualmente compete na categoria Elite Feminina, e representa a equipe LM/Shimano.
 
Confira abaixo a entrevista com a atleta que esbanja competência, beleza e humildade.
 
ENTREVISTA
 
1. BLOG da Fer: Conte um pouco da sua trajetória no MTB, como foi seu primeiro contato com a bike até o lugar que está atualmente.
Isabella Lacerda: Pratico esportes desde criança, já competi natação, futsal, corrida de aventura, treeking, fiz ballet, aula de dança, dentre vários outros esportes. Aos 5 anos, ganhei minha primeira bicicleta. Sempre pedalei, porém aos 17 anos fiz minha primeira corrida de aventura e foi a partir de então que minha paixão pelo Mountain Bike cresceu. Em 2009, decidi me dedicar apenas ao MTB e comecei a competir as principais provas do país conquistando resultados expressivos e melhorando a cada ano.
 
2. BLOG da Fer: Porque escolheu o Mountain Bike?
Isabella Lacerda: Sempre gostei de esportes radicais e o MTB me proporcionou momentos e emoções indescritíveis. Me encontrei nesse esporte e hoje tenho como minha profissão, que é o que eu amo.
 
3. BLOG da Fer: Recebeu incentivo da família ou teve alguém em especial que a apoiou?
Isabella Lacerda: Sempre tive apoio da minha família. Quando competi minha primeira prova de corrida de aventura, por ser menor de idade, meus pais tiveram que assinar um termo de responsabilidade para que eu pudesse competir e eles foram para a prova e acompanharam todos os PCs. Hoje eles são meus maiores incentivadores, são minha base. Além da minha família, meu namorado Daniel Grossi, é a pessoa que mais me motiva, sempre ao meu lado em todos os momentos, bons e ruins.
 
4. BLOG da Fer: Muitos atletas que competem não conseguem apoio / patrocínio para se manter no esporte. E você teve dificuldades?
Isabella Lacerda: O Mountain Bike no Brasil ainda é um esporte que cresce e está conquistando seu espaço na mídia, isso é um dos grandes motivos para a falta de apoio / patrocínio. Sempre lutei pelo o que quiz em minha vida, quando comecei a competir eu cursava faculdade de Educação Física e ainda tinha que trabalhar para ajudar a pagar o curso e me manter no esporte. O apoio foi crescendo com o tempo. Sempre lutei pelo meu espaço no MTB e aos poucos fui conquistando meus patrocínios. Hoje conto com uma ótima estrutura da minha Equipe LM/Shimano, que é fundamental para meu desenvolvimento no esporte.
 
5. BLOG da Fer: Em algumas palavras diga o que Mountain Bike representa para você.
Isabella Lacerda: O MTB representa a minha vida, tudo que sou hoje é devido ao Mountain Bike. O esporte de dá disciplina e motiva sempre a superar seus próprios limites.
 
6. BLOG da Fer: Em sua primeira competição você já imaginava conquistar tudo o que já conquistou? Lembra dos seus objetivos ou pensamentos no início das competições?
Isabella Lacerda: Sempre quando entro em uma competição, entro para ganhar, pois sei que treinei e me dediquei pra isso. Quando comecei a treinar, meu primeiro treinador Guilherme Pussieldi me ensinou muito e mostrou que todos meus objetivos eram reais, bastava acreditar e treinar bastante para conquistá-los. Quando competi pela primeira vez uma etapa da Copa Internacional, disse para mim mesma que um dia seria campeã daquele campeonato. Tenho muitos objetivos e metas pela frente, muitas delas ousadas porém reais, penso que quando se quer de verdade, tudo se torna possível.
 
7. BLOG da Fer: Quais os seus principais títulos?
Isabella Lacerda: Campeã Brasileira XCO, sub23 2010. Campeã Copa Inconfidentes elite 2010. Campeã GP Ravelli 2011. Campeã Mineira de Maratona 2012. Campeã Copa Internacional de MTB 2013. Campeã Copa Brasil de XCO 2013. Vice Campeã Brasileira de XCO 2013 elite. Campeã 1ª etapa Copa Brasil de XCO 2014. Campeã 1ª etapa Copa Internacional de MTB 2014.
 
8. BLOG da Fer: Qual foi a sensação de ter sido convocada para o Pan-americano de MTB?
Isabella Lacerda: Representar seu país, seja qual for a competição, é um orgulho e uma emoção muito forte. Infelizmente o Pan-americano de MTB 2014, não saiu como planejado. Infelizmente no dia da prova acordei com uma infecção alimentar e por isso não consegui terminar a prova, pois tive que ser medicada.
 
9. BLOG da Fer: No Mountain Bike você é uma das mulheres considerada um dos ícones na modalidade a nível brasileiro, como você analisa isso?
Isabella Lacerda: Acho que ainda tenho muito a aprender e evoluir no esporte, mas fico feliz por poder, de certa forma, incentivar mais pessoas a praticar o Mountain Bike. Estou construindo minha trajetória, mas para ser considerada um ícone ainda há muito que evoluir.
 
10. BLOG da Fer: Qual foi a vitória mais marcante de sua carreira?
Isabella Lacerda: Foi quando venci pela primeira vez uma etapa da Copa Internacional de MTB, foi em Congonhas-MG, em 2012. Faltavam apenas 3km para a chegada, eu estava liderando a prova, já na cidade, o pneu traseiro da bike rasgou com um prego. Foram as piores sensações do mundo que um atleta poderia sentir, na hora pensei que não conseguiria terminar a prova em primeiro, mas não desisti e fui pedalando no aro e na ladeira tive que empurrar a bike. Quando cruzei a linha de chegada ainda em primeiro, foi a melhor sensação da minha vida. Simplesmente indescritível aquele momento.
 
11. BLOG da Fer: Deixe um recado ou dicas para que está iniciando no MTB.
Isabella Lacerda: Treine muito e acredite que seus sonhos são possíveis, basta querer, pois o impossível é uma questão de opinião.
 
12. BLOG da Fer: Quais os seus objetivos profissionais para 2014?
Isabella Lacerda: Irei competir algumas etapas da World Cup e mundial. Além das provas do ranking UCI no Brasil. Espero poder conquistar os melhores resultados possíveis.
 
13. BLOG da Fer: Comente quem é seu ídolo e uma frase que te marca.
Isabella Lacerda: Jaqueline Mourão, pois ela foi uma grande incentivadora do MTB Feminino e minha também. Participei dos dois Projetos, 2009 Under My Wings e 2010 MTeenB, idealizados e realizados por ela. Também fui uma das 4 meninas que ela escolheu para participar do Intercâmbio Esportivo no Canadá, em Mont-Saint-Anee, por um mês treinando e competindo lá. Frase: "O impossível é só questão de opinião."
 
14. BLOG da Fer: Quais os seus agradecimentos?
Isabella Lacerda: Quero agradecer a Deus que é minha luz, meu guia e salvação, a Nossa Senhora que sempre me protege e abençoa, a minha família que me apoia muito, ao meu namorado Daniel, por ser também meu amigo e companheiro de todas as horas. A minha Equipe LM/Shimano por toda estrutura, confiança e credibilidade em meu trabalho. Aos meus patrocinadores e apoiadores, ao meu treinador Cadu Polazzo que há 3 anos faz um trabalho superimportante em minha carreira e a todos meus amigos, conhecidos e torcedores. Sem vocês eu não seria ninguém! Obrigada por tudo!!!
 
REPORTAGEM: Fernanda Alves.                                           FOTOS: Arquivo pessoal da atleta.

Um comentário: