quarta-feira, 14 de maio de 2014

MTB no sangue e na raça com Marcio Ravelli

A entrevista da semana é com o atleta Marcio Ravelli que conquistou 12 títulos brasileiros no Mountain Bike, dois títulos Sulamericanos e um Panamericano, algo que consagrou o atleta como ícone e referência no esporte.

O atleta Ravelli tem 42 anos, é natural da Itu/SP, atualmente compete na categoria Elite defendendo a equipe GT Bikes Brasil.

Confira a reportagem na íntegra com esse atleta de renome no MTB.

ENTREVISTA
 
1. BLOG da Fer: Conte um pouco da sua trajetória no esporte até chegar no MTB.
RAVELLI: Comecei no esporte com 8 anos de idade, passei pelo Freestyle, depois Half Pipe, Street e BMX Race. Competi de aro 20 até os 18 anos, quando alguns amigos já andavam de MTB, isso foi em 1990. Na época o aro 20 era a bike que fazia manobras de Freestyle, não existia o MTB e essas bikes quando vieram eram bikes para se andar em trilhas, não tinha como fazer manobras de solo. Os caras me pediam a todo tempo para que eu deixasse a aro 20 e migrasse para as 26, fui resistente, mais acabei me entregando as rodas brande e não parei mais.

2. BLOG da Fer: Porque escolheu o Mountain Bike? Quando começou a ter patrocinadores nessa modalidade?
RAVELLI: O MTB veio principalmente por influência de amigos da minha cidade, alguns já andavam de MTB e competiam no Brasil a fora. Tive apoio muito rápido, no início fui apoiado pela Prefeitura de Itu em 1991, mas logo depois a equipe KHS me contratou e fizemos parceria por 4 anos. Depois veio Caloi e Scott, hj estou na GT bycicles.

3. BLOG da Fer: Em algumas palavras diga o que MTB representa para você.
RAVELLI: Não só o MTB, mas o ciclismo representa toda minha história, história que me trouxe conquistas, amizades, trabalho e muito conhecimento.

4. BLOG da Fer: Em sua primeira competição você já imaginava conquistar tudo o que já conquistou?
RAVELLI: No início você não imagina que vai conquistar tudo, mas acredito que pode fazer isso, principalmente quando você sabe de seu potencial como atleta, quando você sabe da confiança. Sempre gera uma expectativa na vida da gente em relação ao futuro, mas cada conquista é uma luta através da determinação e persistência.

5. BLOG da Fer: Quantos títulos de Campeão Brasileiro você detém? O que isso significa?
RAVELLI: Conquistei 12 títulos brasileiros de MTB, 10 na Elite e 2 na Máster. Isso pra mim é um feito que as vezes nem acredito, mas que também foi um objetivo muito duro de conquistar e de muita luta.

6. BLOG da Fer: E quantos títulos de campeão sul-americano e de pan-americano você conquistou? Qual desses o que mais te marcou?
RAVELLI: São 2 Sulamericanos e 1 Panamericano. O principal deles é o Pan, foi uma disputa acirrada com os adversários e esta conquista foi no Chile em 2002, titulo este que nenhum brasileiro conseguiu de lá pra cá.

7. BLOG da Fer: Você é ícone no MTB, como você analisa isso?
RAVELLI: Na verdade faço porque amo o ciclismo, e pra mim é uma fonte de vida, então luto para que conquiste a mais alta satisfação.

8. BLOG da Fer: Qual foi a vitória mais marcante de sua carreira?
RAVELLI: Meu 10° titulo brasileiro, porque foi o encerramento de uma vida profissional em 2005, me retirei do XCO para competir do DH em 2006. Foi uma das melhores e mais difíceis disputas até hoje em minha vida. Nesta competição aconteceu de tudo, furo de pneu, tombo, acidente antes de prova, mas a conquista veio sofrida.

9. BLOG da Fer: Você é ídolo de vários atletas, mas gostaria de saber se possui algum ídolo que lhe serve ou serviu de exemplo?
RAVELLI: Na minha época fui fã de John Tomac, o cara pilotava muito, até criei um estilo parecido, agressivo e técnico.

10. BLOG da Fer: O GP Ravelli é uma das provas mais aguardadas pelos atletas brasileiros, como surgiu esse projeto? Esse ano ele estará em qual edição?
RAVELLI: O GP Ravelli veio com muito suor, no início foi duro e trabalhoso organizar, não tinha muito patrocínio, os apoios que tinha era sempre com materiais e peças para trocar. Uma prova de MTB estilo maratona se gasta muito dinheiro, hoje cada etapa do GP Ravelli gastamos em torno de R$ 90 mil reais, mas com o apoio da Caloi a partir de 2013 foi possível elevar e muito o nível da prova, sem contar que tenho uma pessoa que me ajuda muito, que é mais que meu braço direito, a minha esposa Vanessa, sem ela o GP Ravelli não seria o mesmo.

11. BLOG da Fer: Você realiza algum projeto educativo ou social no município onde reside?
RAVELLI: Antes estava a frente de uma Secretaria de Esporte fazendo alguns projetos e pistas de MTB, hoje estou mais fazendo aulas de MTB particulares e cuidando exclusivamente do GP Ravelli.

12. BLOG da Fer: Como você se definiria enquanto atleta?
RAVELLI: Sempre fui competitivo e muito estratégico, minha tática de corrida era sempre nos erros dos adversários, conhecia cada competidor e sabia exatamente o ponto fraco de cada um. E como era técnica em provas de XCO sobressaia muito sobre eles.

13. BLOG da Fer: Deixe um recado ou dicas para que está iniciando no MTB.
RAVELLI: Lute pelas conquistas, acho que todos nos temos talentos a partir da persistência e coragem.

14. BLOG da Fer: Quais os seus objetivos profissionais para 2014?
RAVELLI: Estou trabalhando mais e mais para elevar o GP Ravelli, curtir muito o MTB como estilo de vida e passar muita informação aos ciclistas amadores com clínicas.

15. BLOG da Fer: Quais os seus agradecimentos?
RAVELLI: Quero agradecer minha esposa por me ajudar em tudo, agradeço a família maravilhosa que tenho. Também agradeço a CALOI pelo apoio que vem dando ao esporte, principalmente ao GP Ravelli e a GT por me patrocinar como atleta.

 
REPORTAGEM: Fer Alves.      FOTOS: Arquivo do atleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário